TESTE DO MODELO MCNS-TRIZ EM UMA EMPRESA QUE DESENVOLVE SOFTWARE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Filho, Antonio Costa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Forcellini, Fernando Antonio, Pacheco, Roberto Carlos dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1276
Resumo: Aos empreendimentos que almejam liderança em tecnologia, a inovação sistemática permite rapidez e aceleração nos processos de trabalho, sendo que a evolução do próprio modelo de negócios é uma premissa básica ao sucesso de empresas que adotam essa estratégia. A Inovação Sistemática tem sua maior referência na Teoria para Resolução de Problemas Inventivos, conhecida internacionalmente pela sigla TRIZ. A metodologia utilizada neste trabalho é uma pesquisa experimental, com abordagem de pesquisa participante, para aplicação do método  denominado MCNS-TRIZ (Método para Concepção de Negócios Sustentáveis baseado em TRIZ). Esse método foi desenvolvido em tese de doutorado e faz uma importação dos conceitos da Teoria Triz, da área de inovação tecnológica para a área de negócios, agregando valor aos planos de negócios e ao planejamento estratégico. O objetivo da pesquisa foi transferir esse método inovador para a comunidade empresarial por meio do Modelo MCNS-TRIZ, que comporta o método e é baseado em gestão do conhecimento, contribuindo para a inovação na concepção do modelo de negócios com responsabilidade social e com foco na sustentabilidade organizacional. Os resultados conseguidos na aplicação em uma empresa desenvolvedora de software mostram que o Modelo MCNS-TRIZ auxilia na reflexão da visão de longo prazo centrada na responsabilidade social com foco na sustentabilidade, e que a pressão do curto prazo exerce efeito negativo na definição concreta dos objetivos de longo prazo. Esses resultados apresentam maior grau de intensidade em empreendimentos iniciantes, o caso testado possui essa característica.
id UTFPR-5_957dedc1cc335045630b0f934bbdcf4b
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1276
network_acronym_str UTFPR-5
network_name_str Revista Gestão Industrial
repository_id_str
spelling TESTE DO MODELO MCNS-TRIZ EM UMA EMPRESA QUE DESENVOLVE SOFTWAREGestão Estratégica e Organizacional;Gestã do Conhecimento; Engenharia de Produção Aos empreendimentos que almejam liderança em tecnologia, a inovação sistemática permite rapidez e aceleração nos processos de trabalho, sendo que a evolução do próprio modelo de negócios é uma premissa básica ao sucesso de empresas que adotam essa estratégia. A Inovação Sistemática tem sua maior referência na Teoria para Resolução de Problemas Inventivos, conhecida internacionalmente pela sigla TRIZ. A metodologia utilizada neste trabalho é uma pesquisa experimental, com abordagem de pesquisa participante, para aplicação do método  denominado MCNS-TRIZ (Método para Concepção de Negócios Sustentáveis baseado em TRIZ). Esse método foi desenvolvido em tese de doutorado e faz uma importação dos conceitos da Teoria Triz, da área de inovação tecnológica para a área de negócios, agregando valor aos planos de negócios e ao planejamento estratégico. O objetivo da pesquisa foi transferir esse método inovador para a comunidade empresarial por meio do Modelo MCNS-TRIZ, que comporta o método e é baseado em gestão do conhecimento, contribuindo para a inovação na concepção do modelo de negócios com responsabilidade social e com foco na sustentabilidade organizacional. Os resultados conseguidos na aplicação em uma empresa desenvolvedora de software mostram que o Modelo MCNS-TRIZ auxilia na reflexão da visão de longo prazo centrada na responsabilidade social com foco na sustentabilidade, e que a pressão do curto prazo exerce efeito negativo na definição concreta dos objetivos de longo prazo. Esses resultados apresentam maior grau de intensidade em empreendimentos iniciantes, o caso testado possui essa característica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Instituto StelaGomes Filho, Antonio CostaForcellini, Fernando AntonioPacheco, Roberto Carlos dos Santos2014-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/127610.3895/S1808-04482013000400002Revista Gestão Industrial; v. 9, n. 4 (2013)1808-044810.3895/S1808-044820130004reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1276/1151Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2014-02-21T19:10:54Zoai:periodicos.utfpr:article/1276Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2014-02-21T19:10:54Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv TESTE DO MODELO MCNS-TRIZ EM UMA EMPRESA QUE DESENVOLVE SOFTWARE
