CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE INOVAÇÃO DE UMA EMPRESA DE INFORMAÇÕES PARA DECISÃO DE NEGÓCIOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1371 |
Resumo: | A importância do tema inovação e o desejo em contribuir para o meio acadêmico e empresarial justificam este trabalho, que teve como objetivo identificar características que potencializam ou inibem a inovação no ambiente de uma empresa de informações para decisão de negócios. As etapas da pesquisa contemplaram o referencial teórico de publicações sobre a inovação, o levantamento dos principais fatos históricos da empresa e a aplicação do questionário Minnesota Innovation Survey (MIS), que analisa 29 dimensões divididas nos fatores de influência: ideias, contexto, pessoas, transações e resultados. O presente estudo é caracterizado como descritivo e quantitativo. O trabalho apresentou como resultado a análise dos fatores de influência do ambiente e sua contribuição para o desenvolvimento do processo de inovação na empresa estudada, permitindo afirmar que o ambiente analisado é propício à inovação, evidenciado pelas dimensões: eficiência percebida com a inovação, incerteza sobre a inovação, liberdade para expressar dúvidas, dependência de recursos, formalização no relacionamento, influência entre grupos, estágio da inovação, problemas identificados, complementaridade, liderança do time de inovação, aprendizagem encorajada, eficiência do relacionamento, escassez de recursos, grau de novidade, conflitos, processo de resolução de conflitos, duração do relacionamento, tempo dedicado à inovação, frequência da comunicação entre grupos e consenso/conflitos. No ambiente analisado, foram identificadas apenas duas dimensões consideradas pelos participantes do estudo como inibidoras à inovação: A padronização de procedimentos e a frequência da comunicação. |
id |
UTFPR-5_d8c1bcf4a55b4f915d6e8af4c9cbef37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/1371 |
network_acronym_str |
UTFPR-5 |
network_name_str |
Revista Gestão Industrial |
repository_id_str |
|
spelling |
CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE INOVAÇÃO DE UMA EMPRESA DE INFORMAÇÕES PARA DECISÃO DE NEGÓCIOSG ProduçãoA importância do tema inovação e o desejo em contribuir para o meio acadêmico e empresarial justificam este trabalho, que teve como objetivo identificar características que potencializam ou inibem a inovação no ambiente de uma empresa de informações para decisão de negócios. As etapas da pesquisa contemplaram o referencial teórico de publicações sobre a inovação, o levantamento dos principais fatos históricos da empresa e a aplicação do questionário Minnesota Innovation Survey (MIS), que analisa 29 dimensões divididas nos fatores de influência: ideias, contexto, pessoas, transações e resultados. O presente estudo é caracterizado como descritivo e quantitativo. O trabalho apresentou como resultado a análise dos fatores de influência do ambiente e sua contribuição para o desenvolvimento do processo de inovação na empresa estudada, permitindo afirmar que o ambiente analisado é propício à inovação, evidenciado pelas dimensões: eficiência percebida com a inovação, incerteza sobre a inovação, liberdade para expressar dúvidas, dependência de recursos, formalização no relacionamento, influência entre grupos, estágio da inovação, problemas identificados, complementaridade, liderança do time de inovação, aprendizagem encorajada, eficiência do relacionamento, escassez de recursos, grau de novidade, conflitos, processo de resolução de conflitos, duração do relacionamento, tempo dedicado à inovação, frequência da comunicação entre grupos e consenso/conflitos. No ambiente analisado, foram identificadas apenas duas dimensões consideradas pelos participantes do estudo como inibidoras à inovação: A padronização de procedimentos e a frequência da comunicação.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Macedo, MarceloMuller, LeonardoDuarte, Márcia Adriana Tomaz2013-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/137110.3895/S1808-04482012000400011Revista Gestão Industrial; v. 8, n. 4 (2012)1808-044810.3895/S1808-044820120004reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1371/924Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2013-02-15T12:28:42Zoai:periodicos.utfpr:article/1371Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2013-02-15T12:28:42Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE INOVAÇÃO DE UMA EMPRESA DE INFORMAÇÕES PARA DECISÃO DE NEGÓCIOS |
title |
CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE INOVAÇÃO DE UMA EMPRESA DE INFORMAÇÕES PARA DECISÃO DE NEGÓCIOS |
spellingShingle |
CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE INOVAÇÃO DE UMA EMPRESA DE INFORMAÇÕES PARA DECISÃO DE NEGÓCIOS Macedo, Marcelo G Produção |
title_short |
CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE INOVAÇÃO DE UMA EMPRESA DE INFORMAÇÕES PARA DECISÃO DE NEGÓCIOS |
title_full |
CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE INOVAÇÃO DE UMA EMPRESA DE INFORMAÇÕES PARA DECISÃO DE NEGÓCIOS |
title_fullStr |
CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE INOVAÇÃO DE UMA EMPRESA DE INFORMAÇÕES PARA DECISÃO DE NEGÓCIOS |
title_full_unstemmed |
CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE INOVAÇÃO DE UMA EMPRESA DE INFORMAÇÕES PARA DECISÃO DE NEGÓCIOS |
title_sort |
CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE INOVAÇÃO DE UMA EMPRESA DE INFORMAÇÕES PARA DECISÃO DE NEGÓCIOS |
author |
Macedo, Marcelo |
author_facet |
Macedo, Marcelo Muller, Leonardo Duarte, Márcia Adriana Tomaz |
author_role |
author |
author2 |
Muller, Leonardo Duarte, Márcia Adriana Tomaz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Marcelo Muller, Leonardo Duarte, Márcia Adriana Tomaz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
G Produção |
topic |
G Produção |
description |
A importância do tema inovação e o desejo em contribuir para o meio acadêmico e empresarial justificam este trabalho, que teve como objetivo identificar características que potencializam ou inibem a inovação no ambiente de uma empresa de informações para decisão de negócios. As etapas da pesquisa contemplaram o referencial teórico de publicações sobre a inovação, o levantamento dos principais fatos históricos da empresa e a aplicação do questionário Minnesota Innovation Survey (MIS), que analisa 29 dimensões divididas nos fatores de influência: ideias, contexto, pessoas, transações e resultados. O presente estudo é caracterizado como descritivo e quantitativo. O trabalho apresentou como resultado a análise dos fatores de influência do ambiente e sua contribuição para o desenvolvimento do processo de inovação na empresa estudada, permitindo afirmar que o ambiente analisado é propício à inovação, evidenciado pelas dimensões: eficiência percebida com a inovação, incerteza sobre a inovação, liberdade para expressar dúvidas, dependência de recursos, formalização no relacionamento, influência entre grupos, estágio da inovação, problemas identificados, complementaridade, liderança do time de inovação, aprendizagem encorajada, eficiência do relacionamento, escassez de recursos, grau de novidade, conflitos, processo de resolução de conflitos, duração do relacionamento, tempo dedicado à inovação, frequência da comunicação entre grupos e consenso/conflitos. No ambiente analisado, foram identificadas apenas duas dimensões consideradas pelos participantes do estudo como inibidoras à inovação: A padronização de procedimentos e a frequência da comunicação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1371 10.3895/S1808-04482012000400011 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1371 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1808-04482012000400011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1371/924 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial; v. 8, n. 4 (2012) 1808-0448 10.3895/S1808-044820120004 reponame:Revista Gestão Industrial instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Gestão Industrial |
collection |
Revista Gestão Industrial |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistagi@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800237643112382464 |