SIMULAÇÃO DO TRANSPORTE DE MINÉRIO DE FERRO NA HIDROVIA DO ARAGUAIA-TOCANTINS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/577 |
Resumo: | No Estado do Pará, inúmeras alternativas de transporte vêm sendo desenvolvidas. Destaca-se o transporte multimodal de minério de ferro pelo rio Tocantins. A carga, transportada em larga escala através do modal hidroviário, sofre transbordo rodoviário por um trecho de apenas quatro quilômetros, na cidade de Tucuruí, em função do barramento do rio, decorrente da hidrelétrica. Este trabalho propõe-se à aplicação de modelagem e simulação para o diagnóstico e análise deste sistema de transporte multimodal. Inicialmente, é construído um arcabouço teórico, referente ao contexto do sistema de transporte, à modelagem e à simulação. Em seguida, são estruturados os modelos conceitual e computacional do sistema. Com o modelo computacional estruturado, são realizadas análises de sensibilidades, através de alterações nos valores de variáveis de entrada pré-determinadas. Por fim, são apresentadas sugestões e recomendações para eventuais aprofundamentos desta pesquisa. |
id |
UTFPR-5_c3fa148bd3e86dddd9d039d28b4cb346 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/577 |
network_acronym_str |
UTFPR-5 |
network_name_str |
Revista Gestão Industrial |
repository_id_str |
|
spelling |
SIMULAÇÃO DO TRANSPORTE DE MINÉRIO DE FERRO NA HIDROVIA DO ARAGUAIA-TOCANTINSNo Estado do Pará, inúmeras alternativas de transporte vêm sendo desenvolvidas. Destaca-se o transporte multimodal de minério de ferro pelo rio Tocantins. A carga, transportada em larga escala através do modal hidroviário, sofre transbordo rodoviário por um trecho de apenas quatro quilômetros, na cidade de Tucuruí, em função do barramento do rio, decorrente da hidrelétrica. Este trabalho propõe-se à aplicação de modelagem e simulação para o diagnóstico e análise deste sistema de transporte multimodal. Inicialmente, é construído um arcabouço teórico, referente ao contexto do sistema de transporte, à modelagem e à simulação. Em seguida, são estruturados os modelos conceitual e computacional do sistema. Com o modelo computacional estruturado, são realizadas análises de sensibilidades, através de alterações nos valores de variáveis de entrada pré-determinadas. Por fim, são apresentadas sugestões e recomendações para eventuais aprofundamentos desta pesquisa.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CNPqLopes, Halen dos SantosCarmo, Breno Barros Telles doDutra, Nadja Glheuca da SilvaPontes, Heráclito Lopes Jaguaribe2011-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/57710.3895/S1808-04482011000100003Revista Gestão Industrial; v. 7, n. 1 (2011)1808-044810.3895/S1808-044820110001reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/577/640Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2011-04-15T15:29:09Zoai:periodicos.utfpr:article/577Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2011-04-15T15:29:09Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SIMULAÇÃO DO TRANSPORTE DE MINÉRIO DE FERRO NA HIDROVIA DO ARAGUAIA-TOCANTINS |
title |
SIMULAÇÃO DO TRANSPORTE DE MINÉRIO DE FERRO NA HIDROVIA DO ARAGUAIA-TOCANTINS |
spellingShingle |
SIMULAÇÃO DO TRANSPORTE DE MINÉRIO DE FERRO NA HIDROVIA DO ARAGUAIA-TOCANTINS Lopes, Halen dos Santos |
title_short |
SIMULAÇÃO DO TRANSPORTE DE MINÉRIO DE FERRO NA HIDROVIA DO ARAGUAIA-TOCANTINS |
title_full |
SIMULAÇÃO DO TRANSPORTE DE MINÉRIO DE FERRO NA HIDROVIA DO ARAGUAIA-TOCANTINS |
title_fullStr |
SIMULAÇÃO DO TRANSPORTE DE MINÉRIO DE FERRO NA HIDROVIA DO ARAGUAIA-TOCANTINS |
title_full_unstemmed |
SIMULAÇÃO DO TRANSPORTE DE MINÉRIO DE FERRO NA HIDROVIA DO ARAGUAIA-TOCANTINS |
title_sort |
SIMULAÇÃO DO TRANSPORTE DE MINÉRIO DE FERRO NA HIDROVIA DO ARAGUAIA-TOCANTINS |
author |
Lopes, Halen dos Santos |
author_facet |
Lopes, Halen dos Santos Carmo, Breno Barros Telles do Dutra, Nadja Glheuca da Silva Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe |
author_role |
author |
author2 |
Carmo, Breno Barros Telles do Dutra, Nadja Glheuca da Silva Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Halen dos Santos Carmo, Breno Barros Telles do Dutra, Nadja Glheuca da Silva Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
No Estado do Pará, inúmeras alternativas de transporte vêm sendo desenvolvidas. Destaca-se o transporte multimodal de minério de ferro pelo rio Tocantins. A carga, transportada em larga escala através do modal hidroviário, sofre transbordo rodoviário por um trecho de apenas quatro quilômetros, na cidade de Tucuruí, em função do barramento do rio, decorrente da hidrelétrica. Este trabalho propõe-se à aplicação de modelagem e simulação para o diagnóstico e análise deste sistema de transporte multimodal. Inicialmente, é construído um arcabouço teórico, referente ao contexto do sistema de transporte, à modelagem e à simulação. Em seguida, são estruturados os modelos conceitual e computacional do sistema. Com o modelo computacional estruturado, são realizadas análises de sensibilidades, através de alterações nos valores de variáveis de entrada pré-determinadas. Por fim, são apresentadas sugestões e recomendações para eventuais aprofundamentos desta pesquisa. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/577 10.3895/S1808-04482011000100003 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/577 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1808-04482011000100003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/577/640 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial; v. 7, n. 1 (2011) 1808-0448 10.3895/S1808-044820110001 reponame:Revista Gestão Industrial instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Gestão Industrial |
collection |
Revista Gestão Industrial |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistagi@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800237643553832960 |