Estrategia competitiva como reforço ao posicionamento da pequena empresa: estudo de caso de empresa do setor varejista (esportivo) da região do SIA/DF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Tiago Nascimento
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8046
Resumo: A presente monografia evidencia o estudo de caso dirigido a uma empresa varejista do segmento esportivo, a qual vivencia disputas acirradas devido ao desmembramento do mercado e sazonalidades do setor. Para tanto é contextualizada a importância de ferramentas e modelos de gestão como a metodologia de análise de modelos de negócio Business Model Canvas, que possibilita a compreensão rápida das áreas que constituem a engrenagem da empresa e à sua relação; o planejamento estratégico como base para elaboração dos objetivos que serão condicionados a tomada de decisão; e aplicação das perspectivas do BSC como ponto de apoio na medição e gestão de desempenho das estratégias. O método de pesquisa abordado neste estudo foi a pesquisa-ação, sendo aplicado a coleta de dados na empresa, mediante entrevistas com colaboradores. Em consecução das atividades exercidas no caso, entende-se que os modelos aqui referenciados são de suma importância a qualquer empresa, desde que a mesma almeje ser competitiva no cenário vivenciado não apenas no Brasil, mas no mundo.
id CEUB_ab6dd6a5fc78498d3de76b0e5495dd4b
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/8046
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Neves, Tiago NascimentoBazeggio, Evaldo José2016-02-23T13:41:07Z2016-02-23T13:41:07Z20142016-02-23https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8046A presente monografia evidencia o estudo de caso dirigido a uma empresa varejista do segmento esportivo, a qual vivencia disputas acirradas devido ao desmembramento do mercado e sazonalidades do setor. Para tanto é contextualizada a importância de ferramentas e modelos de gestão como a metodologia de análise de modelos de negócio Business Model Canvas, que possibilita a compreensão rápida das áreas que constituem a engrenagem da empresa e à sua relação; o planejamento estratégico como base para elaboração dos objetivos que serão condicionados a tomada de decisão; e aplicação das perspectivas do BSC como ponto de apoio na medição e gestão de desempenho das estratégias. O método de pesquisa abordado neste estudo foi a pesquisa-ação, sendo aplicado a coleta de dados na empresa, mediante entrevistas com colaboradores. Em consecução das atividades exercidas no caso, entende-se que os modelos aqui referenciados são de suma importância a qualquer empresa, desde que a mesma almeje ser competitiva no cenário vivenciado não apenas no Brasil, mas no mundo.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-23T13:41:07Z No. of bitstreams: 1 51300100.pdf: 298482 bytes, checksum: 6a916434850321d9bb2f920878315029 (MD5)Made available in DSpace on 2016-02-23T13:41:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51300100.pdf: 298482 bytes, checksum: 6a916434850321d9bb2f920878315029 (MD5)Modelo de negócioPlanejamento estratégicoBalanced ScorecardEstrategia competitiva como reforço ao posicionamento da pequena empresa: estudo de caso de empresa do setor varejista (esportivo) da região do SIA/DFinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL51300100.pdf51300100.pdfapplication/pdf298482https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8046/1/51300100.pdf6a916434850321d9bb2f920878315029MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8046/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT51300100.pdf.txt51300100.pdf.txtExtracted texttext/plain99007https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8046/3/51300100.pdf.txt6afde803940346be5ff18b5a4e0cc1eeMD53235/80462019-05-27 14:36:31.275oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-27T14:36:31Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estrategia competitiva como reforço ao posicionamento da pequena empresa: estudo de caso de empresa do setor varejista (esportivo) da região do SIA/DF
title Estrategia competitiva como reforço ao posicionamento da pequena empresa: estudo de caso de empresa do setor varejista (esportivo) da região do SIA/DF
spellingShingle Estrategia competitiva como reforço ao posicionamento da pequena empresa: estudo de caso de empresa do setor varejista (esportivo) da região do SIA/DF
Neves, Tiago Nascimento
Modelo de negócio
Planejamento estratégico
Balanced Scorecard
title_short Estrategia competitiva como reforço ao posicionamento da pequena empresa: estudo de caso de empresa do setor varejista (esportivo) da região do SIA/DF
title_full Estrategia competitiva como reforço ao posicionamento da pequena empresa: estudo de caso de empresa do setor varejista (esportivo) da região do SIA/DF
title_fullStr Estrategia competitiva como reforço ao posicionamento da pequena empresa: estudo de caso de empresa do setor varejista (esportivo) da região do SIA/DF
title_full_unstemmed Estrategia competitiva como reforço ao posicionamento da pequena empresa: estudo de caso de empresa do setor varejista (esportivo) da região do SIA/DF
title_sort Estrategia competitiva como reforço ao posicionamento da pequena empresa: estudo de caso de empresa do setor varejista (esportivo) da região do SIA/DF
author Neves, Tiago Nascimento
author_facet Neves, Tiago Nascimento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Tiago Nascimento
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bazeggio, Evaldo José
contributor_str_mv Bazeggio, Evaldo José
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo de negócio
Planejamento estratégico
Balanced Scorecard
topic Modelo de negócio
Planejamento estratégico
Balanced Scorecard
description A presente monografia evidencia o estudo de caso dirigido a uma empresa varejista do segmento esportivo, a qual vivencia disputas acirradas devido ao desmembramento do mercado e sazonalidades do setor. Para tanto é contextualizada a importância de ferramentas e modelos de gestão como a metodologia de análise de modelos de negócio Business Model Canvas, que possibilita a compreensão rápida das áreas que constituem a engrenagem da empresa e à sua relação; o planejamento estratégico como base para elaboração dos objetivos que serão condicionados a tomada de decisão; e aplicação das perspectivas do BSC como ponto de apoio na medição e gestão de desempenho das estratégias. O método de pesquisa abordado neste estudo foi a pesquisa-ação, sendo aplicado a coleta de dados na empresa, mediante entrevistas com colaboradores. Em consecução das atividades exercidas no caso, entende-se que os modelos aqui referenciados são de suma importância a qualquer empresa, desde que a mesma almeje ser competitiva no cenário vivenciado não apenas no Brasil, mas no mundo.
publishDate 2014
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2016-02-23
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-23T13:41:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-02-23T13:41:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8046
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8046/1/51300100.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8046/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8046/3/51300100.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a916434850321d9bb2f920878315029
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
6afde803940346be5ff18b5a4e0cc1ee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801209482710089728