Perfil e comportamento do consumidor de bromélias: orientação a produção rural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/7055 |
Resumo: | As bromélias no litoral do Paraná, tem a sua exploração comercial associada as comunidades socialmente vulneráveis, porém, pouco se sabe sobre os desejos dos consumidores, neste contexto, apresenta-se o resultado da avaliação sobre a influência do composto de marketing no comportamento do consumidor de bromélias, visando subsidiar o estabelecimento de ações no campo para o fortalecimento da cadeia produtiva. Para que os objetivos fossem alcançados, foi realizada pesquisa exploratória-descritiva, entre julho de 2016 e fevereiro de 2017, junto a 150 consumidores de bromélias. Identificou-se o gênero feminino como consumidor majoritário (n=80), que efetuavam em média 3,62 compras por ano, com tendência a elevação no consumo, a medida que avançavam a escolaridade e renda. O estudo mostrou ainda, que apesar do consumidor estar satisfeito com as bromélias como plantas ornamentais a expectativa não é atendida especialmente em relação ao preço classificado como elevado. Conclui-se que devem ser reavaliadas as formas de produção no campo, o número de espécies priorizando as mais desejadas pelos clientes. A orientação dos varejistas aos produtores pode criar um ambiente colaborativo, ampliando a eficiência da produção no campo, e dos níveis de satisfação do consumo, fortalecendo a cadeia produtiva de bromélias no litoral do Paraná. |
id |
UTFPR-4_e0b152e9791a101b8116b3239028c738 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/7055 |
network_acronym_str |
UTFPR-4 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento |
repository_id_str |
|
spelling |
Perfil e comportamento do consumidor de bromélias: orientação a produção ruralCiências Sociais Aplicadas; Administração; Administração de EmpresasComércio de flores; agronegócio; plantas ornamentais; floricultura; litoral do ParanáAs bromélias no litoral do Paraná, tem a sua exploração comercial associada as comunidades socialmente vulneráveis, porém, pouco se sabe sobre os desejos dos consumidores, neste contexto, apresenta-se o resultado da avaliação sobre a influência do composto de marketing no comportamento do consumidor de bromélias, visando subsidiar o estabelecimento de ações no campo para o fortalecimento da cadeia produtiva. Para que os objetivos fossem alcançados, foi realizada pesquisa exploratória-descritiva, entre julho de 2016 e fevereiro de 2017, junto a 150 consumidores de bromélias. Identificou-se o gênero feminino como consumidor majoritário (n=80), que efetuavam em média 3,62 compras por ano, com tendência a elevação no consumo, a medida que avançavam a escolaridade e renda. O estudo mostrou ainda, que apesar do consumidor estar satisfeito com as bromélias como plantas ornamentais a expectativa não é atendida especialmente em relação ao preço classificado como elevado. Conclui-se que devem ser reavaliadas as formas de produção no campo, o número de espécies priorizando as mais desejadas pelos clientes. A orientação dos varejistas aos produtores pode criar um ambiente colaborativo, ampliando a eficiência da produção no campo, e dos níveis de satisfação do consumo, fortalecendo a cadeia produtiva de bromélias no litoral do Paraná.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Anacleto, AdilsonBornancin, Anna Paula de Araujo2018-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/705510.3895/rbpd.v7n1.7055Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 7, n. 1 (2018); 51-662317-236310.3895/rbpd.v7n1reponame:Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimentoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/7055/4874Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-02T19:31:33Zoai:periodicos.utfpr:article/7055Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpdPUBhttp://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/oai||rbpd-ct@utfpr.edu.br2317-23632317-2363opendoar:2018-03-02T19:31:33Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil e comportamento do consumidor de bromélias: orientação a produção rural |
title |
Perfil e comportamento do consumidor de bromélias: orientação a produção rural |
spellingShingle |
Perfil e comportamento do consumidor de bromélias: orientação a produção rural Anacleto, Adilson Ciências Sociais Aplicadas; Administração; Administração de Empresas Comércio de flores; agronegócio; plantas ornamentais; floricultura; litoral do Paraná |
title_short |
Perfil e comportamento do consumidor de bromélias: orientação a produção rural |
title_full |
Perfil e comportamento do consumidor de bromélias: orientação a produção rural |
title_fullStr |
Perfil e comportamento do consumidor de bromélias: orientação a produção rural |
title_full_unstemmed |
Perfil e comportamento do consumidor de bromélias: orientação a produção rural |
title_sort |
Perfil e comportamento do consumidor de bromélias: orientação a produção rural |
author |
Anacleto, Adilson |
author_facet |
Anacleto, Adilson Bornancin, Anna Paula de Araujo |
author_role |
author |
author2 |
Bornancin, Anna Paula de Araujo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anacleto, Adilson Bornancin, Anna Paula de Araujo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas; Administração; Administração de Empresas Comércio de flores; agronegócio; plantas ornamentais; floricultura; litoral do Paraná |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas; Administração; Administração de Empresas Comércio de flores; agronegócio; plantas ornamentais; floricultura; litoral do Paraná |
description |
As bromélias no litoral do Paraná, tem a sua exploração comercial associada as comunidades socialmente vulneráveis, porém, pouco se sabe sobre os desejos dos consumidores, neste contexto, apresenta-se o resultado da avaliação sobre a influência do composto de marketing no comportamento do consumidor de bromélias, visando subsidiar o estabelecimento de ações no campo para o fortalecimento da cadeia produtiva. Para que os objetivos fossem alcançados, foi realizada pesquisa exploratória-descritiva, entre julho de 2016 e fevereiro de 2017, junto a 150 consumidores de bromélias. Identificou-se o gênero feminino como consumidor majoritário (n=80), que efetuavam em média 3,62 compras por ano, com tendência a elevação no consumo, a medida que avançavam a escolaridade e renda. O estudo mostrou ainda, que apesar do consumidor estar satisfeito com as bromélias como plantas ornamentais a expectativa não é atendida especialmente em relação ao preço classificado como elevado. Conclui-se que devem ser reavaliadas as formas de produção no campo, o número de espécies priorizando as mais desejadas pelos clientes. A orientação dos varejistas aos produtores pode criar um ambiente colaborativo, ampliando a eficiência da produção no campo, e dos níveis de satisfação do consumo, fortalecendo a cadeia produtiva de bromélias no litoral do Paraná. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/7055 10.3895/rbpd.v7n1.7055 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/7055 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbpd.v7n1.7055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/7055/4874 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 7, n. 1 (2018); 51-66 2317-2363 10.3895/rbpd.v7n1 reponame:Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento |
collection |
Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbpd-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809283851465261056 |