ANÁLISE DA MATURIDADE E DO PERFIL DE PROGRAMAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO: PESQUISA EXPLORATÓRIA E COMPARATIVA EM ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS E PORTUGUESAS
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/101 |
Resumo: | As organizações têm implantado iniciativas de Gestão do Conhecimento cujo leque de objetivos engloba a preservação da memória organizacional, a melhoria da produtividade dos trabalhadores do conhecimento, o estímulo ao processo de inovação e o aumento da competitividade. Entretanto, a avaliação dos resultados obtidos nesses programas é uma tarefa árdua devido à falta de padrões para implementação das abordagens teóricas e à natureza complexa e interdisciplinar da Gestão do Conhecimento. Tanto o meio empresarial quanto a comunidade acadêmica têm se mobilizado a debater essas questões e propor modelos que auxiliem as organizações no desenvolvimento de seus programas de Gestão do Conhecimento. O artigo sugere uma combinação do modelo acadêmico da organização do conhecimento com o modelo comercial KMMM (Knowledge Management Maturity Model). O modelo resultante foi utilizado em uma survey realizada com 98 organizações brasileiras e 70 portuguesas. As variáveis do modelo estão relacionadas a aspectos como cultura colaborativa, inteligência competitiva, tomada de decisão, criação do conhecimento, estratégia e comunidades de prática. O modelo proposto pretende auxiliar as organizações na identificação de pontos fortes e fracos das suas práticas relacionadas com a gestão do conhecimento. |
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ANÁLISE DA MATURIDADE E DO PERFIL DE PROGRAMAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO: PESQUISA EXPLORATÓRIA E COMPARATIVA EM ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS E PORTUGUESASAs organizações têm implantado iniciativas de Gestão do Conhecimento cujo leque de objetivos engloba a preservação da memória organizacional, a melhoria da produtividade dos trabalhadores do conhecimento, o estímulo ao processo de inovação e o aumento da competitividade. Entretanto, a avaliação dos resultados obtidos nesses programas é uma tarefa árdua devido à falta de padrões para implementação das abordagens teóricas e à natureza complexa e interdisciplinar da Gestão do Conhecimento. Tanto o meio empresarial quanto a comunidade acadêmica têm se mobilizado a debater essas questões e propor modelos que auxiliem as organizações no desenvolvimento de seus programas de Gestão do Conhecimento. O artigo sugere uma combinação do modelo acadêmico da organização do conhecimento com o modelo comercial KMMM (Knowledge Management Maturity Model). O modelo resultante foi utilizado em uma survey realizada com 98 organizações brasileiras e 70 portuguesas. As variáveis do modelo estão relacionadas a aspectos como cultura colaborativa, inteligência competitiva, tomada de decisão, criação do conhecimento, estratégia e comunidades de prática. O modelo proposto pretende auxiliar as organizações na identificação de pontos fortes e fracos das suas práticas relacionadas com a gestão do conhecimento.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Carvalho, Rodrigo Baroni deFerreira, Marta Araújo TavaresSilva, Ricardo Vidigal da2006-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/10110.3895/S1808-04482006000300002Revista Gestão Industrial; v. 2, n. 3 (2006)1808-044810.3895/S1808-044820060003reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/101/98Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2008-11-13T16:04:45Zoai:periodicos.utfpr:article/101Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2008-11-13T16:04:45Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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