O POSICIONAMENTO COMPETITIVO DE UMA EMPRESA ATUANTE NO COMÉRCIO VAREJISTA DE ARTIGOS ESPORTIVOS PELA ÓTICA DE SEUS CLIENTES
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1248 |
Resumo: | A elevada concorrência em mercados cada vez mais exigentes tem provocado nas empresas uma contínua busca por um melhor posicionamento competitivo. Nesse contexto, o presente trabalho se propôs a analisar o posicionamento competitivo de uma empresa atuante no comércio varejista de artigos esportivos. Para tanto, foram identificados e analisados os atributos competitivos da organização a partir da ótica de seus clientes, com o propósito de avaliar a atuação da empresa, comparativamente à concorrência; identificar padrões de desempenho a serem buscados e estabelecer indicadores de avaliação. Os resultados indicaram que a empresa apresenta um desempenho geral elevado e os atributos que apresentaram maior desempenho percebido pelos clientes foram “prazo de pagamento” e “atendimento”. No que se refere à análise estatística, os atributos que apresentaram significância foram “preços”, “disponibilidade de produtos” e “atendimento”. Tais variáveis, conforme coeficiente de determinação (R2) encontrado na pesquisa, explicam 85,75% da variação da avaliação geral, o que justifica sua relevância. De posse desses resultados, a empresa poderá desenvolver estratégias para cada atributo, estabelecer indicadores de acompanhamento e, com isso, gerar vantagem competitiva a partir da oferta de maior valor ao seu público-alvo. |
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O POSICIONAMENTO COMPETITIVO DE UMA EMPRESA ATUANTE NO COMÉRCIO VAREJISTA DE ARTIGOS ESPORTIVOS PELA ÓTICA DE SEUS CLIENTESG Estratégica e Organizacional A elevada concorrência em mercados cada vez mais exigentes tem provocado nas empresas uma contínua busca por um melhor posicionamento competitivo. Nesse contexto, o presente trabalho se propôs a analisar o posicionamento competitivo de uma empresa atuante no comércio varejista de artigos esportivos. Para tanto, foram identificados e analisados os atributos competitivos da organização a partir da ótica de seus clientes, com o propósito de avaliar a atuação da empresa, comparativamente à concorrência; identificar padrões de desempenho a serem buscados e estabelecer indicadores de avaliação. Os resultados indicaram que a empresa apresenta um desempenho geral elevado e os atributos que apresentaram maior desempenho percebido pelos clientes foram “prazo de pagamento” e “atendimento”. No que se refere à análise estatística, os atributos que apresentaram significância foram “preços”, “disponibilidade de produtos” e “atendimento”. Tais variáveis, conforme coeficiente de determinação (R2) encontrado na pesquisa, explicam 85,75% da variação da avaliação geral, o que justifica sua relevância. De posse desses resultados, a empresa poderá desenvolver estratégias para cada atributo, estabelecer indicadores de acompanhamento e, com isso, gerar vantagem competitiva a partir da oferta de maior valor ao seu público-alvo. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Vieira, Guilherme Bergmann BorgesMüller, Cláudio JoséKliemann Neto, Francisco José2013-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/124810.3895/S1808-04482013000300008Revista Gestão Industrial; v. 9, n. 3 (2013)1808-044810.3895/S1808-044820130003reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1248/1103Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2013-11-08T15:17:20Zoai:periodicos.utfpr:article/1248Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2013-11-08T15:17:20Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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