A GESTÃO DE RESÍDUOS EM POSTOS DE ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorenzett, Daniel Benitti
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Rossato, Marivane Vestena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/598
Resumo: As questões relativas aos problemas ambientais, apesar de antigas, vêm tornando-se cada vez mais presente na vida da população mundial. Em função das mais variadas catástrofes naturais que estão a ocorrer em todo o mundo, surge na população um anseio por sustentabilidade. Nesse enfoque, as empresas devem adotar novas formas de interagir com o meio ambiente, para garantir a continuidade de seus negócios. É o caso dos postos de combustíveis, que são empresas potencialmente poluidoras, em função dos produtos comercializados e dos resíduos gerados em suas atividades. Nesse sentido, este trabalho buscou verificar qual é o destino dado aos resíduos e efluentes gerados nas atividades desenvolvidas pelos postos de abastecimento de combustíveis. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizado um estudo de caso, junto a um posto de combustíveis, localizado na cidade de Santa Maria – RS, onde foi empregada a técnica de observação aliada à técnica da entrevista estruturada. Os resultados revelaram que o posto de combustível estudado gera vários resíduos como: vapores tóxicos, lodo tóxico, flanelas e estopas contaminadas, óleo queimado, filtros usados, embalagens de lubrificantes e efluentes líquidos.  Contudo, pôde também ser observado que estes resíduos são eliminados, praticamente em sua totalidade, de forma correta, através da gestão de resíduos, pelo seu tratamento ou retorno, quando possível, ao fabricante para reciclagem.
id UTFPR-5_5340dbe5d1443c4cf23deb8e2c1a626d
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/598
network_acronym_str UTFPR-5
network_name_str Revista Gestão Industrial
repository_id_str
spelling A GESTÃO DE RESÍDUOS EM POSTOS DE ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVELAs questões relativas aos problemas ambientais, apesar de antigas, vêm tornando-se cada vez mais presente na vida da população mundial. Em função das mais variadas catástrofes naturais que estão a ocorrer em todo o mundo, surge na população um anseio por sustentabilidade. Nesse enfoque, as empresas devem adotar novas formas de interagir com o meio ambiente, para garantir a continuidade de seus negócios. É o caso dos postos de combustíveis, que são empresas potencialmente poluidoras, em função dos produtos comercializados e dos resíduos gerados em suas atividades. Nesse sentido, este trabalho buscou verificar qual é o destino dado aos resíduos e efluentes gerados nas atividades desenvolvidas pelos postos de abastecimento de combustíveis. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizado um estudo de caso, junto a um posto de combustíveis, localizado na cidade de Santa Maria – RS, onde foi empregada a técnica de observação aliada à técnica da entrevista estruturada. Os resultados revelaram que o posto de combustível estudado gera vários resíduos como: vapores tóxicos, lodo tóxico, flanelas e estopas contaminadas, óleo queimado, filtros usados, embalagens de lubrificantes e efluentes líquidos.  Contudo, pôde também ser observado que estes resíduos são eliminados, praticamente em sua totalidade, de forma correta, através da gestão de resíduos, pelo seu tratamento ou retorno, quando possível, ao fabricante para reciclagem.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Lorenzett, Daniel BenittiRossato, Marivane Vestena2010-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/59810.3895/S1808-04482010000200006Revista Gestão Industrial; v. 6, n. 2 (2010)1808-044810.3895/S1808-044820100002reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/598/479Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2010-06-30T19:53:59Zoai:periodicos.utfpr:article/598Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2010-06-30T19:53:59Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A GESTÃO DE RESÍDUOS EM POSTOS DE ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL
title A GESTÃO DE RESÍDUOS EM POSTOS DE ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL
spellingShingle A GESTÃO DE RESÍDUOS EM POSTOS DE ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL
Lorenzett, Daniel Benitti
title_short A GESTÃO DE RESÍDUOS EM POSTOS DE ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL
title_full A GESTÃO DE RESÍDUOS EM POSTOS DE ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL
title_fullStr A GESTÃO DE RESÍDUOS EM POSTOS DE ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL
title_full_unstemmed A GESTÃO DE RESÍDUOS EM POSTOS DE ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL
title_sort A GESTÃO DE RESÍDUOS EM POSTOS DE ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL
author Lorenzett, Daniel Benitti
author_facet Lorenzett, Daniel Benitti
Rossato, Marivane Vestena
author_role author
author2 Rossato, Marivane Vestena
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorenzett, Daniel Benitti
Rossato, Marivane Vestena
description As questões relativas aos problemas ambientais, apesar de antigas, vêm tornando-se cada vez mais presente na vida da população mundial. Em função das mais variadas catástrofes naturais que estão a ocorrer em todo o mundo, surge na população um anseio por sustentabilidade. Nesse enfoque, as empresas devem adotar novas formas de interagir com o meio ambiente, para garantir a continuidade de seus negócios. É o caso dos postos de combustíveis, que são empresas potencialmente poluidoras, em função dos produtos comercializados e dos resíduos gerados em suas atividades. Nesse sentido, este trabalho buscou verificar qual é o destino dado aos resíduos e efluentes gerados nas atividades desenvolvidas pelos postos de abastecimento de combustíveis. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizado um estudo de caso, junto a um posto de combustíveis, localizado na cidade de Santa Maria – RS, onde foi empregada a técnica de observação aliada à técnica da entrevista estruturada. Os resultados revelaram que o posto de combustível estudado gera vários resíduos como: vapores tóxicos, lodo tóxico, flanelas e estopas contaminadas, óleo queimado, filtros usados, embalagens de lubrificantes e efluentes líquidos.  Contudo, pôde também ser observado que estes resíduos são eliminados, praticamente em sua totalidade, de forma correta, através da gestão de resíduos, pelo seu tratamento ou retorno, quando possível, ao fabricante para reciclagem.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/598
10.3895/S1808-04482010000200006
url https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/598
identifier_str_mv 10.3895/S1808-04482010000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/598/479
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão Industrial; v. 6, n. 2 (2010)
1808-0448
10.3895/S1808-044820100002
reponame:Revista Gestão Industrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Gestão Industrial
collection Revista Gestão Industrial
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistagi@utfpr.edu.br
_version_ 1800237641635987456