A REMUNERAÇÃO VARIÁVEL COMO SUPORTE ÀS ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS: O CASO DAS PRIMIUM PARTNER XEROX NO MERCADO BRASILEIRO
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/884 |
Resumo: | A partir dos anos 90, muitas organizações iniciaram a reestruturação e a transformação das culturas do trabalho remodelando suas estratégias de remuneração na busca de vantagem competitiva nos setores em que atuam. O presente trabalho se insere neste contexto, buscando responder à seguinte questão: Quais são as estratégias organizacionais cujo alcance pode ser alavancado por meio da implantação e manutenção de um Sistema de Remuneração Variável (SRV)? Objetiva-se analisar como o SRV nas empresas Primium Partner Xerox é capaz de promover a criação de diferenciais competitivos para estas empresas frente ao mercado em que atuam. O trabalho, de caráter exploratório e descritivo, utiliza-se de um estudo multicasos como método de pesquisa. A amostra utilizada são as 12 (doze) empresas que responderam ao questionário proposto, sendo que os dados utilizados são primários, levantados junto aos diretores das empresas respondentes. Como resultados, constatou-se que (i) o impacto do SRV nas estratégias organizacionais se dá naquelas relacionadas às pessoas, principalmente na retenção de talentos na organização; e, (ii) os diferenciais competitivos alavancados pelo SRV estão ligados à melhoria da qualidade no atendimento técnico oferecido pelos funcionários e ao comprometimento da equipe com os resultados da organização. |
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A REMUNERAÇÃO VARIÁVEL COMO SUPORTE ÀS ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS: O CASO DAS PRIMIUM PARTNER XEROX NO MERCADO BRASILEIROAdministração; Gestão de Pessoas, RemuneraçãoA partir dos anos 90, muitas organizações iniciaram a reestruturação e a transformação das culturas do trabalho remodelando suas estratégias de remuneração na busca de vantagem competitiva nos setores em que atuam. O presente trabalho se insere neste contexto, buscando responder à seguinte questão: Quais são as estratégias organizacionais cujo alcance pode ser alavancado por meio da implantação e manutenção de um Sistema de Remuneração Variável (SRV)? Objetiva-se analisar como o SRV nas empresas Primium Partner Xerox é capaz de promover a criação de diferenciais competitivos para estas empresas frente ao mercado em que atuam. O trabalho, de caráter exploratório e descritivo, utiliza-se de um estudo multicasos como método de pesquisa. A amostra utilizada são as 12 (doze) empresas que responderam ao questionário proposto, sendo que os dados utilizados são primários, levantados junto aos diretores das empresas respondentes. Como resultados, constatou-se que (i) o impacto do SRV nas estratégias organizacionais se dá naquelas relacionadas às pessoas, principalmente na retenção de talentos na organização; e, (ii) os diferenciais competitivos alavancados pelo SRV estão ligados à melhoria da qualidade no atendimento técnico oferecido pelos funcionários e ao comprometimento da equipe com os resultados da organização.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Dutra, AdemarRodrigues, MauroSerra, Fernando Antonio RibeiroLeão Lyrio, Maurício Vasconcellos2012-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/88410.3895/S1808-04482012000200002Revista Gestão Industrial; v. 8, n. 2 (2012)1808-044810.3895/S1808-044820120002reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/884/825Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2012-08-22T19:31:51Zoai:periodicos.utfpr:article/884Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2012-08-22T19:31:51Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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