TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO APOIO AO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO E PROJETOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filho, Antonio Costa Gomes
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Rados, Gregório Jean Varvakis, Bastos, Rogério Cid
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/44
Resumo: No momento em que se discute o ensino a distância, não se deve esquecer que a maioria do ensino superior no Brasil ainda é presencial e que, em muitas situações os professores não utilizam nem mesmo as mais simples das tecnologias da informação e comunicação para interagir com seus alunos. A busca, por parte do egresso, de sua inserção profissional, passa necessariamente, pela possibilidade de gerar e gerir seu próprio negócio, transformando sonhos e idéias em projetos e empresas inovadoras. Na maioria das vezes, nos cursos de Administração e de Engenharia, o ensino de Empreendedorismo restringe-se à elaboração de planos de negócios ou abordagem de outras ferramentas e meios técnicos para incentivo e início de pequenas e microempresas por parte dos alunos. Este artigo busca enfatizar que planos de negócios podem, com propriedade, serem incrementados pela realidade virtual, gerando projetos capazes de ampliar a rede de contatos dos alunos por meio da interação com o ciberespaço. Utilizando-se do paradigma da organização virtual, propõem-se que o ensino presencial nas disciplinas de empreendedorismo e adminitração de projetos utilizem-se das TICs como apoio à geração de projetos inovadores virtuais.
id UTFPR-5_749a1d3bb21858f3ba39d875add2ee62
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/44
network_acronym_str UTFPR-5
network_name_str Revista Gestão Industrial
repository_id_str
spelling TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO APOIO AO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO E PROJETOSNo momento em que se discute o ensino a distância, não se deve esquecer que a maioria do ensino superior no Brasil ainda é presencial e que, em muitas situações os professores não utilizam nem mesmo as mais simples das tecnologias da informação e comunicação para interagir com seus alunos. A busca, por parte do egresso, de sua inserção profissional, passa necessariamente, pela possibilidade de gerar e gerir seu próprio negócio, transformando sonhos e idéias em projetos e empresas inovadoras. Na maioria das vezes, nos cursos de Administração e de Engenharia, o ensino de Empreendedorismo restringe-se à elaboração de planos de negócios ou abordagem de outras ferramentas e meios técnicos para incentivo e início de pequenas e microempresas por parte dos alunos. Este artigo busca enfatizar que planos de negócios podem, com propriedade, serem incrementados pela realidade virtual, gerando projetos capazes de ampliar a rede de contatos dos alunos por meio da interação com o ciberespaço. Utilizando-se do paradigma da organização virtual, propõem-se que o ensino presencial nas disciplinas de empreendedorismo e adminitração de projetos utilizem-se das TICs como apoio à geração de projetos inovadores virtuais.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Filho, Antonio Costa GomesRados, Gregório Jean VarvakisBastos, Rogério Cid2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/4410.3895/S1808-04482007000400005Revista Gestão Industrial; v. 3, n. 4 (2007)1808-044810.3895/S1808-044820070004reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/44/41Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2008-10-24T16:27:52Zoai:periodicos.utfpr:article/44Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2008-10-24T16:27:52Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO APOIO AO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO E PROJETOS
title TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO APOIO AO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO E PROJETOS
spellingShingle TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO APOIO AO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO E PROJETOS
Filho, Antonio Costa Gomes
title_short TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO APOIO AO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO E PROJETOS
title_full TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO APOIO AO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO E PROJETOS
title_fullStr TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO APOIO AO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO E PROJETOS
title_full_unstemmed TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO APOIO AO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO E PROJETOS
title_sort TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO APOIO AO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO E PROJETOS
author Filho, Antonio Costa Gomes
author_facet Filho, Antonio Costa Gomes
Rados, Gregório Jean Varvakis
Bastos, Rogério Cid
author_role author
author2 Rados, Gregório Jean Varvakis
Bastos, Rogério Cid
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Filho, Antonio Costa Gomes
Rados, Gregório Jean Varvakis
Bastos, Rogério Cid
description No momento em que se discute o ensino a distância, não se deve esquecer que a maioria do ensino superior no Brasil ainda é presencial e que, em muitas situações os professores não utilizam nem mesmo as mais simples das tecnologias da informação e comunicação para interagir com seus alunos. A busca, por parte do egresso, de sua inserção profissional, passa necessariamente, pela possibilidade de gerar e gerir seu próprio negócio, transformando sonhos e idéias em projetos e empresas inovadoras. Na maioria das vezes, nos cursos de Administração e de Engenharia, o ensino de Empreendedorismo restringe-se à elaboração de planos de negócios ou abordagem de outras ferramentas e meios técnicos para incentivo e início de pequenas e microempresas por parte dos alunos. Este artigo busca enfatizar que planos de negócios podem, com propriedade, serem incrementados pela realidade virtual, gerando projetos capazes de ampliar a rede de contatos dos alunos por meio da interação com o ciberespaço. Utilizando-se do paradigma da organização virtual, propõem-se que o ensino presencial nas disciplinas de empreendedorismo e adminitração de projetos utilizem-se das TICs como apoio à geração de projetos inovadores virtuais.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/44
10.3895/S1808-04482007000400005
url https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/44
identifier_str_mv 10.3895/S1808-04482007000400005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/44/41
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão Industrial; v. 3, n. 4 (2007)
1808-0448
10.3895/S1808-044820070004
reponame:Revista Gestão Industrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Gestão Industrial
collection Revista Gestão Industrial
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistagi@utfpr.edu.br
_version_ 1800237644108529664