PROCESSO DECISÓRIO PARA ESCOLHA DE INVESTIMENTO EM AÇÕES: UMA PROPOSTA UTILIZANDO O MÉTODO DA ANÁLISE HIERÁRQUICA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
DOI: | 10.3895/S1808-04482013000400009 |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1452 |
Resumo: | A decisão por investir em uma empresa, através do mercado de capitais, frequentemente vem sendo considerada uma aposta de alto risco. Determinar, por exemplo, quais as ações vão compor a carteira de um investidor envolve conhecimento amplo da gestão das empresas para saber o seu potencial de geração de lucro. O objetivo principal do presente trabalho é provocar a discussão acerca da necessidade de se mapear o perfil dos investidores do mercado de ações brasileiro utilizando o Método da Análise Hierárquica, para identificar os motivos que mais pesam na hora de comprar e vender uma ação. A partir dos resultados obtidos em nossa pesquisa de campo, correlacionamos tais resultados com a ciência das finanças comportamentais com vistas a justificar e embasar as conclusões obtidas a partir deste trabalho. Dessa forma, foram aplicados questionários a diferentes pessoas que investem no mercado de ações. Nestes questionários pedia-se que o entrevistado fizesse uma comparação par-a-par dos fatores de tomada de decisão de acordo com suas preferências, em termos de 4 critérios teste.Esta análise nos permitiu perceber sobre a questão do processo de decisão não confirmando o antigo pressuposto que os investidores agem sempre racionalmente nas decisões do mundo financeiro. |
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PROCESSO DECISÓRIO PARA ESCOLHA DE INVESTIMENTO EM AÇÕES: UMA PROPOSTA UTILIZANDO O MÉTODO DA ANÁLISE HIERÁRQUICAG EconômicaA decisão por investir em uma empresa, através do mercado de capitais, frequentemente vem sendo considerada uma aposta de alto risco. Determinar, por exemplo, quais as ações vão compor a carteira de um investidor envolve conhecimento amplo da gestão das empresas para saber o seu potencial de geração de lucro. O objetivo principal do presente trabalho é provocar a discussão acerca da necessidade de se mapear o perfil dos investidores do mercado de ações brasileiro utilizando o Método da Análise Hierárquica, para identificar os motivos que mais pesam na hora de comprar e vender uma ação. A partir dos resultados obtidos em nossa pesquisa de campo, correlacionamos tais resultados com a ciência das finanças comportamentais com vistas a justificar e embasar as conclusões obtidas a partir deste trabalho. Dessa forma, foram aplicados questionários a diferentes pessoas que investem no mercado de ações. Nestes questionários pedia-se que o entrevistado fizesse uma comparação par-a-par dos fatores de tomada de decisão de acordo com suas preferências, em termos de 4 critérios teste.Esta análise nos permitiu perceber sobre a questão do processo de decisão não confirmando o antigo pressuposto que os investidores agem sempre racionalmente nas decisões do mundo financeiro.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Cruz, Eduardo PicançoSpindola, Hugo Leonardo CostaCova, Carlos José GuimarãesFontanillas, Carlos Navarro2014-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/145210.3895/S1808-04482013000400009Revista Gestão Industrial; v. 9, n. 4 (2013)1808-044810.3895/S1808-044820130004reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1452/1158Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-24T17:37:39Zoai:periodicos.utfpr:article/1452Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2014-03-24T17:37:39Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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