EFEITOS DO ENRIQUECIMENTO DA SEMENTE DE CHIA (Salvia hispanica) NAS PROPRIEDADES DE SORVETE DE MIRTILO (Vaccinium myrtillus)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campidelli, Marina Leopoldina Lamounier
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Paulinelli, Helenna Rosa, Magalhães, Maísa Lamounier, Penoni, Nayara, Carlos, Fernanda Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/1820
Resumo: Uma estratégia para melhorar a qualidade da alimentação é a introdução de alimentos funcionais na dieta. Pesquisas comprovam que estes componentes promovem um efeito fisiológico contribuindo para a manutenção da saúde, bem-estar e diminuição dos riscos à saúde. Este trabalho teve como objetivo verificar as características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais de sorvete de mirtilo enriquecido com semente de chia. Os resultados mostraram que o sorvete apresentou características de pH, acidez, sólidos solúveis totais, umidade, cinzas e overrun dentro dos padrões legais e obteve 75% de aceitação sensorial e 72% de intenção de compra. Além do mais, segundo a legislação vigente, o sorvete está dentro dos padrões microbiológicos para Salmonella, coliformes totais e à 45 ºC. Sugere-se que a incorporação de semente de chia e polpa de mirtilo não interferiram nos padrões físico-químicos e no índice de aceitabilidade e encontra-se microbiologicamente aceito.
id UTFPR-3_9941aebb8d1f76f16fdb95a4fac4b6c9
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1820
network_acronym_str UTFPR-3
network_name_str Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
repository_id_str
spelling EFEITOS DO ENRIQUECIMENTO DA SEMENTE DE CHIA (Salvia hispanica) NAS PROPRIEDADES DE SORVETE DE MIRTILO (Vaccinium myrtillus)Uma estratégia para melhorar a qualidade da alimentação é a introdução de alimentos funcionais na dieta. Pesquisas comprovam que estes componentes promovem um efeito fisiológico contribuindo para a manutenção da saúde, bem-estar e diminuição dos riscos à saúde. Este trabalho teve como objetivo verificar as características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais de sorvete de mirtilo enriquecido com semente de chia. Os resultados mostraram que o sorvete apresentou características de pH, acidez, sólidos solúveis totais, umidade, cinzas e overrun dentro dos padrões legais e obteve 75% de aceitação sensorial e 72% de intenção de compra. Além do mais, segundo a legislação vigente, o sorvete está dentro dos padrões microbiológicos para Salmonella, coliformes totais e à 45 ºC. Sugere-se que a incorporação de semente de chia e polpa de mirtilo não interferiram nos padrões físico-químicos e no índice de aceitabilidade e encontra-se microbiologicamente aceito.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Campidelli, Marina Leopoldina LamounierPaulinelli, Helenna RosaMagalhães, Maísa LamounierPenoni, NayaraCarlos, Fernanda Gonçalves2015-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/182010.3895/rbta.v9n2.1820Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial; v. 9, n. 2 (2015)1981-368610.3895/rbta.v9n2reponame:Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/1820/3067Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-14T18:10:20Zoai:periodicos.utfpr:article/1820Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbtaPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/oai||rbta-pg@utfpr.edu.br1981-36861981-3686opendoar:2016-09-14T18:10:20Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv EFEITOS DO ENRIQUECIMENTO DA SEMENTE DE CHIA (Salvia hispanica) NAS PROPRIEDADES DE SORVETE DE MIRTILO (Vaccinium myrtillus)
title EFEITOS DO ENRIQUECIMENTO DA SEMENTE DE CHIA (Salvia hispanica) NAS PROPRIEDADES DE SORVETE DE MIRTILO (Vaccinium myrtillus)
spellingShingle EFEITOS DO ENRIQUECIMENTO DA SEMENTE DE CHIA (Salvia hispanica) NAS PROPRIEDADES DE SORVETE DE MIRTILO (Vaccinium myrtillus)
Campidelli, Marina Leopoldina Lamounier
title_short EFEITOS DO ENRIQUECIMENTO DA SEMENTE DE CHIA (Salvia hispanica) NAS PROPRIEDADES DE SORVETE DE MIRTILO (Vaccinium myrtillus)
title_full EFEITOS DO ENRIQUECIMENTO DA SEMENTE DE CHIA (Salvia hispanica) NAS PROPRIEDADES DE SORVETE DE MIRTILO (Vaccinium myrtillus)
title_fullStr EFEITOS DO ENRIQUECIMENTO DA SEMENTE DE CHIA (Salvia hispanica) NAS PROPRIEDADES DE SORVETE DE MIRTILO (Vaccinium myrtillus)
title_full_unstemmed EFEITOS DO ENRIQUECIMENTO DA SEMENTE DE CHIA (Salvia hispanica) NAS PROPRIEDADES DE SORVETE DE MIRTILO (Vaccinium myrtillus)
title_sort EFEITOS DO ENRIQUECIMENTO DA SEMENTE DE CHIA (Salvia hispanica) NAS PROPRIEDADES DE SORVETE DE MIRTILO (Vaccinium myrtillus)
author Campidelli, Marina Leopoldina Lamounier
author_facet Campidelli, Marina Leopoldina Lamounier
Paulinelli, Helenna Rosa
Magalhães, Maísa Lamounier
Penoni, Nayara
Carlos, Fernanda Gonçalves
author_role author
author2 Paulinelli, Helenna Rosa
Magalhães, Maísa Lamounier
Penoni, Nayara
Carlos, Fernanda Gonçalves
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Campidelli, Marina Leopoldina Lamounier
Paulinelli, Helenna Rosa
Magalhães, Maísa Lamounier
Penoni, Nayara
Carlos, Fernanda Gonçalves
description Uma estratégia para melhorar a qualidade da alimentação é a introdução de alimentos funcionais na dieta. Pesquisas comprovam que estes componentes promovem um efeito fisiológico contribuindo para a manutenção da saúde, bem-estar e diminuição dos riscos à saúde. Este trabalho teve como objetivo verificar as características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais de sorvete de mirtilo enriquecido com semente de chia. Os resultados mostraram que o sorvete apresentou características de pH, acidez, sólidos solúveis totais, umidade, cinzas e overrun dentro dos padrões legais e obteve 75% de aceitação sensorial e 72% de intenção de compra. Além do mais, segundo a legislação vigente, o sorvete está dentro dos padrões microbiológicos para Salmonella, coliformes totais e à 45 ºC. Sugere-se que a incorporação de semente de chia e polpa de mirtilo não interferiram nos padrões físico-químicos e no índice de aceitabilidade e encontra-se microbiologicamente aceito.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/1820
10.3895/rbta.v9n2.1820
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/1820
identifier_str_mv 10.3895/rbta.v9n2.1820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/1820/3067
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial; v. 9, n. 2 (2015)
1981-3686
10.3895/rbta.v9n2
reponame:Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
collection Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbta-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1809282202622492672