ESTUDO DE SIMULAÇÃO DA RECONFIGURAÇÃO DO LAYOUT LOGÍSTICO PARA REDUÇÃO DE CUSTOS E ELIMINAÇÃO DE GARGALOS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/2822 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo de caso de mudança de layout nas operações logísticas de uma empresa do setor industrial e da simulação de cenários, com seus impactos e propostas de soluções. Devido ao compartilhamento de recursos no processo de carregamento e descarregamento em uma das plantas da empresa, o tempo que cada veículo permanece dentro da unidade (TPV) estava excessivamente alto, impactando no prazo de atendimento ao cliente e gerando volumosos gastos com o pagamento de diárias às transportadoras em função deste tempo elevado, cenário este que poderia piorar consideravelmente devido à expectativa de crescimento da produção para os próximos anos. Assim, a finalidade deste estudo é definir através da simulação qual a melhor configuração dos fluxos inbound e outbound para suportar o crescimento projetado de vendas/operações nos próximos cinco anos e reduzir o tempo de permanência dos veículos dentro planta. Através da simulação, foi possível desenvolver alguns cenários com mudanças de layouts e também com a adição de novos recursos, que geraram reduções de até 70% no TPV e consequentemente nos gastos com diárias, tendo este trabalho como resultado uma série de recomendações para a melhoria da operação. |
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ESTUDO DE SIMULAÇÃO DA RECONFIGURAÇÃO DO LAYOUT LOGÍSTICO PARA REDUÇÃO DE CUSTOS E ELIMINAÇÃO DE GARGALOSEste artigo apresenta um estudo de caso de mudança de layout nas operações logísticas de uma empresa do setor industrial e da simulação de cenários, com seus impactos e propostas de soluções. Devido ao compartilhamento de recursos no processo de carregamento e descarregamento em uma das plantas da empresa, o tempo que cada veículo permanece dentro da unidade (TPV) estava excessivamente alto, impactando no prazo de atendimento ao cliente e gerando volumosos gastos com o pagamento de diárias às transportadoras em função deste tempo elevado, cenário este que poderia piorar consideravelmente devido à expectativa de crescimento da produção para os próximos anos. Assim, a finalidade deste estudo é definir através da simulação qual a melhor configuração dos fluxos inbound e outbound para suportar o crescimento projetado de vendas/operações nos próximos cinco anos e reduzir o tempo de permanência dos veículos dentro planta. Através da simulação, foi possível desenvolver alguns cenários com mudanças de layouts e também com a adição de novos recursos, que geraram reduções de até 70% no TPV e consequentemente nos gastos com diárias, tendo este trabalho como resultado uma série de recomendações para a melhoria da operação.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Bovo, Daniel2015-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/282210.3895/gi.v11n3.2822Revista Gestão Industrial; v. 11, n. 3 (2015)1808-044810.3895/gi.v11n3reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/2822/2202Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-01T14:03:38Zoai:periodicos.utfpr:article/2822Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2015-10-01T14:03:38Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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