Crença de autoeficácia em processos decisórios no mercado de investimentos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wallauer, Alina Queiroz
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Luna, Iúri Novaes, Costa, Flavio Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/530
Resumo: A investigação teve como propósito principal avaliar a crença de autoeficácia de investidores sobre seus processos decisórios no mercado acionário. Participaram do estudo, de caráter exploratório e descritivo, um total de 25 investidores ativos no mercado acionário há pelo menos um ano. Para a coleta de dados foi construída uma escala de autoeficácia para processos decisórios no mercado de investimentos composta de 10 itens, com base na Escala de Autoeficácia Geral Percepcionada de Renato Nunes, Ralf Schwarzer e Matthias Jerusalem. Após a aplicação da escala, os dados foram organizados, mediante distribuição de frequência, e analisados. Quanto aos resultados, o estudo não revelou correlações significativas entre crenças de autoeficácia e as variáveis idade, tempo de aplicação no mercado e resultados financeiros obtidos com as aplicações. Os dados obtidos para a variável “resultado financeiro” revelam que, apesar da percentagem de “crença muito alta de autoeficácia” dos investidores que perderam dinheiro (20%) ser menor do que do grupo que ganhou dinheiro (27,2%),  80,9% dos que perderam dinheiro possuem, de forma geral, crenças elevadas quanto a sua capacidade de tomar decisões no mercado financeiro e escolher estratégias que julgam adequadas. Conclui-se, mediante as análises descritivas, que o fenômeno estudado, por estar ancorado em interpretações e não em resultados efetivos, encontra-se na dependência da subjetividade e, assim, sujeito a distorções cognitivas, o que pode resultar em crenças de autoeficácia que induzem a decisões equivocadas de investimento.
id UNISUL-1_6e4a5a1557fe256b4a7363606a38a033
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/530
network_acronym_str UNISUL-1
network_name_str Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
repository_id_str
spelling Crença de autoeficácia em processos decisórios no mercado de investimentos.auto-eficáciapsicologia econômicamercado de ações.A investigação teve como propósito principal avaliar a crença de autoeficácia de investidores sobre seus processos decisórios no mercado acionário. Participaram do estudo, de caráter exploratório e descritivo, um total de 25 investidores ativos no mercado acionário há pelo menos um ano. Para a coleta de dados foi construída uma escala de autoeficácia para processos decisórios no mercado de investimentos composta de 10 itens, com base na Escala de Autoeficácia Geral Percepcionada de Renato Nunes, Ralf Schwarzer e Matthias Jerusalem. Após a aplicação da escala, os dados foram organizados, mediante distribuição de frequência, e analisados. Quanto aos resultados, o estudo não revelou correlações significativas entre crenças de autoeficácia e as variáveis idade, tempo de aplicação no mercado e resultados financeiros obtidos com as aplicações. Os dados obtidos para a variável “resultado financeiro” revelam que, apesar da percentagem de “crença muito alta de autoeficácia” dos investidores que perderam dinheiro (20%) ser menor do que do grupo que ganhou dinheiro (27,2%),  80,9% dos que perderam dinheiro possuem, de forma geral, crenças elevadas quanto a sua capacidade de tomar decisões no mercado financeiro e escolher estratégias que julgam adequadas. Conclui-se, mediante as análises descritivas, que o fenômeno estudado, por estar ancorado em interpretações e não em resultados efetivos, encontra-se na dependência da subjetividade e, assim, sujeito a distorções cognitivas, o que pode resultar em crenças de autoeficácia que induzem a decisões equivocadas de investimento.Universidade do Sul de Santa Catarina2010-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/53010.19177/reen.v3e2201064-87Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 3 n. 2 (2010); 64-871984-33721984-3372reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negóciosinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/530/567Wallauer, Alina QueirozLuna, Iúri NovaesCosta, Flavio Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-11T18:47:52Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/530Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeNPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/oaiterezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com1984-33721984-3372opendoar:2022-11-08T11:08:21.545426Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Crença de autoeficácia em processos decisórios no mercado de investimentos.
title Crença de autoeficácia em processos decisórios no mercado de investimentos.
spellingShingle Crença de autoeficácia em processos decisórios no mercado de investimentos.
Wallauer, Alina Queiroz
auto-eficácia
psicologia econômica
mercado de ações.
title_short Crença de autoeficácia em processos decisórios no mercado de investimentos.
title_full Crença de autoeficácia em processos decisórios no mercado de investimentos.
title_fullStr Crença de autoeficácia em processos decisórios no mercado de investimentos.
title_full_unstemmed Crença de autoeficácia em processos decisórios no mercado de investimentos.
title_sort Crença de autoeficácia em processos decisórios no mercado de investimentos.
author Wallauer, Alina Queiroz
author_facet Wallauer, Alina Queiroz
Luna, Iúri Novaes
Costa, Flavio Rodrigues
author_role author
author2 Luna, Iúri Novaes
Costa, Flavio Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wallauer, Alina Queiroz
Luna, Iúri Novaes
Costa, Flavio Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv auto-eficácia
psicologia econômica
mercado de ações.
topic auto-eficácia
psicologia econômica
mercado de ações.
description A investigação teve como propósito principal avaliar a crença de autoeficácia de investidores sobre seus processos decisórios no mercado acionário. Participaram do estudo, de caráter exploratório e descritivo, um total de 25 investidores ativos no mercado acionário há pelo menos um ano. Para a coleta de dados foi construída uma escala de autoeficácia para processos decisórios no mercado de investimentos composta de 10 itens, com base na Escala de Autoeficácia Geral Percepcionada de Renato Nunes, Ralf Schwarzer e Matthias Jerusalem. Após a aplicação da escala, os dados foram organizados, mediante distribuição de frequência, e analisados. Quanto aos resultados, o estudo não revelou correlações significativas entre crenças de autoeficácia e as variáveis idade, tempo de aplicação no mercado e resultados financeiros obtidos com as aplicações. Os dados obtidos para a variável “resultado financeiro” revelam que, apesar da percentagem de “crença muito alta de autoeficácia” dos investidores que perderam dinheiro (20%) ser menor do que do grupo que ganhou dinheiro (27,2%),  80,9% dos que perderam dinheiro possuem, de forma geral, crenças elevadas quanto a sua capacidade de tomar decisões no mercado financeiro e escolher estratégias que julgam adequadas. Conclui-se, mediante as análises descritivas, que o fenômeno estudado, por estar ancorado em interpretações e não em resultados efetivos, encontra-se na dependência da subjetividade e, assim, sujeito a distorções cognitivas, o que pode resultar em crenças de autoeficácia que induzem a decisões equivocadas de investimento.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/530
10.19177/reen.v3e2201064-87
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/530
identifier_str_mv 10.19177/reen.v3e2201064-87
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/530/567
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 3 n. 2 (2010); 64-87
1984-3372
1984-3372
reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
collection Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv terezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com
_version_ 1800220657022140416