Caracterização de iogurtes elaborados com probióticos e fibra solúvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capitani, Claudia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Hauschild, Fabiane Antonia Dullius, Friedrich, Camila Juliana, Lehn, Daniel Neutzling, Volken de Souza, Claucia Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/1293
Resumo: Atualmente, o consumo de alimentos funcionais passou a fazer parte do dia a dia. Os alimentos lácteos funcionais destacam-se por terem alto valor nutricional, além de proteínas de elevado valor biológico. O estilo de vida, cada vez mais acelerado, está levando os consumidores a incluir o iogurte na sua alimentação. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar as características de iogurtes obtidos empregando-se culturas probióticas de "Lactobacillus acidophilus" e "Bifidobacterium spp." e uma fibra prebiótica, a polidextrose. Foram elaboradas 27 amostras de iogurte, em diferentes condições do processo, tais como concentração da cultura láctica, da fibra solúvel prebiótica e de leite em pó e da temperatura da fermentação. Essas amostras foram submetidas às análises físico-químicas, microbiológicas e sensorial, no primeiro e décimo quarto dia de fabricação. Somente uma amostra mostrou um teor de proteínas em desacordo com o limite mínimo estabelecido pela legislação brasileira. A acidez de todas as amostras estava de acordo com o preconizado pela Legislação. Os iogurtes elaborados se enquadram na categoria de integral e parcialmente desnatado. Os iogurtes apresentaram contagem de bacterias lacticas superiores a 108 UFC/mL. A partir das condições de elaboração empregadas é possível obter um iogurte funcional de qualidade, sob os aspectos físico-químicos e sensoriais.
id UTFPR-3_030c9c3a7ecb8f4932b08ba93b0d4bd8
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1293
network_acronym_str UTFPR-3
network_name_str Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
repository_id_str
spelling Caracterização de iogurtes elaborados com probióticos e fibra solúvelAtualmente, o consumo de alimentos funcionais passou a fazer parte do dia a dia. Os alimentos lácteos funcionais destacam-se por terem alto valor nutricional, além de proteínas de elevado valor biológico. O estilo de vida, cada vez mais acelerado, está levando os consumidores a incluir o iogurte na sua alimentação. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar as características de iogurtes obtidos empregando-se culturas probióticas de "Lactobacillus acidophilus" e "Bifidobacterium spp." e uma fibra prebiótica, a polidextrose. Foram elaboradas 27 amostras de iogurte, em diferentes condições do processo, tais como concentração da cultura láctica, da fibra solúvel prebiótica e de leite em pó e da temperatura da fermentação. Essas amostras foram submetidas às análises físico-químicas, microbiológicas e sensorial, no primeiro e décimo quarto dia de fabricação. Somente uma amostra mostrou um teor de proteínas em desacordo com o limite mínimo estabelecido pela legislação brasileira. A acidez de todas as amostras estava de acordo com o preconizado pela Legislação. Os iogurtes elaborados se enquadram na categoria de integral e parcialmente desnatado. Os iogurtes apresentaram contagem de bacterias lacticas superiores a 108 UFC/mL. A partir das condições de elaboração empregadas é possível obter um iogurte funcional de qualidade, sob os aspectos físico-químicos e sensoriais. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fundação de Âmparo a Pesquisa do Rio Grande do Sul – FAPERGSSecretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do SulCapitani, ClaudiaHauschild, Fabiane Antonia DulliusFriedrich, Camila JulianaLehn, Daniel NeutzlingVolken de Souza, Claucia Fernanda2014-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/129310.3895/S1981-36862014000200001Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial; v. 8, n. 2 (2014)1981-368610.3895/S1981-368620140002reponame:Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/1293/4647Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-11T14:35:43Zoai:periodicos.utfpr:article/1293Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbtaPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/oai||rbta-pg@utfpr.edu.br1981-36861981-3686opendoar:2017-12-11T14:35:43Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização de iogurtes elaborados com probióticos e fibra solúvel
title Caracterização de iogurtes elaborados com probióticos e fibra solúvel
spellingShingle Caracterização de iogurtes elaborados com probióticos e fibra solúvel
Capitani, Claudia
title_short Caracterização de iogurtes elaborados com probióticos e fibra solúvel
title_full Caracterização de iogurtes elaborados com probióticos e fibra solúvel
title_fullStr Caracterização de iogurtes elaborados com probióticos e fibra solúvel
title_full_unstemmed Caracterização de iogurtes elaborados com probióticos e fibra solúvel
title_sort Caracterização de iogurtes elaborados com probióticos e fibra solúvel
author Capitani, Claudia
author_facet Capitani, Claudia
Hauschild, Fabiane Antonia Dullius
Friedrich, Camila Juliana
Lehn, Daniel Neutzling
Volken de Souza, Claucia Fernanda
author_role author
author2 Hauschild, Fabiane Antonia Dullius
Friedrich, Camila Juliana
Lehn, Daniel Neutzling
Volken de Souza, Claucia Fernanda
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação de Âmparo a Pesquisa do Rio Grande do Sul – FAPERGS
Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Sul
dc.contributor.author.fl_str_mv Capitani, Claudia
Hauschild, Fabiane Antonia Dullius
Friedrich, Camila Juliana
Lehn, Daniel Neutzling
Volken de Souza, Claucia Fernanda
dc.subject.none.fl_str_mv
description Atualmente, o consumo de alimentos funcionais passou a fazer parte do dia a dia. Os alimentos lácteos funcionais destacam-se por terem alto valor nutricional, além de proteínas de elevado valor biológico. O estilo de vida, cada vez mais acelerado, está levando os consumidores a incluir o iogurte na sua alimentação. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar as características de iogurtes obtidos empregando-se culturas probióticas de "Lactobacillus acidophilus" e "Bifidobacterium spp." e uma fibra prebiótica, a polidextrose. Foram elaboradas 27 amostras de iogurte, em diferentes condições do processo, tais como concentração da cultura láctica, da fibra solúvel prebiótica e de leite em pó e da temperatura da fermentação. Essas amostras foram submetidas às análises físico-químicas, microbiológicas e sensorial, no primeiro e décimo quarto dia de fabricação. Somente uma amostra mostrou um teor de proteínas em desacordo com o limite mínimo estabelecido pela legislação brasileira. A acidez de todas as amostras estava de acordo com o preconizado pela Legislação. Os iogurtes elaborados se enquadram na categoria de integral e parcialmente desnatado. Os iogurtes apresentaram contagem de bacterias lacticas superiores a 108 UFC/mL. A partir das condições de elaboração empregadas é possível obter um iogurte funcional de qualidade, sob os aspectos físico-químicos e sensoriais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/1293
10.3895/S1981-36862014000200001
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/1293
identifier_str_mv 10.3895/S1981-36862014000200001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/1293/4647
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial; v. 8, n. 2 (2014)
1981-3686
10.3895/S1981-368620140002
reponame:Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
collection Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbta-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787714436820107264