Greenwashing: planejamento estratégico de como enganar o consumidor que pretende ser sustentável (comparativo 2017/2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filho, Edelvino Razzolini
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Leinig, Adriana Goelzer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/10579
Resumo: Como objetivo do presente trabalho tem-se a verificação, na identificação de práticas de greenwashing nas propagandas das empresas, no período 2017/ 2018. Motivado pelo fato que existem empresas que adotam em seu planejamento estratégico de comunicação de marketing para disseminar apelos enganosos sobre o ponto de vista às preocupações ambientais, visando agregar valor à imagem empresarial para conquistar e consumidores, criar vantagem e destaque competitivo. O estudo utilizou uma pesquisa exploratória, qualitativa e pesquisa (survey) de cota intencional, realizada junto a estudantes universitários, sua proposta representa uma identificação das informações mais observadas das questões inerentes ao greenwashing. Pode-se observar o aumento de empresas que se autodeclaram “verdes”, crescimento de embalagens de produtos que trazem informações relacionadas a uma postura ambiental. Constata-se ainda, que o consumidor brasileiro pouco percebe os apelos nas embalagens dos produtos e a grande maioria não questiona a veracidade das informações, e que os dados apresentados pela pesquisa, demonstram, pouca diferença comportamental. Mesmo com o surgimento de iniciativas inibidoras das práticas de greenwashing, ainda se faz necessária um aprofundamento e maiores questionamentos sobre o assunto, assim como uma maior percepção dos consumidores quanto a existência de práticas enganosas.
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