Greenwashing: planejamento estratégico de como enganar o consumidor que pretende ser sustentável (comparativo 2017/2018)
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/10579 |
Resumo: | Como objetivo do presente trabalho tem-se a verificação, na identificação de práticas de greenwashing nas propagandas das empresas, no período 2017/ 2018. Motivado pelo fato que existem empresas que adotam em seu planejamento estratégico de comunicação de marketing para disseminar apelos enganosos sobre o ponto de vista às preocupações ambientais, visando agregar valor à imagem empresarial para conquistar e consumidores, criar vantagem e destaque competitivo. O estudo utilizou uma pesquisa exploratória, qualitativa e pesquisa (survey) de cota intencional, realizada junto a estudantes universitários, sua proposta representa uma identificação das informações mais observadas das questões inerentes ao greenwashing. Pode-se observar o aumento de empresas que se autodeclaram “verdes”, crescimento de embalagens de produtos que trazem informações relacionadas a uma postura ambiental. Constata-se ainda, que o consumidor brasileiro pouco percebe os apelos nas embalagens dos produtos e a grande maioria não questiona a veracidade das informações, e que os dados apresentados pela pesquisa, demonstram, pouca diferença comportamental. Mesmo com o surgimento de iniciativas inibidoras das práticas de greenwashing, ainda se faz necessária um aprofundamento e maiores questionamentos sobre o assunto, assim como uma maior percepção dos consumidores quanto a existência de práticas enganosas. |
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Greenwashing: planejamento estratégico de como enganar o consumidor que pretende ser sustentável (comparativo 2017/2018)Planejamento estratégico de marketing; Ciência da Informação; Gestão AmbientalInformação; Sustentabilidade; Estratégia empresarial; Meio ambienteComo objetivo do presente trabalho tem-se a verificação, na identificação de práticas de greenwashing nas propagandas das empresas, no período 2017/ 2018. Motivado pelo fato que existem empresas que adotam em seu planejamento estratégico de comunicação de marketing para disseminar apelos enganosos sobre o ponto de vista às preocupações ambientais, visando agregar valor à imagem empresarial para conquistar e consumidores, criar vantagem e destaque competitivo. O estudo utilizou uma pesquisa exploratória, qualitativa e pesquisa (survey) de cota intencional, realizada junto a estudantes universitários, sua proposta representa uma identificação das informações mais observadas das questões inerentes ao greenwashing. Pode-se observar o aumento de empresas que se autodeclaram “verdes”, crescimento de embalagens de produtos que trazem informações relacionadas a uma postura ambiental. Constata-se ainda, que o consumidor brasileiro pouco percebe os apelos nas embalagens dos produtos e a grande maioria não questiona a veracidade das informações, e que os dados apresentados pela pesquisa, demonstram, pouca diferença comportamental. Mesmo com o surgimento de iniciativas inibidoras das práticas de greenwashing, ainda se faz necessária um aprofundamento e maiores questionamentos sobre o assunto, assim como uma maior percepção dos consumidores quanto a existência de práticas enganosas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Filho, Edelvino RazzoliniLeinig, Adriana Goelzer2019-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/1057910.3895/rbpd.v8n3.10579Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 8, n. 3 (2019); 382-4012317-236310.3895/rbpd.v8n3reponame:Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimentoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/10579/6869Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-27T17:31:12Zoai:periodicos.utfpr:article/10579Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpdPUBhttp://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/oai||rbpd-ct@utfpr.edu.br2317-23632317-2363opendoar:2019-12-27T17:31:12Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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