A caminhabilidade em cidades de pequeno porte: um estudo de caso na cidade de Prudentópolis
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/10475 |
Resumo: | O desenvolvimento de cidades pautado na sustentabilidade torna-se cada vez mais uma realidade necessária. O alinhamento do desenvolvimento urbano, com bem-estar dos habitantes e com a garantia de manutenção de certas necessidades futuras é também consequência da mobilidade urbana sustentável. Todavia, sistemas de transporte integrados, coletivos e mais rebuscados acabam por vezes limitando a inserção do conceito da sustentabilidade nos planos de mobilidade às cidades de maior porte. O presente artigo apresenta, através de um estudo de caso, a potencialidade que as cidades de pequeno porte possuem para a implementação de um planejamento de transporte urbano mais sustentável, pautado nas particularidades dos municípios dessa dimensão e, principalmente, com enfoque no avanço da experiência dos pedestres. A aposta nas viagens à pé é o ponto chave do presente estudo, para um desenvolvimento urbano no setor do transporte que se baseia desde seu início na sustentabilidade, respeitando o contexto em que estas cidades estão inseridas. O estudo utiliza-se de uma pesquisa de campo e de uma ferramenta de análise do índice de caminhabilidade (iCam) para o levantamento do cenário atual, assim como sua análise crítica e identificação de pontos mais alarmantes. O artigo também pontua soluções e propostas para a adequação de determinados fatores no planejamento do transporte urbano, propondo sua aplicabilidade também em outras cidades de pequeno porte, as quais constituem maior parte dos municípios brasileiros. |
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A caminhabilidade em cidades de pequeno porte: um estudo de caso na cidade de PrudentópolisPlanejamento Urbano e Regional e Demografiaíndice de caminhabilidade; cidade de pequeno porte; mobilidade urbana; sustentabilidadeO desenvolvimento de cidades pautado na sustentabilidade torna-se cada vez mais uma realidade necessária. O alinhamento do desenvolvimento urbano, com bem-estar dos habitantes e com a garantia de manutenção de certas necessidades futuras é também consequência da mobilidade urbana sustentável. Todavia, sistemas de transporte integrados, coletivos e mais rebuscados acabam por vezes limitando a inserção do conceito da sustentabilidade nos planos de mobilidade às cidades de maior porte. O presente artigo apresenta, através de um estudo de caso, a potencialidade que as cidades de pequeno porte possuem para a implementação de um planejamento de transporte urbano mais sustentável, pautado nas particularidades dos municípios dessa dimensão e, principalmente, com enfoque no avanço da experiência dos pedestres. A aposta nas viagens à pé é o ponto chave do presente estudo, para um desenvolvimento urbano no setor do transporte que se baseia desde seu início na sustentabilidade, respeitando o contexto em que estas cidades estão inseridas. O estudo utiliza-se de uma pesquisa de campo e de uma ferramenta de análise do índice de caminhabilidade (iCam) para o levantamento do cenário atual, assim como sua análise crítica e identificação de pontos mais alarmantes. O artigo também pontua soluções e propostas para a adequação de determinados fatores no planejamento do transporte urbano, propondo sua aplicabilidade também em outras cidades de pequeno porte, as quais constituem maior parte dos municípios brasileiros.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade Federal do ParanáBernardinis, Marcia de Andrade PereiraStraub, Julia DitzelPavelski, Luziane Machado2021-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/1047510.3895/rbpd.v10n1.10475Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 10, n. 1 (2021); 99-1262317-236310.3895/rbpd.v10n1reponame:Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimentoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/10475/8302Direitos autorais 2021 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-14T14:40:27Zoai:periodicos.utfpr:article/10475Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpdPUBhttp://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/oai||rbpd-ct@utfpr.edu.br2317-23632317-2363opendoar:2021-04-14T14:40:27Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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