FATORES CRÍTICOS PARA A DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DA INOVAÇÃO ATRAVÉS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/992 |
Resumo: | A capacidade de inovar é atualmente considerada uma das mais importantes características dasorganizações de excelência. Neste contexto, percebe-se a cultura como um elemento essencial aodesenvolvimento da inovação e da gestão do conhecimento em uma empresa, podendo influir deforma positiva ou negativa nesse processo. Diante do exposto, a questão que norteou odesenvolvimento deste trabalho foi a seguinte: “Quais seriam as ações e práticas que facilitam oudificultam o desenvolvimento de uma cultura voltada à inovação e à gestão do conhecimento noSENAI Pernambuco?” A fundamentação teórico-empírica do estudo teve como base textos epesquisas sobre gestão do conhecimento, inovação e cultura organizacional. A pesquisacaracteriza-se como um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, através de um estudo de casoúnico. A técnica de coleta de dados utilizada consistiu na aplicação de um questionário abertoenviado para todos os colaboradores da instituição, permitindo obter dados significativos arespeito da cultura organizacional. Dentre os resultados alcançados, ressalta-se como açãofacilitadora “investimentos em educação e desenvolvimento de talentos humanos” e como açãodificultadora o “fator tempo”, tanto para o diálogo como para a elaboração de projetos epesquisas na instituição. Como ações a serem desenvolvidas, constatamos a importância de ainstituição orientar, capacitar e fomentar a pesquisa, acompanhar, organizar e disseminar aprodução intelectual dos colaboradores (monografias, dissertações, projetos), aperfeiçoar a gestãoda informação através de meios eletrônicos, criar um banco de talentos humanos para apoiar agestão por competências e criar uma política de gestão do conhecimento. |
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FATORES CRÍTICOS PARA A DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DA INOVAÇÃO ATRAVÉS DA GESTÃO DO CONHECIMENTOÁREA - Gestão do Conhecimento Organizacional / SUB-ÁREA: Gestão da InovaçãoA capacidade de inovar é atualmente considerada uma das mais importantes características dasorganizações de excelência. Neste contexto, percebe-se a cultura como um elemento essencial aodesenvolvimento da inovação e da gestão do conhecimento em uma empresa, podendo influir deforma positiva ou negativa nesse processo. Diante do exposto, a questão que norteou odesenvolvimento deste trabalho foi a seguinte: “Quais seriam as ações e práticas que facilitam oudificultam o desenvolvimento de uma cultura voltada à inovação e à gestão do conhecimento noSENAI Pernambuco?” A fundamentação teórico-empírica do estudo teve como base textos epesquisas sobre gestão do conhecimento, inovação e cultura organizacional. A pesquisacaracteriza-se como um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, através de um estudo de casoúnico. A técnica de coleta de dados utilizada consistiu na aplicação de um questionário abertoenviado para todos os colaboradores da instituição, permitindo obter dados significativos arespeito da cultura organizacional. Dentre os resultados alcançados, ressalta-se como açãofacilitadora “investimentos em educação e desenvolvimento de talentos humanos” e como açãodificultadora o “fator tempo”, tanto para o diálogo como para a elaboração de projetos epesquisas na instituição. Como ações a serem desenvolvidas, constatamos a importância de ainstituição orientar, capacitar e fomentar a pesquisa, acompanhar, organizar e disseminar aprodução intelectual dos colaboradores (monografias, dissertações, projetos), aperfeiçoar a gestãoda informação através de meios eletrônicos, criar um banco de talentos humanos para apoiar agestão por competências e criar uma política de gestão do conhecimento.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Moura, Glória Maria Perez deFeitosa, Marcos Gilson GomesSilva, Fabiana FerreiraSouza, Flávia Andreza de2013-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/99210.3895/S1808-04482012000400003Revista Gestão Industrial; v. 8, n. 4 (2012)1808-044810.3895/S1808-044820120004reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/992/916Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2013-02-15T12:28:42Zoai:periodicos.utfpr:article/992Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2013-02-15T12:28:42Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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