FATORES CRÍTICOS PARA A DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DA INOVAÇÃO ATRAVÉS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Glória Maria Perez de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Feitosa, Marcos Gilson Gomes, Silva, Fabiana Ferreira, Souza, Flávia Andreza de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/992
Resumo: A capacidade de inovar é atualmente considerada uma das mais importantes características dasorganizações de excelência. Neste contexto, percebe-se a cultura como um elemento essencial aodesenvolvimento da inovação e da gestão do conhecimento em uma empresa, podendo influir deforma positiva ou negativa nesse processo. Diante do exposto, a questão que norteou odesenvolvimento deste trabalho foi a seguinte: “Quais seriam as ações e práticas que facilitam oudificultam o desenvolvimento de uma cultura voltada à inovação e à gestão do conhecimento noSENAI Pernambuco?” A fundamentação teórico-empírica do estudo teve como base textos epesquisas sobre gestão do conhecimento, inovação e cultura organizacional. A pesquisacaracteriza-se como um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, através de um estudo de casoúnico. A técnica de coleta de dados utilizada consistiu na aplicação de um questionário abertoenviado para todos os colaboradores da instituição, permitindo obter dados significativos arespeito da cultura organizacional. Dentre os resultados alcançados, ressalta-se como açãofacilitadora “investimentos em educação e desenvolvimento de talentos humanos” e como açãodificultadora o “fator tempo”, tanto para o diálogo como para a elaboração de projetos epesquisas na instituição. Como ações a serem desenvolvidas, constatamos a importância de ainstituição orientar, capacitar e fomentar a pesquisa, acompanhar, organizar e disseminar aprodução intelectual dos colaboradores (monografias, dissertações, projetos), aperfeiçoar a gestãoda informação através de meios eletrônicos, criar um banco de talentos humanos para apoiar agestão por competências e criar uma política de gestão do conhecimento.
id UTFPR-5_fd8152e1856012d82b446e93079327f0
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/992
network_acronym_str UTFPR-5
network_name_str Revista Gestão Industrial
repository_id_str
spelling FATORES CRÍTICOS PARA A DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DA INOVAÇÃO ATRAVÉS DA GESTÃO DO CONHECIMENTOÁREA - Gestão do Conhecimento Organizacional / SUB-ÁREA: Gestão da InovaçãoA capacidade de inovar é atualmente considerada uma das mais importantes características dasorganizações de excelência. Neste contexto, percebe-se a cultura como um elemento essencial aodesenvolvimento da inovação e da gestão do conhecimento em uma empresa, podendo influir deforma positiva ou negativa nesse processo. Diante do exposto, a questão que norteou odesenvolvimento deste trabalho foi a seguinte: “Quais seriam as ações e práticas que facilitam oudificultam o desenvolvimento de uma cultura voltada à inovação e à gestão do conhecimento noSENAI Pernambuco?” A fundamentação teórico-empírica do estudo teve como base textos epesquisas sobre gestão do conhecimento, inovação e cultura organizacional. A pesquisacaracteriza-se como um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, através de um estudo de casoúnico. A técnica de coleta de dados utilizada consistiu na aplicação de um questionário abertoenviado para todos os colaboradores da instituição, permitindo obter dados significativos arespeito da cultura organizacional. Dentre os resultados alcançados, ressalta-se como açãofacilitadora “investimentos em educação e desenvolvimento de talentos humanos” e como açãodificultadora o “fator tempo”, tanto para o diálogo como para a elaboração de projetos epesquisas na instituição. Como ações a serem desenvolvidas, constatamos a importância de ainstituição orientar, capacitar e fomentar a pesquisa, acompanhar, organizar e disseminar aprodução intelectual dos colaboradores (monografias, dissertações, projetos), aperfeiçoar a gestãoda informação através de meios eletrônicos, criar um banco de talentos humanos para apoiar agestão por competências e criar uma política de gestão do conhecimento.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Moura, Glória Maria Perez deFeitosa, Marcos Gilson GomesSilva, Fabiana FerreiraSouza, Flávia Andreza de2013-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/99210.3895/S1808-04482012000400003Revista Gestão Industrial; v. 8, n. 4 (2012)1808-044810.3895/S1808-044820120004reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/992/916Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2013-02-15T12:28:42Zoai:periodicos.utfpr:article/992Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2013-02-15T12:28:42Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv FATORES CRÍTICOS PARA A DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DA INOVAÇÃO ATRAVÉS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
