IDENTIFICAÇÃO DO GRAU DE TURBULÊNCIA DO MERCADO CALÇADISTA: ANÁLISE POR MEIO DE UM SURVEY NOS PÓLOS DE FRANCA, BIRIGUI E JAÚ
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/46 |
Resumo: | O padrão de concorrência, entre outras características do mercado calçadista, vem passando por mudanças expressivas nas últimas décadas, o que aumenta a turbulência do mercado. O presente artigo tem o objetivo de identificar os níveis de turbulência do mercado em empresas calçadistas dos pólos de Franca (calçados masculinos), Birigui (calçados infantis) e Jaú (calçados femininos), por meio do uso de uma adaptação dos trabalhos de Pine II (1993) e Sharifi e Zhang (1999) proposta por Godinho Filho e Fernandes (2006) e Godinho Filho (2004). O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa de avaliação, também conhecida como survey. Foram entrevistadas 30 empresas, sendo que apenas 29 responderam o questionário. Dentre os resultados obtidos, observou-se que a maioria das empresas entrevistadas encontra-se no nível de turbulência média-alta; também os fatores que mais contribuem para este nível de turbulência foram identificados. Este trabalho contribui para o setor calçadista, fornecendo informações sobre a turbulência do mercado e também se constitui em um impulsionador de pesquisas neste tema e neste setor da economia. |
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IDENTIFICAÇÃO DO GRAU DE TURBULÊNCIA DO MERCADO CALÇADISTA: ANÁLISE POR MEIO DE UM SURVEY NOS PÓLOS DE FRANCA, BIRIGUI E JAÚO padrão de concorrência, entre outras características do mercado calçadista, vem passando por mudanças expressivas nas últimas décadas, o que aumenta a turbulência do mercado. O presente artigo tem o objetivo de identificar os níveis de turbulência do mercado em empresas calçadistas dos pólos de Franca (calçados masculinos), Birigui (calçados infantis) e Jaú (calçados femininos), por meio do uso de uma adaptação dos trabalhos de Pine II (1993) e Sharifi e Zhang (1999) proposta por Godinho Filho e Fernandes (2006) e Godinho Filho (2004). O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa de avaliação, também conhecida como survey. Foram entrevistadas 30 empresas, sendo que apenas 29 responderam o questionário. Dentre os resultados obtidos, observou-se que a maioria das empresas entrevistadas encontra-se no nível de turbulência média-alta; também os fatores que mais contribuem para este nível de turbulência foram identificados. Este trabalho contribui para o setor calçadista, fornecendo informações sobre a turbulência do mercado e também se constitui em um impulsionador de pesquisas neste tema e neste setor da economia.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Bachega, Stella JacyszynFilho, Moacir Godinho2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/4610.3895/S1808-04482007000400007Revista Gestão Industrial; v. 3, n. 4 (2007)1808-044810.3895/S1808-044820070004reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/46/43Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2008-10-24T16:27:56Zoai:periodicos.utfpr:article/46Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2008-10-24T16:27:56Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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