ALINHAMENTO ENTRE AS ESTRATÉGIAS COMPETITIVA E DE MANUFATURA: ESTUDOS DE MÚLTIPLOS CASOS NA INDÚSTRIA CALÇADISTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sergio Evangelista
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Fernandes, Flávio César Faria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/42
Resumo: Este artigo tem como propósito analisar a relação existente entre aspectos relativos às estratégias competitiva e de manufatura em empresas da indústria calçadista. Foram pesquisadas três empresas de grande porte (que possuem mais de 500 funcionários) situadas na cidade de Franca, interior de São Paulo. Os resultados mostram que a definição da estratégia competitiva possui papel determinante, sobretudo, na configuração das funções marketing e P&D. Já no que diz respeito à função manufatura, uma determinada estratégia competitiva não implica necessariamente numa única maneira de configurar esta função. Outro aspecto, é que mesmo independente da estratégia escolhida, as empresas sempre dão atenção ao baixo custo de produção.
id UTFPR-5_75205e9b846b33ab21a2d7aa71f4db65
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/42
network_acronym_str UTFPR-5
network_name_str Revista Gestão Industrial
repository_id_str
spelling ALINHAMENTO ENTRE AS ESTRATÉGIAS COMPETITIVA E DE MANUFATURA: ESTUDOS DE MÚLTIPLOS CASOS NA INDÚSTRIA CALÇADISTAEste artigo tem como propósito analisar a relação existente entre aspectos relativos às estratégias competitiva e de manufatura em empresas da indústria calçadista. Foram pesquisadas três empresas de grande porte (que possuem mais de 500 funcionários) situadas na cidade de Franca, interior de São Paulo. Os resultados mostram que a definição da estratégia competitiva possui papel determinante, sobretudo, na configuração das funções marketing e P&D. Já no que diz respeito à função manufatura, uma determinada estratégia competitiva não implica necessariamente numa única maneira de configurar esta função. Outro aspecto, é que mesmo independente da estratégia escolhida, as empresas sempre dão atenção ao baixo custo de produção.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Silva, Sergio EvangelistaFernandes, Flávio César Faria2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/4210.3895/S1808-04482007000400003Revista Gestão Industrial; v. 3, n. 4 (2007)1808-044810.3895/S1808-044820070004reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/42/39Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2008-10-24T16:27:18Zoai:periodicos.utfpr:article/42Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2008-10-24T16:27:18Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv ALINHAMENTO ENTRE AS ESTRATÉGIAS COMPETITIVA E DE MANUFATURA: ESTUDOS DE MÚLTIPLOS CASOS NA INDÚSTRIA CALÇADISTA
title ALINHAMENTO ENTRE AS ESTRATÉGIAS COMPETITIVA E DE MANUFATURA: ESTUDOS DE MÚLTIPLOS CASOS NA INDÚSTRIA CALÇADISTA
spellingShingle ALINHAMENTO ENTRE AS ESTRATÉGIAS COMPETITIVA E DE MANUFATURA: ESTUDOS DE MÚLTIPLOS CASOS NA INDÚSTRIA CALÇADISTA
Silva, Sergio Evangelista
title_short ALINHAMENTO ENTRE AS ESTRATÉGIAS COMPETITIVA E DE MANUFATURA: ESTUDOS DE MÚLTIPLOS CASOS NA INDÚSTRIA CALÇADISTA
title_full ALINHAMENTO ENTRE AS ESTRATÉGIAS COMPETITIVA E DE MANUFATURA: ESTUDOS DE MÚLTIPLOS CASOS NA INDÚSTRIA CALÇADISTA
title_fullStr ALINHAMENTO ENTRE AS ESTRATÉGIAS COMPETITIVA E DE MANUFATURA: ESTUDOS DE MÚLTIPLOS CASOS NA INDÚSTRIA CALÇADISTA
title_full_unstemmed ALINHAMENTO ENTRE AS ESTRATÉGIAS COMPETITIVA E DE MANUFATURA: ESTUDOS DE MÚLTIPLOS CASOS NA INDÚSTRIA CALÇADISTA
title_sort ALINHAMENTO ENTRE AS ESTRATÉGIAS COMPETITIVA E DE MANUFATURA: ESTUDOS DE MÚLTIPLOS CASOS NA INDÚSTRIA CALÇADISTA
author Silva, Sergio Evangelista
author_facet Silva, Sergio Evangelista
Fernandes, Flávio César Faria
author_role author
author2 Fernandes, Flávio César Faria
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sergio Evangelista
Fernandes, Flávio César Faria
description Este artigo tem como propósito analisar a relação existente entre aspectos relativos às estratégias competitiva e de manufatura em empresas da indústria calçadista. Foram pesquisadas três empresas de grande porte (que possuem mais de 500 funcionários) situadas na cidade de Franca, interior de São Paulo. Os resultados mostram que a definição da estratégia competitiva possui papel determinante, sobretudo, na configuração das funções marketing e P&D. Já no que diz respeito à função manufatura, uma determinada estratégia competitiva não implica necessariamente numa única maneira de configurar esta função. Outro aspecto, é que mesmo independente da estratégia escolhida, as empresas sempre dão atenção ao baixo custo de produção.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/42
10.3895/S1808-04482007000400003
url https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/42
identifier_str_mv 10.3895/S1808-04482007000400003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/42/39
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão Industrial; v. 3, n. 4 (2007)
1808-0448
10.3895/S1808-044820070004
reponame:Revista Gestão Industrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Gestão Industrial
collection Revista Gestão Industrial
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistagi@utfpr.edu.br
_version_ 1800237642667786240