CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE INOVAÇÃO DE UMA EMPRESA DE INFORMAÇÕES PARA DECISÃO DE NEGÓCIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Marcelo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Muller, Leonardo, Duarte, Márcia Adriana Tomaz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1371
Resumo: A importância do tema inovação e o desejo em contribuir para o meio acadêmico e empresarial justificam este trabalho, que teve como objetivo identificar características que potencializam ou inibem a inovação no ambiente de uma empresa de informações para decisão de negócios. As etapas da pesquisa contemplaram o referencial teórico de publicações sobre a inovação, o levantamento dos principais fatos históricos da empresa e a aplicação do questionário Minnesota Innovation Survey (MIS), que analisa 29 dimensões divididas nos fatores de influência: ideias, contexto, pessoas, transações e resultados. O presente estudo é caracterizado como descritivo e quantitativo. O trabalho apresentou como resultado a análise dos fatores de influência do ambiente e sua contribuição para o desenvolvimento do processo de inovação na empresa estudada, permitindo afirmar que o ambiente analisado é propício à inovação, evidenciado pelas dimensões: eficiência percebida com a inovação, incerteza sobre a inovação, liberdade para expressar dúvidas, dependência de recursos, formalização no relacionamento, influência entre grupos, estágio da inovação, problemas identificados, complementaridade, liderança do time de inovação, aprendizagem encorajada, eficiência do relacionamento, escassez de recursos, grau de novidade, conflitos, processo de resolução de conflitos, duração do relacionamento, tempo dedicado à inovação, frequência da comunicação entre grupos e consenso/conflitos. No ambiente analisado, foram identificadas apenas duas dimensões consideradas pelos participantes do estudo como inibidoras à inovação: A padronização de procedimentos e a frequência da comunicação.
id UTFPR-5_d8c1bcf4a55b4f915d6e8af4c9cbef37
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1371
network_acronym_str UTFPR-5
network_name_str Revista Gestão Industrial
repository_id_str
spelling CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE INOVAÇÃO DE UMA EMPRESA DE INFORMAÇÕES PARA DECISÃO DE NEGÓCIOSG ProduçãoA importância do tema inovação e o desejo em contribuir para o meio acadêmico e empresarial justificam este trabalho, que teve como objetivo identificar características que potencializam ou inibem a inovação no ambiente de uma empresa de informações para decisão de negócios. As etapas da pesquisa contemplaram o referencial teórico de publicações sobre a inovação, o levantamento dos principais fatos históricos da empresa e a aplicação do questionário Minnesota Innovation Survey (MIS), que analisa 29 dimensões divididas nos fatores de influência: ideias, contexto, pessoas, transações e resultados. O presente estudo é caracterizado como descritivo e quantitativo. O trabalho apresentou como resultado a análise dos fatores de influência do ambiente e sua contribuição para o desenvolvimento do processo de inovação na empresa estudada, permitindo afirmar que o ambiente analisado é propício à inovação, evidenciado pelas dimensões: eficiência percebida com a inovação, incerteza sobre a inovação, liberdade para expressar dúvidas, dependência de recursos, formalização no relacionamento, influência entre grupos, estágio da inovação, problemas identificados, complementaridade, liderança do time de inovação, aprendizagem encorajada, eficiência do relacionamento, escassez de recursos, grau de novidade, conflitos, processo de resolução de conflitos, duração do relacionamento, tempo dedicado à inovação, frequência da comunicação entre grupos e consenso/conflitos. No ambiente analisado, foram identificadas apenas duas dimensões consideradas pelos participantes do estudo como inibidoras à inovação: A padronização de procedimentos e a frequência da comunicação.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Macedo, MarceloMuller, LeonardoDuarte, Márcia Adriana Tomaz2013-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/137110.3895/S1808-04482012000400011Revista Gestão Industrial; v. 8, n. 4 (2012)1808-044810.3895/S1808-044820120004reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1371/924Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2013-02-15T12:28:42Zoai:periodicos.utfpr:article/1371Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2013-02-15T12:28:42Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE INOVAÇÃO DE UMA EMPRESA DE INFORMAÇÕES PARA DECISÃO DE NEGÓCIOS
title CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE INOVAÇÃO DE UMA EMPRESA DE INFORMAÇÕES PARA DECISÃO DE NEGÓCIOS
spellingShingle CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE INOVAÇÃO DE UMA EMPRESA DE INFORMAÇÕES PARA DECISÃO DE NEGÓCIOS
Macedo, Marcelo
G Produção
title_short CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE INOVAÇÃO DE UMA EMPRESA DE INFORMAÇÕES PARA DECISÃO DE NEGÓCIOS
title_full CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE INOVAÇÃO DE UMA EMPRESA DE INFORMAÇÕES PARA DECISÃO DE NEGÓCIOS
title_fullStr CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE INOVAÇÃO DE UMA EMPRESA DE INFORMAÇÕES PARA DECISÃO DE NEGÓCIOS
title_full_unstemmed CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE INOVAÇÃO DE UMA EMPRESA DE INFORMAÇÕES PARA DECISÃO DE NEGÓCIOS
title_sort CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE INOVAÇÃO DE UMA EMPRESA DE INFORMAÇÕES PARA DECISÃO DE NEGÓCIOS
author Macedo, Marcelo
author_facet Macedo, Marcelo
Muller, Leonardo
Duarte, Márcia Adriana Tomaz
author_role author
author2 Muller, Leonardo
Duarte, Márcia Adriana Tomaz
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Marcelo
Muller, Leonardo
Duarte, Márcia Adriana Tomaz
dc.subject.por.fl_str_mv G Produção
topic G Produção
description A importância do tema inovação e o desejo em contribuir para o meio acadêmico e empresarial justificam este trabalho, que teve como objetivo identificar características que potencializam ou inibem a inovação no ambiente de uma empresa de informações para decisão de negócios. As etapas da pesquisa contemplaram o referencial teórico de publicações sobre a inovação, o levantamento dos principais fatos históricos da empresa e a aplicação do questionário Minnesota Innovation Survey (MIS), que analisa 29 dimensões divididas nos fatores de influência: ideias, contexto, pessoas, transações e resultados. O presente estudo é caracterizado como descritivo e quantitativo. O trabalho apresentou como resultado a análise dos fatores de influência do ambiente e sua contribuição para o desenvolvimento do processo de inovação na empresa estudada, permitindo afirmar que o ambiente analisado é propício à inovação, evidenciado pelas dimensões: eficiência percebida com a inovação, incerteza sobre a inovação, liberdade para expressar dúvidas, dependência de recursos, formalização no relacionamento, influência entre grupos, estágio da inovação, problemas identificados, complementaridade, liderança do time de inovação, aprendizagem encorajada, eficiência do relacionamento, escassez de recursos, grau de novidade, conflitos, processo de resolução de conflitos, duração do relacionamento, tempo dedicado à inovação, frequência da comunicação entre grupos e consenso/conflitos. No ambiente analisado, foram identificadas apenas duas dimensões consideradas pelos participantes do estudo como inibidoras à inovação: A padronização de procedimentos e a frequência da comunicação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1371
10.3895/S1808-04482012000400011
url https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1371
identifier_str_mv 10.3895/S1808-04482012000400011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1371/924
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão Industrial; v. 8, n. 4 (2012)
1808-0448
10.3895/S1808-044820120004
reponame:Revista Gestão Industrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Gestão Industrial
collection Revista Gestão Industrial
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistagi@utfpr.edu.br
_version_ 1800237643112382464