ALINHAMENTO ENTRE AS ESTRATÉGIAS COMPETITIVA E DE MANUFATURA: ESTUDOS DE MÚLTIPLOS CASOS NA INDÚSTRIA CALÇADISTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/42 |
Resumo: | Este artigo tem como propósito analisar a relação existente entre aspectos relativos às estratégias competitiva e de manufatura em empresas da indústria calçadista. Foram pesquisadas três empresas de grande porte (que possuem mais de 500 funcionários) situadas na cidade de Franca, interior de São Paulo. Os resultados mostram que a definição da estratégia competitiva possui papel determinante, sobretudo, na configuração das funções marketing e P&D. Já no que diz respeito à função manufatura, uma determinada estratégia competitiva não implica necessariamente numa única maneira de configurar esta função. Outro aspecto, é que mesmo independente da estratégia escolhida, as empresas sempre dão atenção ao baixo custo de produção. |
id |
UTFPR-5_75205e9b846b33ab21a2d7aa71f4db65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/42 |
network_acronym_str |
UTFPR-5 |
network_name_str |
Revista Gestão Industrial |
repository_id_str |
|
spelling |
ALINHAMENTO ENTRE AS ESTRATÉGIAS COMPETITIVA E DE MANUFATURA: ESTUDOS DE MÚLTIPLOS CASOS NA INDÚSTRIA CALÇADISTAEste artigo tem como propósito analisar a relação existente entre aspectos relativos às estratégias competitiva e de manufatura em empresas da indústria calçadista. Foram pesquisadas três empresas de grande porte (que possuem mais de 500 funcionários) situadas na cidade de Franca, interior de São Paulo. Os resultados mostram que a definição da estratégia competitiva possui papel determinante, sobretudo, na configuração das funções marketing e P&D. Já no que diz respeito à função manufatura, uma determinada estratégia competitiva não implica necessariamente numa única maneira de configurar esta função. Outro aspecto, é que mesmo independente da estratégia escolhida, as empresas sempre dão atenção ao baixo custo de produção.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Silva, Sergio EvangelistaFernandes, Flávio César Faria2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/4210.3895/S1808-04482007000400003Revista Gestão Industrial; v. 3, n. 4 (2007)1808-044810.3895/S1808-044820070004reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/42/39Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2008-10-24T16:27:18Zoai:periodicos.utfpr:article/42Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2008-10-24T16:27:18Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALINHAMENTO ENTRE AS ESTRATÉGIAS COMPETITIVA E DE MANUFATURA: ESTUDOS DE MÚLTIPLOS CASOS NA INDÚSTRIA CALÇADISTA |
title |
ALINHAMENTO ENTRE AS ESTRATÉGIAS COMPETITIVA E DE MANUFATURA: ESTUDOS DE MÚLTIPLOS CASOS NA INDÚSTRIA CALÇADISTA |
spellingShingle |
ALINHAMENTO ENTRE AS ESTRATÉGIAS COMPETITIVA E DE MANUFATURA: ESTUDOS DE MÚLTIPLOS CASOS NA INDÚSTRIA CALÇADISTA Silva, Sergio Evangelista |
title_short |
ALINHAMENTO ENTRE AS ESTRATÉGIAS COMPETITIVA E DE MANUFATURA: ESTUDOS DE MÚLTIPLOS CASOS NA INDÚSTRIA CALÇADISTA |
title_full |
ALINHAMENTO ENTRE AS ESTRATÉGIAS COMPETITIVA E DE MANUFATURA: ESTUDOS DE MÚLTIPLOS CASOS NA INDÚSTRIA CALÇADISTA |
title_fullStr |
ALINHAMENTO ENTRE AS ESTRATÉGIAS COMPETITIVA E DE MANUFATURA: ESTUDOS DE MÚLTIPLOS CASOS NA INDÚSTRIA CALÇADISTA |
title_full_unstemmed |
ALINHAMENTO ENTRE AS ESTRATÉGIAS COMPETITIVA E DE MANUFATURA: ESTUDOS DE MÚLTIPLOS CASOS NA INDÚSTRIA CALÇADISTA |
title_sort |
ALINHAMENTO ENTRE AS ESTRATÉGIAS COMPETITIVA E DE MANUFATURA: ESTUDOS DE MÚLTIPLOS CASOS NA INDÚSTRIA CALÇADISTA |
author |
Silva, Sergio Evangelista |
author_facet |
Silva, Sergio Evangelista Fernandes, Flávio César Faria |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Flávio César Faria |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sergio Evangelista Fernandes, Flávio César Faria |
description |
Este artigo tem como propósito analisar a relação existente entre aspectos relativos às estratégias competitiva e de manufatura em empresas da indústria calçadista. Foram pesquisadas três empresas de grande porte (que possuem mais de 500 funcionários) situadas na cidade de Franca, interior de São Paulo. Os resultados mostram que a definição da estratégia competitiva possui papel determinante, sobretudo, na configuração das funções marketing e P&D. Já no que diz respeito à função manufatura, uma determinada estratégia competitiva não implica necessariamente numa única maneira de configurar esta função. Outro aspecto, é que mesmo independente da estratégia escolhida, as empresas sempre dão atenção ao baixo custo de produção. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/42 10.3895/S1808-04482007000400003 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/42 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1808-04482007000400003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/42/39 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial; v. 3, n. 4 (2007) 1808-0448 10.3895/S1808-044820070004 reponame:Revista Gestão Industrial instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Gestão Industrial |
collection |
Revista Gestão Industrial |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistagi@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800237642667786240 |