Territorialidade e formação do servidor no contexto da metrópole
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/5792 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo apresentar os arranjos institucionais e atual cenário da Região Metropolitana de Curitiba, assim como, analisar se uma Escola Metropolitana de Administração Pública seria capaz de oportunizar ao servidor uma formação adequada e com vistas a uma atuação integrada, com visão crítica e ampla acerca dos significados de uma política pública. Para tanto, a metodologia utilizada é descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. Sua fundamentação se deu por meio de estudo de caso e a fonte de coleta de dados, pela utilização de documentos. A Escola analisada é a mantida pelo Instituto Municipal de Administração Pública, autarquia da Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio do Programa de Integração e Compartilhamento de Conhecimento entre Servidores Municipais de Curitiba e Região Metropolitana. Os principais resultados demonstram que a atuação de uma Escola de Administração Pública é de extrema importância, dada a abrangência metropolitana e a necessidade de integração entre os municípios da região. |
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Territorialidade e formação do servidor no contexto da metrópole6.05.03.03-3Gestão do território; Formação de servidores; Escola de Administração Pública.O presente artigo tem por objetivo apresentar os arranjos institucionais e atual cenário da Região Metropolitana de Curitiba, assim como, analisar se uma Escola Metropolitana de Administração Pública seria capaz de oportunizar ao servidor uma formação adequada e com vistas a uma atuação integrada, com visão crítica e ampla acerca dos significados de uma política pública. Para tanto, a metodologia utilizada é descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. Sua fundamentação se deu por meio de estudo de caso e a fonte de coleta de dados, pela utilização de documentos. A Escola analisada é a mantida pelo Instituto Municipal de Administração Pública, autarquia da Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio do Programa de Integração e Compartilhamento de Conhecimento entre Servidores Municipais de Curitiba e Região Metropolitana. Os principais resultados demonstram que a atuação de uma Escola de Administração Pública é de extrema importância, dada a abrangência metropolitana e a necessidade de integração entre os municípios da região.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Traub, AndreaMyszczuk, Ana Paula2017-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/579210.3895/rbpd.v6n3.5792Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 6, n. 3 (2017); 368-3872317-236310.3895/rbpd.v6n3reponame:Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimentoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/5792/4501Direitos autorais 2017 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-24T22:53:58Zoai:periodicos.utfpr:article/5792Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpdPUBhttp://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/oai||rbpd-ct@utfpr.edu.br2317-23632317-2363opendoar:2017-10-24T22:53:58Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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O presente artigo tem por objetivo apresentar os arranjos institucionais e atual cenário da Região Metropolitana de Curitiba, assim como, analisar se uma Escola Metropolitana de Administração Pública seria capaz de oportunizar ao servidor uma formação adequada e com vistas a uma atuação integrada, com visão crítica e ampla acerca dos significados de uma política pública. Para tanto, a metodologia utilizada é descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. Sua fundamentação se deu por meio de estudo de caso e a fonte de coleta de dados, pela utilização de documentos. A Escola analisada é a mantida pelo Instituto Municipal de Administração Pública, autarquia da Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio do Programa de Integração e Compartilhamento de Conhecimento entre Servidores Municipais de Curitiba e Região Metropolitana. Os principais resultados demonstram que a atuação de uma Escola de Administração Pública é de extrema importância, dada a abrangência metropolitana e a necessidade de integração entre os municípios da região. |
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