Inovação sistemática com responsabilidade social nos empreendimentos de base tecnológica: o modelo MCNS-TRIZ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Filho, Antonio Costa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93925
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2010
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spelling Inovação sistemática com responsabilidade social nos empreendimentos de base tecnológica: o modelo MCNS-TRIZGestão do conhecimentoResponsabilidade socialEmpresas de base tecnológicaNegociosModelosCapital intelectualTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2010A Gestão do Conhecimento pressupõe o compartilhamento e a externalização de idéias propostas pelo capital intelectual das organizações, que, por sua vez, possibilitam a criação de novos conhecimentos que se traduzem em vantagem competitiva. Se a produtividade é uma preocupação do sistema empresa em seu ambiente interno, a competitividade é uma preocupação advinda do sistema externo ao microambiente empresarial. Dessa forma, a Inteligência Competitiva possibilita ir além da definição de estratégias, auxiliando na competitividade empresarial numa gestão pró-ativa. Para os empreendimentos que almejam liderança em tecnologia, a inovação sistemática permite rapidez e aceleração nos processos, no entanto, a inovação deve vir acompanhada de responsabilidade social, em reação a uma exigência da sociedade voltada para o Desenvolvimento Econômico Sustentável. A carência de um método que permita integrar o Capital Intelectual, a Gestão do Conhecimento, a Inteligência Competitiva aos modelos de negócios que permitam a inovação com responsabilidade social com vistas à sustentabilidade do negócio, aumentando o ciclo de vida e tornando o empreendimento perene no tempo na Sociedade do Conhecimento, levou o autor a propor o Método MCNS-TRIZ. Este é composto por 43 Princípios e permite conceber soluções criativas para os Modelos de Negócios, respeitando as expectativas dos diversos stakeholders, e de forma a atender a todos de uma maneira equilibrada, evitando soluções de compromisso. A aplicação se fez em um teste piloto e esse método foi inserido em um modelo conceitual e aplicado à criação de empreendimentos de base tecnológica, sendo útil na criação de modelos de negócios sustentáveis em sua fase de concepção. O modelo conceitual denominado de Modelo MCNS-TRIZ foi descrito em forma de modelagem de processos, sendo composto por três fases: idéia, método e modelo de negócios. Todas as fases incluem atividades e tarefas, num total de seis atividades e dezesseis tarefas. A verificação do modelo MCNS-TRIZ foi feita em dois estudos de caso, o caso número 1 com nível elevado de abstração, cuja seleção respeitou o Princípio da Idéia Inovadora, o caso número 2 com nível baixo de abstração, que respeitou o Princípio da Marca. Os resultados comprovaram a viabilidade técnica de aplicação do modelo e a necessidade de ajustes para aplicação a outros casos.A Gestão do Conhecimento pressupõe o compartilhamento e a externalização de idéias propostas pelo capital intelectual das organizações, que, por sua vez, possibilitam a criação de novos conhecimentos que se traduzem em vantagem competitiva. Se a produtividade é uma preocupação do sistema empresa em seu ambiente interno, a competitividade é uma preocupação advinda do sistema externo ao microambiente empresarial. Dessa forma, a Inteligência Competitiva possibilita ir além da definição de estratégias, auxiliando na competitividade empresarial numa gestão pró-ativa. Para os empreendimentos que almejam liderança em tecnologia, a inovação sistemática permite rapidez e aceleração nos processos, no entanto, a inovação deve vir acompanhada de responsabilidade social, em reação a uma exigência da sociedade voltada para o Desenvolvimento Econômico Sustentável. A carência de um método que permita integrar o Capital Intelectual, a Gestão do Conhecimento, a Inteligência Competitiva aos modelos de negócios que permitam a inovação com responsabilidade social com vistas à sustentabilidade do negócio, aumentando o ciclo de vida e tornando o empreendimento perene no tempo na Sociedade do Conhecimento, levou o autor a propor o Método MCNS-TRIZ. Este é composto por 43 Princípios e permite conceber soluções criativas para os Modelos de Negócios, respeitando as expectativas dos diversos stakeholders, e de forma a atender a todos de uma maneira equilibrada, evitando soluções de compromisso. A aplicação se fez em um teste piloto e esse método foi inserido em um modelo conceitual e aplicado à criação de empreendimentos de base tecnológica, sendo útil na criação de modelos de negócios sustentáveis em sua fase de concepção. O modelo conceitual denominado de Modelo MCNS-TRIZ foi descrito em forma de modelagem de processos, sendo composto por três fases: idéia, método e modelo de negócios. Todas as fases incluem atividades e tarefas, num total de seis atividades e dezesseis tarefas. A verificação do modelo MCNS-TRIZ foi feita em dois estudos de caso, o caso número 1 com nível elevado de abstração, cuja seleção respeitou o Princípio da Idéia Inovadora, o caso número 2 com nível baixo de abstração, que respeitou o Princípio da Marca. Os resultados comprovaram a viabilidade técnica de aplicação do modelo e a necessidade de ajustes para aplicação a outros casos.The Knowledge Management's presupposes the sharing and the declaration of ideas proposed by the Intellectual Capital of the organizations, that, for your time, making possible the creation of new knowledge that are translated in competitive advantage. If the productivity is a concern of the system company in your internal environment, the competitiveness is a concern from of the external system entrepreneurial. In that way, the Competitive Intelligence makes possible to go besides the definition of strategies, aiding in the managerial competitiveness to up administration for-active. For the enterprises that long for leadership in technology, the systematic innovation allows speed and acceleration in the processes; however, the innovation should come accompanied of social responsibility, in reaction to a demand of the society to the Maintainable Economical Development's. The lack of a method that allows to integrate the Intellectual Capital, the Knowledge Management's, the Competitive Intelligence to the models of businesses that allow the innovation with social responsibility with views to maintainable business's, increasing the life cycle and turning the perennial enterprise in the age in the Society of the Knowledge's are reasons in that the author of thesis propose the Method MCNS-TRIZ. That method is composed by 43 principles and its allows to conceive creative solutions for the Models of Businesses, respecting the expectations of the several stakeholders, and in way to assist all in a balanced way, avoiding commitment solutions. That application was in a pilot test and that method was inserted in a conceptual framework and applied to the creation of enterprises of technological base, being useful in the creation of models of maintainable businesses in your conception phase. The conceptual framework was called MCNS-TRIZ Model and was described in form of modeling of processes, being composed for three phases: idealizes method and model of businesses. All the phases included activities and tasks, in the total; they were defined six activities and sixteen tasks. The verification of the MCNS-TRIZ Model was made in two case studies, the case number 1 with high level of abstraction, whose selection respected the Principle of the Innovative Idea, the case number 2 with low level of abstraction that respected the Principle of the Brand. The results proved the technical viability of application of the model and the need of fittings for application the other cases.Forcellini, Fernando AntonioUniversidade Federal de Santa CatarinaGomes Filho, Antonio Costa2012-10-25T04:44:38Z2012-10-25T04:44:38Z2012-10-25T04:44:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis285 p.| il., grafs., tabs.application/pdf282470http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93925porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T19:31:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93925Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T19:31:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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