title TESTE DO MODELO MCNS-TRIZ EM UMA EMPRESA QUE DESENVOLVE SOFTWARE
spellingShingle TESTE DO MODELO MCNS-TRIZ EM UMA EMPRESA QUE DESENVOLVE SOFTWARE
Gomes Filho, Antonio Costa
Gestão Estratégica e Organizacional;Gestã do Conhecimento; Engenharia de Produção
title_short TESTE DO MODELO MCNS-TRIZ EM UMA EMPRESA QUE DESENVOLVE SOFTWARE
title_full TESTE DO MODELO MCNS-TRIZ EM UMA EMPRESA QUE DESENVOLVE SOFTWARE
title_fullStr TESTE DO MODELO MCNS-TRIZ EM UMA EMPRESA QUE DESENVOLVE SOFTWARE
title_full_unstemmed TESTE DO MODELO MCNS-TRIZ EM UMA EMPRESA QUE DESENVOLVE SOFTWARE
title_sort TESTE DO MODELO MCNS-TRIZ EM UMA EMPRESA QUE DESENVOLVE SOFTWARE
author Gomes Filho, Antonio Costa
author_facet Gomes Filho, Antonio Costa
Forcellini, Fernando Antonio
Pacheco, Roberto Carlos dos Santos
author_role author
author2 Forcellini, Fernando Antonio
Pacheco, Roberto Carlos dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Instituto Stela
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes Filho, Antonio Costa
Forcellini, Fernando Antonio
Pacheco, Roberto Carlos dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Estratégica e Organizacional;Gestã do Conhecimento; Engenharia de Produção
topic Gestão Estratégica e Organizacional;Gestã do Conhecimento; Engenharia de Produção
description Aos empreendimentos que almejam liderança em tecnologia, a inovação sistemática permite rapidez e aceleração nos processos de trabalho, sendo que a evolução do próprio modelo de negócios é uma premissa básica ao sucesso de empresas que adotam essa estratégia. A Inovação Sistemática tem sua maior referência na Teoria para Resolução de Problemas Inventivos, conhecida internacionalmente pela sigla TRIZ. A metodologia utilizada neste trabalho é uma pesquisa experimental, com abordagem de pesquisa participante, para aplicação do método  denominado MCNS-TRIZ (Método para Concepção de Negócios Sustentáveis baseado em TRIZ). Esse método foi desenvolvido em tese de doutorado e faz uma importação dos conceitos da Teoria Triz, da área de inovação tecnológica para a área de negócios, agregando valor aos planos de negócios e ao planejamento estratégico. O objetivo da pesquisa foi transferir esse método inovador para a comunidade empresarial por meio do Modelo MCNS-TRIZ, que comporta o método e é baseado em gestão do conhecimento, contribuindo para a inovação na concepção do modelo de negócios com responsabilidade social e com foco na sustentabilidade organizacional. Os resultados conseguidos na aplicação em uma empresa desenvolvedora de software mostram que o Modelo MCNS-TRIZ auxilia na reflexão da visão de longo prazo centrada na responsabilidade social com foco na sustentabilidade, e que a pressão do curto prazo exerce efeito negativo na definição concreta dos objetivos de longo prazo. Esses resultados apresentam maior grau de intensidade em empreendimentos iniciantes, o caso testado possui essa característica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1276
10.3895/S1808-04482013000400002
url https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1276
identifier_str_mv 10.3895/S1808-04482013000400002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1276/1151
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão Industrial; v. 9, n. 4 (2013)
1808-0448
10.3895/S1808-044820130004
reponame:Revista Gestão Industrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Gestão Industrial
collection Revista Gestão Industrial
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistagi@utfpr.edu.br
_version_ 1800237641632841728