ANÁLISE DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: ESTUDO EM UMA CERÂMICA CATARINENSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabelo, Edilson Citadin
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Uhlmann, Vivian Osmari, Pfitscher, Elisete Dahmer, Borgert, Altair
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/830
Resumo:  Este artigo apresenta um estudo referente à constante busca por soluções ligadas a sustentabilidade ambiental, principalmente o consumo e tratamento da água, bem como, o reaproveitamento de resíduos industriais cerâmicos. Busca-se neste sentido, uma relação entre desenvolvimento sustentável e o baixo custo. Este trabalho está focado em o aproveitamento da água e dos rejeitos, visto que, atualmente, alguns empresários perceberam que podem contribuir para a preservação do meio ambiente, utilizando os resíduos da produção. Descobriram uma oportunidade para alavancar seus lucros de maneira significativa, e de certa forma, obter uma nova fonte de renda. Os dados pesquisados foram coletados junto à engenharia de produção de uma indústria cerâmica Catarinense. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo, com abordagem predominantemente qualitativa, cujo objetivo é analisar a sustentabilidade ambiental de uma empresa do ramo cerâmico catarinense, bem como as medidas tomadas por esta empresa para a proteção ambiental e segurança da população em geral, em termos de contaminação da água. A racionalização de consumo de água e resíduos cerâmicos deve ser acrescida por estratégias de reutilização e preservação ambiental, evitando, com isto, impactos ambientais. A análise de sustentabilidade aponta que a Cerâmica Catarina, objeto de estudo, apresenta um índice em torno de 43%, o qual é considerado como um desempenho ambiental fraco “deficitário”, e que pode estar causando danos ao meio ambiente. Como resultado final, conclui-se que a empresa em questão necessita elaborar um planejamento estratégico para sanar este baixo índice de sustentabilidade.  
id UTFPR-5_b305979b653a9a407534dd879729774c
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/830
network_acronym_str UTFPR-5
network_name_str Revista Gestão Industrial
repository_id_str
spelling ANÁLISE DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: ESTUDO EM UMA CERÂMICA CATARINENSEG Ambiental dos Processos Produtivos; Sustentabilidade e RS  Este artigo apresenta um estudo referente à constante busca por soluções ligadas a sustentabilidade ambiental, principalmente o consumo e tratamento da água, bem como, o reaproveitamento de resíduos industriais cerâmicos. Busca-se neste sentido, uma relação entre desenvolvimento sustentável e o baixo custo. Este trabalho está focado em o aproveitamento da água e dos rejeitos, visto que, atualmente, alguns empresários perceberam que podem contribuir para a preservação do meio ambiente, utilizando os resíduos da produção. Descobriram uma oportunidade para alavancar seus lucros de maneira significativa, e de certa forma, obter uma nova fonte de renda. Os dados pesquisados foram coletados junto à engenharia de produção de uma indústria cerâmica Catarinense. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo, com abordagem predominantemente qualitativa, cujo objetivo é analisar a sustentabilidade ambiental de uma empresa do ramo cerâmico catarinense, bem como as medidas tomadas por esta empresa para a proteção ambiental e segurança da população em geral, em termos de contaminação da água. A racionalização de consumo de água e resíduos cerâmicos deve ser acrescida por estratégias de reutilização e preservação ambiental, evitando, com isto, impactos ambientais. A análise de sustentabilidade aponta que a Cerâmica Catarina, objeto de estudo, apresenta um índice em torno de 43%, o qual é considerado como um desempenho ambiental fraco “deficitário”, e que pode estar causando danos ao meio ambiente. Como resultado final, conclui-se que a empresa em questão necessita elaborar um planejamento estratégico para sanar este baixo índice de sustentabilidade.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Rabelo, Edilson CitadinUhlmann, Vivian OsmariPfitscher, Elisete DahmerBorgert, Altair2012-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/83010.3895/S1808-04482011000400012Revista Gestão Industrial; v. 7, n. 4 (2011)1808-044810.3895/S1808-044820110004reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/830/773Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-17T18:21:55Zoai:periodicos.utfpr:article/830Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2012-01-17T18:21:55Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: ESTUDO EM UMA CERÂMICA CATARINENSE
title ANÁLISE DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: ESTUDO EM UMA CERÂMICA CATARINENSE
spellingShingle ANÁLISE DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: ESTUDO EM UMA CERÂMICA CATARINENSE
Rabelo, Edilson Citadin
G Ambiental dos Processos Produtivos; Sustentabilidade e RS
title_short ANÁLISE DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: ESTUDO EM UMA CERÂMICA CATARINENSE
title_full ANÁLISE DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: ESTUDO EM UMA CERÂMICA CATARINENSE
title_fullStr ANÁLISE DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: ESTUDO EM UMA CERÂMICA CATARINENSE
title_full_unstemmed ANÁLISE DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: ESTUDO EM UMA CERÂMICA CATARINENSE
title_sort ANÁLISE DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: ESTUDO EM UMA CERÂMICA CATARINENSE
author Rabelo, Edilson Citadin
author_facet Rabelo, Edilson Citadin
Uhlmann, Vivian Osmari
Pfitscher, Elisete Dahmer
Borgert, Altair
author_role author
author2 Uhlmann, Vivian Osmari
Pfitscher, Elisete Dahmer
Borgert, Altair
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rabelo, Edilson Citadin
Uhlmann, Vivian Osmari
Pfitscher, Elisete Dahmer
Borgert, Altair
dc.subject.por.fl_str_mv G Ambiental dos Processos Produtivos; Sustentabilidade e RS
topic G Ambiental dos Processos Produtivos; Sustentabilidade e RS
description  Este artigo apresenta um estudo referente à constante busca por soluções ligadas a sustentabilidade ambiental, principalmente o consumo e tratamento da água, bem como, o reaproveitamento de resíduos industriais cerâmicos. Busca-se neste sentido, uma relação entre desenvolvimento sustentável e o baixo custo. Este trabalho está focado em o aproveitamento da água e dos rejeitos, visto que, atualmente, alguns empresários perceberam que podem contribuir para a preservação do meio ambiente, utilizando os resíduos da produção. Descobriram uma oportunidade para alavancar seus lucros de maneira significativa, e de certa forma, obter uma nova fonte de renda. Os dados pesquisados foram coletados junto à engenharia de produção de uma indústria cerâmica Catarinense. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo, com abordagem predominantemente qualitativa, cujo objetivo é analisar a sustentabilidade ambiental de uma empresa do ramo cerâmico catarinense, bem como as medidas tomadas por esta empresa para a proteção ambiental e segurança da população em geral, em termos de contaminação da água. A racionalização de consumo de água e resíduos cerâmicos deve ser acrescida por estratégias de reutilização e preservação ambiental, evitando, com isto, impactos ambientais. A análise de sustentabilidade aponta que a Cerâmica Catarina, objeto de estudo, apresenta um índice em torno de 43%, o qual é considerado como um desempenho ambiental fraco “deficitário”, e que pode estar causando danos ao meio ambiente. Como resultado final, conclui-se que a empresa em questão necessita elaborar um planejamento estratégico para sanar este baixo índice de sustentabilidade.  
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/830
10.3895/S1808-04482011000400012
url https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/830
identifier_str_mv 10.3895/S1808-04482011000400012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/830/773
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão Industrial; v. 7, n. 4 (2011)
1808-0448
10.3895/S1808-044820110004
reponame:Revista Gestão Industrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Gestão Industrial
collection Revista Gestão Industrial
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistagi@utfpr.edu.br
_version_ 1800237642138255360