ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO:ESTUDO DE CASOS EM EMPRESAS DO SETOR DE SOFTWARE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Mariana Ribeiro
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Machado, André Gustavo Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1102
Resumo: O impacto da competitividade global fez empresas dedicarem tempo às estratégias de inovação para diferenciar-se de seus competidores. Em um setor de alta competitividade e sem barreiras geográficas como o de software, as estratégias de inovação vêm ganhando continuadamente mais espaço. Este estudo objetivou analisar as estratégias de inovação praticadas por empresas de software na cidade de João Pessoa sob a ótica de classificação proposta por Freeman e Soete (2006). Através da metodologia de Estudo de Caso, as técnicas empregadas para o colhimento de dados foram a entrevista semi-estruturada, observação e documentos referenciais ao processo. Ademais, foi realizado o estudo de casos múltiplos em três empresas através de análise cruzada, comparando as ações das empresas entre si através do estabelecimento de três categorias: estratégias, funções técnicas e habilitadores. Para identificar qual estratégia é adotada por cada empresa, foi elaborado um Quadro de Funções Técnicas e atribuídas notas aos desempenhos de cada função. Comparando as notas atribuídas às empresas com notas atribuídas por Freeman e Soete (2006), foi identificado que a empresa A adota uma Estratégia Ofensiva, em que o objetivo principal da empresa é explorar, mais rápido do que os concorrentes, as novas possibilidades e oportunidades. A empresa B adota uma estratégia Oportunista, em que a organização busca atuar em nichos de mercado, sem concorrentes. A empresa C, por sua vez, adota uma estratégia Imitativa, em que a empresa só investe em uma inovação que foi previamente analisada e também bem aceita pelo mercado através de produtos de seus concorrentes.
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