Melhoria da qualidade do serviço logístico: aplicação de um método voltado à redução de devoluções em uma distribuidora de derivados de petróleo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beltrão, Aline Maria
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Martins, Vitor Willian Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/5637
Resumo: O mercado está se tornando cada vez mais competitivo, fazendo com que as empresas busquem vantagens que as auxiliem a alcançar satisfação e fidelização de seus clientes. Em empresas que atuam com distribuição, um dos problemas que influenciam tais objetivos é a devolução de mercadorias que, muitas vezes, acontece por causas relacionadas ao desempenho dos processos logísticos. Portanto, verifica-se a necessidade de melhorar a qualidade destes serviços, de forma a reduzir não-conformidades e aumentar a confiabilidade. Neste sentido, este trabalho objetivou a aplicação de um método voltado à melhoria na qualidade dos serviços logísticos e redução de desperdícios em uma distribuidora de derivados de petróleo, localizada no município de Belém-PA. A aplicação do método gerou o diagnóstico do processo obtendo o componente informação com principal índice de devolução, porém a  causa raiz emergencial de o “ não possui um sistema de qualidade rígido para inspeção de vasilhames não conformes” surgiu do componente logístico instalação, assim foram criado metas a serem alcançadas como:  criação de indicadores de desempenho e treinamentos dos revendedores para buscar a solução/mitigação do problema principal.
id UTFPR-5_92823fd91a8b3246f3157ab833fb2727
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5637
network_acronym_str UTFPR-5
network_name_str Revista Gestão Industrial
repository_id_str
spelling Melhoria da qualidade do serviço logístico: aplicação de um método voltado à redução de devoluções em uma distribuidora de derivados de petróleo3.08.01.05-2 Garantia de Controle de Qualidadecomponentes logísticos; qualidade em serviços; devoluções.O mercado está se tornando cada vez mais competitivo, fazendo com que as empresas busquem vantagens que as auxiliem a alcançar satisfação e fidelização de seus clientes. Em empresas que atuam com distribuição, um dos problemas que influenciam tais objetivos é a devolução de mercadorias que, muitas vezes, acontece por causas relacionadas ao desempenho dos processos logísticos. Portanto, verifica-se a necessidade de melhorar a qualidade destes serviços, de forma a reduzir não-conformidades e aumentar a confiabilidade. Neste sentido, este trabalho objetivou a aplicação de um método voltado à melhoria na qualidade dos serviços logísticos e redução de desperdícios em uma distribuidora de derivados de petróleo, localizada no município de Belém-PA. A aplicação do método gerou o diagnóstico do processo obtendo o componente informação com principal índice de devolução, porém a  causa raiz emergencial de o “ não possui um sistema de qualidade rígido para inspeção de vasilhames não conformes” surgiu do componente logístico instalação, assim foram criado metas a serem alcançadas como:  criação de indicadores de desempenho e treinamentos dos revendedores para buscar a solução/mitigação do problema principal.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Beltrão, Aline MariaMartins, Vitor Willian Batista2018-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/563710.3895/gi.v13n3.5637Revista Gestão Industrial; v. 13, n. 3 (2017)1808-044810.3895/gi.v13n3reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/5637/5488Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-26T17:23:09Zoai:periodicos.utfpr:article/5637Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2018-10-26T17:23:09Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Melhoria da qualidade do serviço logístico: aplicação de um método voltado à redução de devoluções em uma distribuidora de derivados de petróleo
title Melhoria da qualidade do serviço logístico: aplicação de um método voltado à redução de devoluções em uma distribuidora de derivados de petróleo
spellingShingle Melhoria da qualidade do serviço logístico: aplicação de um método voltado à redução de devoluções em uma distribuidora de derivados de petróleo
Beltrão, Aline Maria
3.08.01.05-2 Garantia de Controle de Qualidade
componentes logísticos; qualidade em serviços; devoluções.
title_short Melhoria da qualidade do serviço logístico: aplicação de um método voltado à redução de devoluções em uma distribuidora de derivados de petróleo
title_full Melhoria da qualidade do serviço logístico: aplicação de um método voltado à redução de devoluções em uma distribuidora de derivados de petróleo
title_fullStr Melhoria da qualidade do serviço logístico: aplicação de um método voltado à redução de devoluções em uma distribuidora de derivados de petróleo
title_full_unstemmed Melhoria da qualidade do serviço logístico: aplicação de um método voltado à redução de devoluções em uma distribuidora de derivados de petróleo
title_sort Melhoria da qualidade do serviço logístico: aplicação de um método voltado à redução de devoluções em uma distribuidora de derivados de petróleo
author Beltrão, Aline Maria
author_facet Beltrão, Aline Maria
Martins, Vitor Willian Batista
author_role author
author2 Martins, Vitor Willian Batista
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Beltrão, Aline Maria
Martins, Vitor Willian Batista
dc.subject.por.fl_str_mv 3.08.01.05-2 Garantia de Controle de Qualidade
componentes logísticos; qualidade em serviços; devoluções.
topic 3.08.01.05-2 Garantia de Controle de Qualidade
componentes logísticos; qualidade em serviços; devoluções.
description O mercado está se tornando cada vez mais competitivo, fazendo com que as empresas busquem vantagens que as auxiliem a alcançar satisfação e fidelização de seus clientes. Em empresas que atuam com distribuição, um dos problemas que influenciam tais objetivos é a devolução de mercadorias que, muitas vezes, acontece por causas relacionadas ao desempenho dos processos logísticos. Portanto, verifica-se a necessidade de melhorar a qualidade destes serviços, de forma a reduzir não-conformidades e aumentar a confiabilidade. Neste sentido, este trabalho objetivou a aplicação de um método voltado à melhoria na qualidade dos serviços logísticos e redução de desperdícios em uma distribuidora de derivados de petróleo, localizada no município de Belém-PA. A aplicação do método gerou o diagnóstico do processo obtendo o componente informação com principal índice de devolução, porém a  causa raiz emergencial de o “ não possui um sistema de qualidade rígido para inspeção de vasilhames não conformes” surgiu do componente logístico instalação, assim foram criado metas a serem alcançadas como:  criação de indicadores de desempenho e treinamentos dos revendedores para buscar a solução/mitigação do problema principal.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/5637
10.3895/gi.v13n3.5637
url https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/5637
identifier_str_mv 10.3895/gi.v13n3.5637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/5637/5488
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão Industrial; v. 13, n. 3 (2017)
1808-0448
10.3895/gi.v13n3
reponame:Revista Gestão Industrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Gestão Industrial
collection Revista Gestão Industrial
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistagi@utfpr.edu.br
_version_ 1800237644078120960