Programa de alimentação escolar na américa latina: os casos da Bolívia e do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Indaia Dias
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Basso, David, Manjabosco Hübner, Dedilhana Lamare
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/7402
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar uma visão geral dos programas de alimentação escolar na América Latina descrevendo as experiências desenvolvidas na Bolívia e no Brasil. Especificamente pretende-se verificar a existência de um marco legal que regulamenta a presença de agricultores familiares como fornecedores para a alimentação escolar e os principais desafios enfrentados pelos governos destes países para a efetividade destes programas. Quanto ao nível do estudo, este trabalho se constitui em uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa dos dados coletados por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Na Bolívia, em 2014 foi regulamentada nacionalmente a alimentação escolar, cujo objetivo foi universalizar este serviço e incluir agricultores familiares como fornecedores. No caso brasileiro, a alimentação escolar possui mais de cinquenta anos de existência, mas só a partir de 2009 é que foi regulamentada a participação de agricultores familiares como fornecedores para o programa. Constataram-se no caso boliviano dificuldades por parte da organização dos agricultores familiares para fornecer produtos de qualidade. O Brasil também enfrenta desafios em seu programa, pois a compra direta de produtos da agricultura familiar em vários municípios ocorreu sem o devido preparo dos agricultores.
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