Mobile learning e pedagogia social: uma relação a ser explorada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza Santana, Neri
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lemes Chemin, Diego Cristian, Garcia Freitas, Carlos César, Tojeiro Giordani, Annecy, dos Santos Rosa, Selma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9598
Resumo: Este artigo analisou de que modo o Mobile Learning pode contribuir para o papel da Pedagogia Social no atual contexto, identificando aplicações de M-learning passíveis de serem empregadas por esta.  De cunho qualitativo e caráter descritivo, foram feitos levantamentos junto a sites de aplicativos sociais e Softwares livres. Concluiu-se, com base nas opções identificadas, que em decorrência das características onipresença, relativo baixo-custo, autoaprendizagem funcional e interação/colaborativa o uso de Mobile Learning pela Pedagogia Social, ainda pouco explorado, pode contribuir significativamente na redução da desigualdade social em relação a Educação.   
id UTFPR-6_0e40e7d9922b93aedc90276806baa883
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/9598
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Mobile learning e pedagogia social: uma relação a ser exploradaEnsino-aprendizagem - Tecnologia EducacionalM-learning; Pedagogia Social; Aplicativos Sociais.Este artigo analisou de que modo o Mobile Learning pode contribuir para o papel da Pedagogia Social no atual contexto, identificando aplicações de M-learning passíveis de serem empregadas por esta.  De cunho qualitativo e caráter descritivo, foram feitos levantamentos junto a sites de aplicativos sociais e Softwares livres. Concluiu-se, com base nas opções identificadas, que em decorrência das características onipresença, relativo baixo-custo, autoaprendizagem funcional e interação/colaborativa o uso de Mobile Learning pela Pedagogia Social, ainda pouco explorado, pode contribuir significativamente na redução da desigualdade social em relação a Educação.   Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)de Souza Santana, NeriLemes Chemin, Diego CristianGarcia Freitas, Carlos CésarTojeiro Giordani, Annecydos Santos Rosa, Selma2020-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/959810.3895/rts.v16n40.9598Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 40 (2020); 1-15Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 40 (2020); 1-151984-35261809-004410.3895/rts.v16n40reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9598/7420Direitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T13:15:45Zoai:periodicos.utfpr:article/9598Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2020-05-06T13:15:45Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Mobile learning e pedagogia social: uma relação a ser explorada
title Mobile learning e pedagogia social: uma relação a ser explorada
spellingShingle Mobile learning e pedagogia social: uma relação a ser explorada
de Souza Santana, Neri
Ensino-aprendizagem - Tecnologia Educacional
M-learning; Pedagogia Social; Aplicativos Sociais.
title_short Mobile learning e pedagogia social: uma relação a ser explorada
title_full Mobile learning e pedagogia social: uma relação a ser explorada
title_fullStr Mobile learning e pedagogia social: uma relação a ser explorada
title_full_unstemmed Mobile learning e pedagogia social: uma relação a ser explorada
title_sort Mobile learning e pedagogia social: uma relação a ser explorada
author de Souza Santana, Neri
author_facet de Souza Santana, Neri
Lemes Chemin, Diego Cristian
Garcia Freitas, Carlos César
Tojeiro Giordani, Annecy
dos Santos Rosa, Selma
author_role author
author2 Lemes Chemin, Diego Cristian
Garcia Freitas, Carlos César
Tojeiro Giordani, Annecy
dos Santos Rosa, Selma
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza Santana, Neri
Lemes Chemin, Diego Cristian
Garcia Freitas, Carlos César
Tojeiro Giordani, Annecy
dos Santos Rosa, Selma
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem - Tecnologia Educacional
M-learning; Pedagogia Social; Aplicativos Sociais.
topic Ensino-aprendizagem - Tecnologia Educacional
M-learning; Pedagogia Social; Aplicativos Sociais.
description Este artigo analisou de que modo o Mobile Learning pode contribuir para o papel da Pedagogia Social no atual contexto, identificando aplicações de M-learning passíveis de serem empregadas por esta.  De cunho qualitativo e caráter descritivo, foram feitos levantamentos junto a sites de aplicativos sociais e Softwares livres. Concluiu-se, com base nas opções identificadas, que em decorrência das características onipresença, relativo baixo-custo, autoaprendizagem funcional e interação/colaborativa o uso de Mobile Learning pela Pedagogia Social, ainda pouco explorado, pode contribuir significativamente na redução da desigualdade social em relação a Educação.   
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-04
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9598
10.3895/rts.v16n40.9598
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9598
identifier_str_mv 10.3895/rts.v16n40.9598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9598/7420
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 40 (2020); 1-15
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 40 (2020); 1-15
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v16n40
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800223875097690112