Prática de reciclagem em um centro municipal de educação infantil do município de São José dos Pinhais, Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Beatriz Letícia Camargo dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Brenda Alexandra da, Cordeiro, Camila, Anjos, Caroline Aparecida dos, Dêa, Naiara Cassiane, Setnarsky, Renata Pinheiro da Silva, Bonassina, Ana Lucia Berno, Catapan, Dariane Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/8257
Resumo: A prática de reciclagem é um conjunto de técnicas de reaproveitamento de materiais descartados; reintroduzindo-os no ciclo produtivo. O objetivo do presente artigo foi propor a ampliação do projeto, encontrado no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e oportunizar um melhor entendimento do CMEI em relação à importância da reciclagem. Para isso, foram utilizados os seguintes métodos de pesquisa: pesquisa bibliográfica, pesquisa descritiva, estudo de campo e questionário. Como principais resultados, observou-se através de coleta de dados que as professoras do CMEI acreditam ser possível a ampliação do projeto de reciclagem. A partir disso, desenvolveu-se uma proposta de ampliação do projeto encontrado na instituição, que incluía folder explicativo, em dois tamanhos para que fossem entregues aos alunos e distribuídos pelo CMEI. Para incentivar as práticas de reciclagem dentro da escola, fez-se necessário a confecção de lixeiras de acordo com a legislação vigente. Essa proposta se dividiu em 5 etapas, que são: a conscientização dos colaboradores da escola, conscientização das professoras para a formação continuada, abordagem do tema reciclagem com os alunos, abordagem do tema com os pais dos alunos e a entrega dos materiais e das lixeiras. Concluiu-se que para que as práticas de reciclagem cheguem em casa, elas precisam começar em algum lugar. A escola pode e precisa plantar a ideia de um mundo melhor através das práticas de separação do lixo, pois daqui alguns anos as crianças que estão na escola hoje serão responsáveis por cuidar do nosso planeta.
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