title FATORES CRÍTICOS PARA A DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DA INOVAÇÃO ATRAVÉS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
spellingShingle FATORES CRÍTICOS PARA A DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DA INOVAÇÃO ATRAVÉS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
Moura, Glória Maria Perez de
ÁREA - Gestão do Conhecimento Organizacional / SUB-ÁREA: Gestão da Inovação
title_short FATORES CRÍTICOS PARA A DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DA INOVAÇÃO ATRAVÉS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
title_full FATORES CRÍTICOS PARA A DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DA INOVAÇÃO ATRAVÉS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
title_fullStr FATORES CRÍTICOS PARA A DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DA INOVAÇÃO ATRAVÉS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
title_full_unstemmed FATORES CRÍTICOS PARA A DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DA INOVAÇÃO ATRAVÉS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
title_sort FATORES CRÍTICOS PARA A DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DA INOVAÇÃO ATRAVÉS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
author Moura, Glória Maria Perez de
author_facet Moura, Glória Maria Perez de
Feitosa, Marcos Gilson Gomes
Silva, Fabiana Ferreira
Souza, Flávia Andreza de
author_role author
author2 Feitosa, Marcos Gilson Gomes
Silva, Fabiana Ferreira
Souza, Flávia Andreza de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Glória Maria Perez de
Feitosa, Marcos Gilson Gomes
Silva, Fabiana Ferreira
Souza, Flávia Andreza de
dc.subject.por.fl_str_mv ÁREA - Gestão do Conhecimento Organizacional / SUB-ÁREA: Gestão da Inovação
topic ÁREA - Gestão do Conhecimento Organizacional / SUB-ÁREA: Gestão da Inovação
description A capacidade de inovar é atualmente considerada uma das mais importantes características dasorganizações de excelência. Neste contexto, percebe-se a cultura como um elemento essencial aodesenvolvimento da inovação e da gestão do conhecimento em uma empresa, podendo influir deforma positiva ou negativa nesse processo. Diante do exposto, a questão que norteou odesenvolvimento deste trabalho foi a seguinte: “Quais seriam as ações e práticas que facilitam oudificultam o desenvolvimento de uma cultura voltada à inovação e à gestão do conhecimento noSENAI Pernambuco?” A fundamentação teórico-empírica do estudo teve como base textos epesquisas sobre gestão do conhecimento, inovação e cultura organizacional. A pesquisacaracteriza-se como um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, através de um estudo de casoúnico. A técnica de coleta de dados utilizada consistiu na aplicação de um questionário abertoenviado para todos os colaboradores da instituição, permitindo obter dados significativos arespeito da cultura organizacional. Dentre os resultados alcançados, ressalta-se como açãofacilitadora “investimentos em educação e desenvolvimento de talentos humanos” e como açãodificultadora o “fator tempo”, tanto para o diálogo como para a elaboração de projetos epesquisas na instituição. Como ações a serem desenvolvidas, constatamos a importância de ainstituição orientar, capacitar e fomentar a pesquisa, acompanhar, organizar e disseminar aprodução intelectual dos colaboradores (monografias, dissertações, projetos), aperfeiçoar a gestãoda informação através de meios eletrônicos, criar um banco de talentos humanos para apoiar agestão por competências e criar uma política de gestão do conhecimento.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/992
10.3895/S1808-04482012000400003
url https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/992
identifier_str_mv 10.3895/S1808-04482012000400003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/992/916
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão Industrial; v. 8, n. 4 (2012)
1808-0448
10.3895/S1808-044820120004
reponame:Revista Gestão Industrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Gestão Industrial
collection Revista Gestão Industrial
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistagi@utfpr.edu.br
_version_ 1800237644618137600