INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DE PROCESSO SOBRE A SECAGEM OSMO-CONVECTIVA DE PIMENTÃO VERDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Tales Prado
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nicoleti, Joel Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/2014
Resumo: O pimentão é uma fruta de clima tropical rica em constituintes benéficos na dieta humana. Sua coloração brilhante e seu sabor pungente são atrativos em diversas formulações de alimentos. Porém, apresenta uma vida útil muito curta, devido ao seu alto conteúdo de umidade. A desidratação osmótica seguida da secagem convencional é uma técnica que confere o aumento da vida de prateleira deste produto.  O presente manuscrito teve por objetivo avaliar o efeito das variáveis de processo, entre elas da desidratação osmótica (DO) – tempo de contato, concentração e temperatura da solução – e da temperatura do ar de secagem sobre a cinética de secagem convectiva de fatias de pimentão verde. Foi proposto um planejamento experimental fatorial, com três pontos centrais, combinado com a metodologia de superfície de resposta. A solução osmótica foi preparada com sal, açúcar e água destilada em proporções pré-definidas e na secagem convectiva foi utilizada uma estufa de circulação forçada. A cinética de secagem foi ajustada pelos modelos teórico da segunda lei de Fick e empírico de Page. A avaliação estatística dos modelos empregados sugere que o modelo de Page foi o que melhor descreveu a cinética de secagem. Pelo delineamento fatorial foi possível observar que somente o efeito linear da temperatura do ar de secagem teve efeito significativo (p≤0,05) sobre a difusividade efetiva e o parâmetro “n” da equação de Page, enquanto que a constante “k” deste último modelo, não apresentou uma tendência definida em função das variáveis de processo.
id UTFPR-3_2b087b80687da37235cf6ea5065ef078
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2014
network_acronym_str UTFPR-3
network_name_str Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
repository_id_str
spelling INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DE PROCESSO SOBRE A SECAGEM OSMO-CONVECTIVA DE PIMENTÃO VERDEO pimentão é uma fruta de clima tropical rica em constituintes benéficos na dieta humana. Sua coloração brilhante e seu sabor pungente são atrativos em diversas formulações de alimentos. Porém, apresenta uma vida útil muito curta, devido ao seu alto conteúdo de umidade. A desidratação osmótica seguida da secagem convencional é uma técnica que confere o aumento da vida de prateleira deste produto.  O presente manuscrito teve por objetivo avaliar o efeito das variáveis de processo, entre elas da desidratação osmótica (DO) – tempo de contato, concentração e temperatura da solução – e da temperatura do ar de secagem sobre a cinética de secagem convectiva de fatias de pimentão verde. Foi proposto um planejamento experimental fatorial, com três pontos centrais, combinado com a metodologia de superfície de resposta. A solução osmótica foi preparada com sal, açúcar e água destilada em proporções pré-definidas e na secagem convectiva foi utilizada uma estufa de circulação forçada. A cinética de secagem foi ajustada pelos modelos teórico da segunda lei de Fick e empírico de Page. A avaliação estatística dos modelos empregados sugere que o modelo de Page foi o que melhor descreveu a cinética de secagem. Pelo delineamento fatorial foi possível observar que somente o efeito linear da temperatura do ar de secagem teve efeito significativo (p≤0,05) sobre a difusividade efetiva e o parâmetro “n” da equação de Page, enquanto que a constante “k” deste último modelo, não apresentou uma tendência definida em função das variáveis de processo.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fundação AraucáriaAlves, Tales PradoNicoleti, Joel Fernando2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/201410.3895/rbta.v10n1.2014Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial; v. 10, n. 1 (2016)1981-368610.3895/rbta.v10n1reponame:Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/2014/3079Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-13T02:12:16Zoai:periodicos.utfpr:article/2014Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbtaPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/oai||rbta-pg@utfpr.edu.br1981-36861981-3686opendoar:2016-09-13T02:12:16Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DE PROCESSO SOBRE A SECAGEM OSMO-CONVECTIVA DE PIMENTÃO VERDE
title INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DE PROCESSO SOBRE A SECAGEM OSMO-CONVECTIVA DE PIMENTÃO VERDE
spellingShingle INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DE PROCESSO SOBRE A SECAGEM OSMO-CONVECTIVA DE PIMENTÃO VERDE
Alves, Tales Prado
title_short INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DE PROCESSO SOBRE A SECAGEM OSMO-CONVECTIVA DE PIMENTÃO VERDE
title_full INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DE PROCESSO SOBRE A SECAGEM OSMO-CONVECTIVA DE PIMENTÃO VERDE
title_fullStr INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DE PROCESSO SOBRE A SECAGEM OSMO-CONVECTIVA DE PIMENTÃO VERDE
title_full_unstemmed INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DE PROCESSO SOBRE A SECAGEM OSMO-CONVECTIVA DE PIMENTÃO VERDE
title_sort INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DE PROCESSO SOBRE A SECAGEM OSMO-CONVECTIVA DE PIMENTÃO VERDE
author Alves, Tales Prado
author_facet Alves, Tales Prado
Nicoleti, Joel Fernando
author_role author
author2 Nicoleti, Joel Fernando
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação Araucária
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Tales Prado
Nicoleti, Joel Fernando
description O pimentão é uma fruta de clima tropical rica em constituintes benéficos na dieta humana. Sua coloração brilhante e seu sabor pungente são atrativos em diversas formulações de alimentos. Porém, apresenta uma vida útil muito curta, devido ao seu alto conteúdo de umidade. A desidratação osmótica seguida da secagem convencional é uma técnica que confere o aumento da vida de prateleira deste produto.  O presente manuscrito teve por objetivo avaliar o efeito das variáveis de processo, entre elas da desidratação osmótica (DO) – tempo de contato, concentração e temperatura da solução – e da temperatura do ar de secagem sobre a cinética de secagem convectiva de fatias de pimentão verde. Foi proposto um planejamento experimental fatorial, com três pontos centrais, combinado com a metodologia de superfície de resposta. A solução osmótica foi preparada com sal, açúcar e água destilada em proporções pré-definidas e na secagem convectiva foi utilizada uma estufa de circulação forçada. A cinética de secagem foi ajustada pelos modelos teórico da segunda lei de Fick e empírico de Page. A avaliação estatística dos modelos empregados sugere que o modelo de Page foi o que melhor descreveu a cinética de secagem. Pelo delineamento fatorial foi possível observar que somente o efeito linear da temperatura do ar de secagem teve efeito significativo (p≤0,05) sobre a difusividade efetiva e o parâmetro “n” da equação de Page, enquanto que a constante “k” deste último modelo, não apresentou uma tendência definida em função das variáveis de processo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/2014
10.3895/rbta.v10n1.2014
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/2014
identifier_str_mv 10.3895/rbta.v10n1.2014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/2014/3079
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial; v. 10, n. 1 (2016)
1981-3686
10.3895/rbta.v10n1
reponame:Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
collection Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbta-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787714436366073856