ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO:ESTUDO DE CASOS EM EMPRESAS DO SETOR DE SOFTWARE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1102 |
Resumo: | O impacto da competitividade global fez empresas dedicarem tempo às estratégias de inovação para diferenciar-se de seus competidores. Em um setor de alta competitividade e sem barreiras geográficas como o de software, as estratégias de inovação vêm ganhando continuadamente mais espaço. Este estudo objetivou analisar as estratégias de inovação praticadas por empresas de software na cidade de João Pessoa sob a ótica de classificação proposta por Freeman e Soete (2006). Através da metodologia de Estudo de Caso, as técnicas empregadas para o colhimento de dados foram a entrevista semi-estruturada, observação e documentos referenciais ao processo. Ademais, foi realizado o estudo de casos múltiplos em três empresas através de análise cruzada, comparando as ações das empresas entre si através do estabelecimento de três categorias: estratégias, funções técnicas e habilitadores. Para identificar qual estratégia é adotada por cada empresa, foi elaborado um Quadro de Funções Técnicas e atribuídas notas aos desempenhos de cada função. Comparando as notas atribuídas às empresas com notas atribuídas por Freeman e Soete (2006), foi identificado que a empresa A adota uma Estratégia Ofensiva, em que o objetivo principal da empresa é explorar, mais rápido do que os concorrentes, as novas possibilidades e oportunidades. A empresa B adota uma estratégia Oportunista, em que a organização busca atuar em nichos de mercado, sem concorrentes. A empresa C, por sua vez, adota uma estratégia Imitativa, em que a empresa só investe em uma inovação que foi previamente analisada e também bem aceita pelo mercado através de produtos de seus concorrentes. |
id |
UTFPR-5_a53e61ac58cab1e4b93de280fea27efd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/1102 |
network_acronym_str |
UTFPR-5 |
network_name_str |
Revista Gestão Industrial |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO:ESTUDO DE CASOS EM EMPRESAS DO SETOR DE SOFTWAREGestão do conhecimento organizacional; Gestão da InovaçãoO impacto da competitividade global fez empresas dedicarem tempo às estratégias de inovação para diferenciar-se de seus competidores. Em um setor de alta competitividade e sem barreiras geográficas como o de software, as estratégias de inovação vêm ganhando continuadamente mais espaço. Este estudo objetivou analisar as estratégias de inovação praticadas por empresas de software na cidade de João Pessoa sob a ótica de classificação proposta por Freeman e Soete (2006). Através da metodologia de Estudo de Caso, as técnicas empregadas para o colhimento de dados foram a entrevista semi-estruturada, observação e documentos referenciais ao processo. Ademais, foi realizado o estudo de casos múltiplos em três empresas através de análise cruzada, comparando as ações das empresas entre si através do estabelecimento de três categorias: estratégias, funções técnicas e habilitadores. Para identificar qual estratégia é adotada por cada empresa, foi elaborado um Quadro de Funções Técnicas e atribuídas notas aos desempenhos de cada função. Comparando as notas atribuídas às empresas com notas atribuídas por Freeman e Soete (2006), foi identificado que a empresa A adota uma Estratégia Ofensiva, em que o objetivo principal da empresa é explorar, mais rápido do que os concorrentes, as novas possibilidades e oportunidades. A empresa B adota uma estratégia Oportunista, em que a organização busca atuar em nichos de mercado, sem concorrentes. A empresa C, por sua vez, adota uma estratégia Imitativa, em que a empresa só investe em uma inovação que foi previamente analisada e também bem aceita pelo mercado através de produtos de seus concorrentes. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Monteiro, Mariana RibeiroMachado, André Gustavo Carvalho2013-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/110210.3895/S1808-04482013000100010Revista Gestão Industrial; v. 9, n. 1 (2013)1808-044810.3895/S1808-044820130001reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1102/999https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/1102/132Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-23T16:48:59Zoai:periodicos.utfpr:article/1102Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2013-05-23T16:48:59Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO:ESTUDO DE CASOS EM EMPRESAS DO SETOR DE SOFTWARE |
title |
ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO:ESTUDO DE CASOS EM EMPRESAS DO SETOR DE SOFTWARE |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO:ESTUDO DE CASOS EM EMPRESAS DO SETOR DE SOFTWARE Monteiro, Mariana Ribeiro Gestão do conhecimento organizacional; Gestão da Inovação |
title_short |
ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO:ESTUDO DE CASOS EM EMPRESAS DO SETOR DE SOFTWARE |
title_full |
ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO:ESTUDO DE CASOS EM EMPRESAS DO SETOR DE SOFTWARE |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO:ESTUDO DE CASOS EM EMPRESAS DO SETOR DE SOFTWARE |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO:ESTUDO DE CASOS EM EMPRESAS DO SETOR DE SOFTWARE |
title_sort |
ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO:ESTUDO DE CASOS EM EMPRESAS DO SETOR DE SOFTWARE |
author |
Monteiro, Mariana Ribeiro |
author_facet |
Monteiro, Mariana Ribeiro Machado, André Gustavo Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Machado, André Gustavo Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Mariana Ribeiro Machado, André Gustavo Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento organizacional; Gestão da Inovação |
topic |
Gestão do conhecimento organizacional; Gestão da Inovação |
description |
O impacto da competitividade global fez empresas dedicarem tempo às estratégias de inovação para diferenciar-se de seus competidores. Em um setor de alta competitividade e sem barreiras geográficas como o de software, as estratégias de inovação vêm ganhando continuadamente mais espaço. Este estudo objetivou analisar as estratégias de inovação praticadas por empresas de software na cidade de João Pessoa sob a ótica de classificação proposta por Freeman e Soete (2006). Através da metodologia de Estudo de Caso, as técnicas empregadas para o colhimento de dados foram a entrevista semi-estruturada, observação e documentos referenciais ao processo. Ademais, foi realizado o estudo de casos múltiplos em três empresas através de análise cruzada, comparando as ações das empresas entre si através do estabelecimento de três categorias: estratégias, funções técnicas e habilitadores. Para identificar qual estratégia é adotada por cada empresa, foi elaborado um Quadro de Funções Técnicas e atribuídas notas aos desempenhos de cada função. Comparando as notas atribuídas às empresas com notas atribuídas por Freeman e Soete (2006), foi identificado que a empresa A adota uma Estratégia Ofensiva, em que o objetivo principal da empresa é explorar, mais rápido do que os concorrentes, as novas possibilidades e oportunidades. A empresa B adota uma estratégia Oportunista, em que a organização busca atuar em nichos de mercado, sem concorrentes. A empresa C, por sua vez, adota uma estratégia Imitativa, em que a empresa só investe em uma inovação que foi previamente analisada e também bem aceita pelo mercado através de produtos de seus concorrentes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1102 10.3895/S1808-04482013000100010 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1102 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1808-04482013000100010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1102/999 https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/1102/132 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial; v. 9, n. 1 (2013) 1808-0448 10.3895/S1808-044820130001 reponame:Revista Gestão Industrial instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Gestão Industrial |
collection |
Revista Gestão Industrial |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistagi@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800237644971507712 |