Melhoria da qualidade do serviço logístico: aplicação de um método voltado à redução de devoluções em uma distribuidora de derivados de petróleo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/5637 |
Resumo: | O mercado está se tornando cada vez mais competitivo, fazendo com que as empresas busquem vantagens que as auxiliem a alcançar satisfação e fidelização de seus clientes. Em empresas que atuam com distribuição, um dos problemas que influenciam tais objetivos é a devolução de mercadorias que, muitas vezes, acontece por causas relacionadas ao desempenho dos processos logísticos. Portanto, verifica-se a necessidade de melhorar a qualidade destes serviços, de forma a reduzir não-conformidades e aumentar a confiabilidade. Neste sentido, este trabalho objetivou a aplicação de um método voltado à melhoria na qualidade dos serviços logísticos e redução de desperdícios em uma distribuidora de derivados de petróleo, localizada no município de Belém-PA. A aplicação do método gerou o diagnóstico do processo obtendo o componente informação com principal índice de devolução, porém a causa raiz emergencial de o “ não possui um sistema de qualidade rígido para inspeção de vasilhames não conformes” surgiu do componente logístico instalação, assim foram criado metas a serem alcançadas como: criação de indicadores de desempenho e treinamentos dos revendedores para buscar a solução/mitigação do problema principal. |
id |
UTFPR-5_92823fd91a8b3246f3157ab833fb2727 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/5637 |
network_acronym_str |
UTFPR-5 |
network_name_str |
Revista Gestão Industrial |
repository_id_str |
|
spelling |
Melhoria da qualidade do serviço logístico: aplicação de um método voltado à redução de devoluções em uma distribuidora de derivados de petróleo3.08.01.05-2 Garantia de Controle de Qualidadecomponentes logísticos; qualidade em serviços; devoluções.O mercado está se tornando cada vez mais competitivo, fazendo com que as empresas busquem vantagens que as auxiliem a alcançar satisfação e fidelização de seus clientes. Em empresas que atuam com distribuição, um dos problemas que influenciam tais objetivos é a devolução de mercadorias que, muitas vezes, acontece por causas relacionadas ao desempenho dos processos logísticos. Portanto, verifica-se a necessidade de melhorar a qualidade destes serviços, de forma a reduzir não-conformidades e aumentar a confiabilidade. Neste sentido, este trabalho objetivou a aplicação de um método voltado à melhoria na qualidade dos serviços logísticos e redução de desperdícios em uma distribuidora de derivados de petróleo, localizada no município de Belém-PA. A aplicação do método gerou o diagnóstico do processo obtendo o componente informação com principal índice de devolução, porém a causa raiz emergencial de o “ não possui um sistema de qualidade rígido para inspeção de vasilhames não conformes” surgiu do componente logístico instalação, assim foram criado metas a serem alcançadas como: criação de indicadores de desempenho e treinamentos dos revendedores para buscar a solução/mitigação do problema principal.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Beltrão, Aline MariaMartins, Vitor Willian Batista2018-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/563710.3895/gi.v13n3.5637Revista Gestão Industrial; v. 13, n. 3 (2017)1808-044810.3895/gi.v13n3reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/5637/5488Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-26T17:23:09Zoai:periodicos.utfpr:article/5637Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2018-10-26T17:23:09Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Melhoria da qualidade do serviço logístico: aplicação de um método voltado à redução de devoluções em uma distribuidora de derivados de petróleo |
title |
Melhoria da qualidade do serviço logístico: aplicação de um método voltado à redução de devoluções em uma distribuidora de derivados de petróleo |
spellingShingle |
Melhoria da qualidade do serviço logístico: aplicação de um método voltado à redução de devoluções em uma distribuidora de derivados de petróleo Beltrão, Aline Maria 3.08.01.05-2 Garantia de Controle de Qualidade componentes logísticos; qualidade em serviços; devoluções. |
title_short |
Melhoria da qualidade do serviço logístico: aplicação de um método voltado à redução de devoluções em uma distribuidora de derivados de petróleo |
title_full |
Melhoria da qualidade do serviço logístico: aplicação de um método voltado à redução de devoluções em uma distribuidora de derivados de petróleo |
title_fullStr |
Melhoria da qualidade do serviço logístico: aplicação de um método voltado à redução de devoluções em uma distribuidora de derivados de petróleo |
title_full_unstemmed |
Melhoria da qualidade do serviço logístico: aplicação de um método voltado à redução de devoluções em uma distribuidora de derivados de petróleo |
title_sort |
Melhoria da qualidade do serviço logístico: aplicação de um método voltado à redução de devoluções em uma distribuidora de derivados de petróleo |
author |
Beltrão, Aline Maria |
author_facet |
Beltrão, Aline Maria Martins, Vitor Willian Batista |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Vitor Willian Batista |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beltrão, Aline Maria Martins, Vitor Willian Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
3.08.01.05-2 Garantia de Controle de Qualidade componentes logísticos; qualidade em serviços; devoluções. |
topic |
3.08.01.05-2 Garantia de Controle de Qualidade componentes logísticos; qualidade em serviços; devoluções. |
description |
O mercado está se tornando cada vez mais competitivo, fazendo com que as empresas busquem vantagens que as auxiliem a alcançar satisfação e fidelização de seus clientes. Em empresas que atuam com distribuição, um dos problemas que influenciam tais objetivos é a devolução de mercadorias que, muitas vezes, acontece por causas relacionadas ao desempenho dos processos logísticos. Portanto, verifica-se a necessidade de melhorar a qualidade destes serviços, de forma a reduzir não-conformidades e aumentar a confiabilidade. Neste sentido, este trabalho objetivou a aplicação de um método voltado à melhoria na qualidade dos serviços logísticos e redução de desperdícios em uma distribuidora de derivados de petróleo, localizada no município de Belém-PA. A aplicação do método gerou o diagnóstico do processo obtendo o componente informação com principal índice de devolução, porém a causa raiz emergencial de o “ não possui um sistema de qualidade rígido para inspeção de vasilhames não conformes” surgiu do componente logístico instalação, assim foram criado metas a serem alcançadas como: criação de indicadores de desempenho e treinamentos dos revendedores para buscar a solução/mitigação do problema principal. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/5637 10.3895/gi.v13n3.5637 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/5637 |
identifier_str_mv |
10.3895/gi.v13n3.5637 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/5637/5488 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial; v. 13, n. 3 (2017) 1808-0448 10.3895/gi.v13n3 reponame:Revista Gestão Industrial instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Gestão Industrial |
collection |
Revista Gestão Industrial |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistagi@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800237644078120960 |