TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO APOIO AO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO E PROJETOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/44 |
Resumo: | No momento em que se discute o ensino a distância, não se deve esquecer que a maioria do ensino superior no Brasil ainda é presencial e que, em muitas situações os professores não utilizam nem mesmo as mais simples das tecnologias da informação e comunicação para interagir com seus alunos. A busca, por parte do egresso, de sua inserção profissional, passa necessariamente, pela possibilidade de gerar e gerir seu próprio negócio, transformando sonhos e idéias em projetos e empresas inovadoras. Na maioria das vezes, nos cursos de Administração e de Engenharia, o ensino de Empreendedorismo restringe-se à elaboração de planos de negócios ou abordagem de outras ferramentas e meios técnicos para incentivo e início de pequenas e microempresas por parte dos alunos. Este artigo busca enfatizar que planos de negócios podem, com propriedade, serem incrementados pela realidade virtual, gerando projetos capazes de ampliar a rede de contatos dos alunos por meio da interação com o ciberespaço. Utilizando-se do paradigma da organização virtual, propõem-se que o ensino presencial nas disciplinas de empreendedorismo e adminitração de projetos utilizem-se das TICs como apoio à geração de projetos inovadores virtuais. |
id |
UTFPR-5_749a1d3bb21858f3ba39d875add2ee62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/44 |
network_acronym_str |
UTFPR-5 |
network_name_str |
Revista Gestão Industrial |
repository_id_str |
|
spelling |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO APOIO AO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO E PROJETOSNo momento em que se discute o ensino a distância, não se deve esquecer que a maioria do ensino superior no Brasil ainda é presencial e que, em muitas situações os professores não utilizam nem mesmo as mais simples das tecnologias da informação e comunicação para interagir com seus alunos. A busca, por parte do egresso, de sua inserção profissional, passa necessariamente, pela possibilidade de gerar e gerir seu próprio negócio, transformando sonhos e idéias em projetos e empresas inovadoras. Na maioria das vezes, nos cursos de Administração e de Engenharia, o ensino de Empreendedorismo restringe-se à elaboração de planos de negócios ou abordagem de outras ferramentas e meios técnicos para incentivo e início de pequenas e microempresas por parte dos alunos. Este artigo busca enfatizar que planos de negócios podem, com propriedade, serem incrementados pela realidade virtual, gerando projetos capazes de ampliar a rede de contatos dos alunos por meio da interação com o ciberespaço. Utilizando-se do paradigma da organização virtual, propõem-se que o ensino presencial nas disciplinas de empreendedorismo e adminitração de projetos utilizem-se das TICs como apoio à geração de projetos inovadores virtuais.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Filho, Antonio Costa GomesRados, Gregório Jean VarvakisBastos, Rogério Cid2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/4410.3895/S1808-04482007000400005Revista Gestão Industrial; v. 3, n. 4 (2007)1808-044810.3895/S1808-044820070004reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/44/41Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2008-10-24T16:27:52Zoai:periodicos.utfpr:article/44Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2008-10-24T16:27:52Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO APOIO AO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO E PROJETOS |
title |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO APOIO AO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO E PROJETOS |
spellingShingle |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO APOIO AO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO E PROJETOS Filho, Antonio Costa Gomes |
title_short |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO APOIO AO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO E PROJETOS |
title_full |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO APOIO AO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO E PROJETOS |
title_fullStr |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO APOIO AO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO E PROJETOS |
title_full_unstemmed |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO APOIO AO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO E PROJETOS |
title_sort |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO APOIO AO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO E PROJETOS |
author |
Filho, Antonio Costa Gomes |
author_facet |
Filho, Antonio Costa Gomes Rados, Gregório Jean Varvakis Bastos, Rogério Cid |
author_role |
author |
author2 |
Rados, Gregório Jean Varvakis Bastos, Rogério Cid |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filho, Antonio Costa Gomes Rados, Gregório Jean Varvakis Bastos, Rogério Cid |
description |
No momento em que se discute o ensino a distância, não se deve esquecer que a maioria do ensino superior no Brasil ainda é presencial e que, em muitas situações os professores não utilizam nem mesmo as mais simples das tecnologias da informação e comunicação para interagir com seus alunos. A busca, por parte do egresso, de sua inserção profissional, passa necessariamente, pela possibilidade de gerar e gerir seu próprio negócio, transformando sonhos e idéias em projetos e empresas inovadoras. Na maioria das vezes, nos cursos de Administração e de Engenharia, o ensino de Empreendedorismo restringe-se à elaboração de planos de negócios ou abordagem de outras ferramentas e meios técnicos para incentivo e início de pequenas e microempresas por parte dos alunos. Este artigo busca enfatizar que planos de negócios podem, com propriedade, serem incrementados pela realidade virtual, gerando projetos capazes de ampliar a rede de contatos dos alunos por meio da interação com o ciberespaço. Utilizando-se do paradigma da organização virtual, propõem-se que o ensino presencial nas disciplinas de empreendedorismo e adminitração de projetos utilizem-se das TICs como apoio à geração de projetos inovadores virtuais. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/44 10.3895/S1808-04482007000400005 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/44 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1808-04482007000400005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/44/41 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial; v. 3, n. 4 (2007) 1808-0448 10.3895/S1808-044820070004 reponame:Revista Gestão Industrial instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Gestão Industrial |
collection |
Revista Gestão Industrial |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistagi@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800237644108529664 |