A IMPORTÂNCIA DA MARCA DE CERTIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NA INDÚSTRIA DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO PADRONIZADAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/506 |
Resumo: | O presente artigo objetiva retratar um panorama geral acerca da conceituação de “marca”, bem como estudar os contornos da adoção de uma estratégia de marketing através do uso da “marca de certificação”. O estudo aborda, ainda, a relevância da adoção de marcas de certificação na indústria de construção civil, mais especificamente nas indústrias fabricantes de esquadrias de alumínio padronizadas. Nesse contexto, destaca o potencial da AFEAL como instituição capaz de cumprir satisfatoriamente a função de criação e gestão da marca. O intuito da proposta é o de que a marca de certificação funcione como garantia de valor aos produtos oferecidos pelos fabricantes deste segmento. Assim, este estudo buscará não somente abordar o “estado da arte” do marketing, conceituando os tipos de marcas e demonstrando a importância potencial da marca de certificação concedida pela AFEAL, mas também apresentar o “estado das práticas” das marcas de certificação como estratégia de marketing, ilustrando a hipótese estudada através da análise do caso da Associação Brasileira das Indústrias de Café (ABIC). |
id |
UTFPR-5_9638d673f38f2734686d37347714477b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/506 |
network_acronym_str |
UTFPR-5 |
network_name_str |
Revista Gestão Industrial |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPORTÂNCIA DA MARCA DE CERTIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NA INDÚSTRIA DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO PADRONIZADASO presente artigo objetiva retratar um panorama geral acerca da conceituação de “marca”, bem como estudar os contornos da adoção de uma estratégia de marketing através do uso da “marca de certificação”. O estudo aborda, ainda, a relevância da adoção de marcas de certificação na indústria de construção civil, mais especificamente nas indústrias fabricantes de esquadrias de alumínio padronizadas. Nesse contexto, destaca o potencial da AFEAL como instituição capaz de cumprir satisfatoriamente a função de criação e gestão da marca. O intuito da proposta é o de que a marca de certificação funcione como garantia de valor aos produtos oferecidos pelos fabricantes deste segmento. Assim, este estudo buscará não somente abordar o “estado da arte” do marketing, conceituando os tipos de marcas e demonstrando a importância potencial da marca de certificação concedida pela AFEAL, mas também apresentar o “estado das práticas” das marcas de certificação como estratégia de marketing, ilustrando a hipótese estudada através da análise do caso da Associação Brasileira das Indústrias de Café (ABIC).Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Gomes, Celso da SilvaQuelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves2010-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/50610.3895/S1808-04482010000100004Revista Gestão Industrial; v. 6, n. 1 (2010)1808-044810.3895/S1808-044820100001reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/506/453Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2010-06-18T20:32:21Zoai:periodicos.utfpr:article/506Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2010-06-18T20:32:21Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DA MARCA DE CERTIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NA INDÚSTRIA DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO PADRONIZADAS |
title |
A IMPORTÂNCIA DA MARCA DE CERTIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NA INDÚSTRIA DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO PADRONIZADAS |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DA MARCA DE CERTIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NA INDÚSTRIA DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO PADRONIZADAS Gomes, Celso da Silva |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DA MARCA DE CERTIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NA INDÚSTRIA DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO PADRONIZADAS |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DA MARCA DE CERTIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NA INDÚSTRIA DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO PADRONIZADAS |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DA MARCA DE CERTIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NA INDÚSTRIA DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO PADRONIZADAS |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DA MARCA DE CERTIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NA INDÚSTRIA DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO PADRONIZADAS |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DA MARCA DE CERTIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NA INDÚSTRIA DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO PADRONIZADAS |
author |
Gomes, Celso da Silva |
author_facet |
Gomes, Celso da Silva Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Celso da Silva Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves |
description |
O presente artigo objetiva retratar um panorama geral acerca da conceituação de “marca”, bem como estudar os contornos da adoção de uma estratégia de marketing através do uso da “marca de certificação”. O estudo aborda, ainda, a relevância da adoção de marcas de certificação na indústria de construção civil, mais especificamente nas indústrias fabricantes de esquadrias de alumínio padronizadas. Nesse contexto, destaca o potencial da AFEAL como instituição capaz de cumprir satisfatoriamente a função de criação e gestão da marca. O intuito da proposta é o de que a marca de certificação funcione como garantia de valor aos produtos oferecidos pelos fabricantes deste segmento. Assim, este estudo buscará não somente abordar o “estado da arte” do marketing, conceituando os tipos de marcas e demonstrando a importância potencial da marca de certificação concedida pela AFEAL, mas também apresentar o “estado das práticas” das marcas de certificação como estratégia de marketing, ilustrando a hipótese estudada através da análise do caso da Associação Brasileira das Indústrias de Café (ABIC). |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/506 10.3895/S1808-04482010000100004 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/506 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1808-04482010000100004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/506/453 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial; v. 6, n. 1 (2010) 1808-0448 10.3895/S1808-044820100001 reponame:Revista Gestão Industrial instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Gestão Industrial |
collection |
Revista Gestão Industrial |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistagi@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800237643637719040 |