Mobile learning e pedagogia social: uma relação a ser explorada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9598 |
Resumo: | Este artigo analisou de que modo o Mobile Learning pode contribuir para o papel da Pedagogia Social no atual contexto, identificando aplicações de M-learning passíveis de serem empregadas por esta. De cunho qualitativo e caráter descritivo, foram feitos levantamentos junto a sites de aplicativos sociais e Softwares livres. Concluiu-se, com base nas opções identificadas, que em decorrência das características onipresença, relativo baixo-custo, autoaprendizagem funcional e interação/colaborativa o uso de Mobile Learning pela Pedagogia Social, ainda pouco explorado, pode contribuir significativamente na redução da desigualdade social em relação a Educação. |
id |
UTFPR-6_0e40e7d9922b93aedc90276806baa883 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/9598 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mobile learning e pedagogia social: uma relação a ser exploradaEnsino-aprendizagem - Tecnologia EducacionalM-learning; Pedagogia Social; Aplicativos Sociais.Este artigo analisou de que modo o Mobile Learning pode contribuir para o papel da Pedagogia Social no atual contexto, identificando aplicações de M-learning passíveis de serem empregadas por esta. De cunho qualitativo e caráter descritivo, foram feitos levantamentos junto a sites de aplicativos sociais e Softwares livres. Concluiu-se, com base nas opções identificadas, que em decorrência das características onipresença, relativo baixo-custo, autoaprendizagem funcional e interação/colaborativa o uso de Mobile Learning pela Pedagogia Social, ainda pouco explorado, pode contribuir significativamente na redução da desigualdade social em relação a Educação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)de Souza Santana, NeriLemes Chemin, Diego CristianGarcia Freitas, Carlos CésarTojeiro Giordani, Annecydos Santos Rosa, Selma2020-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/959810.3895/rts.v16n40.9598Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 40 (2020); 1-15Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 40 (2020); 1-151984-35261809-004410.3895/rts.v16n40reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9598/7420Direitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T13:15:45Zoai:periodicos.utfpr:article/9598Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2020-05-06T13:15:45Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mobile learning e pedagogia social: uma relação a ser explorada |
title |
Mobile learning e pedagogia social: uma relação a ser explorada |
spellingShingle |
Mobile learning e pedagogia social: uma relação a ser explorada de Souza Santana, Neri Ensino-aprendizagem - Tecnologia Educacional M-learning; Pedagogia Social; Aplicativos Sociais. |
title_short |
Mobile learning e pedagogia social: uma relação a ser explorada |
title_full |
Mobile learning e pedagogia social: uma relação a ser explorada |
title_fullStr |
Mobile learning e pedagogia social: uma relação a ser explorada |
title_full_unstemmed |
Mobile learning e pedagogia social: uma relação a ser explorada |
title_sort |
Mobile learning e pedagogia social: uma relação a ser explorada |
author |
de Souza Santana, Neri |
author_facet |
de Souza Santana, Neri Lemes Chemin, Diego Cristian Garcia Freitas, Carlos César Tojeiro Giordani, Annecy dos Santos Rosa, Selma |
author_role |
author |
author2 |
Lemes Chemin, Diego Cristian Garcia Freitas, Carlos César Tojeiro Giordani, Annecy dos Santos Rosa, Selma |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza Santana, Neri Lemes Chemin, Diego Cristian Garcia Freitas, Carlos César Tojeiro Giordani, Annecy dos Santos Rosa, Selma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem - Tecnologia Educacional M-learning; Pedagogia Social; Aplicativos Sociais. |
topic |
Ensino-aprendizagem - Tecnologia Educacional M-learning; Pedagogia Social; Aplicativos Sociais. |
description |
Este artigo analisou de que modo o Mobile Learning pode contribuir para o papel da Pedagogia Social no atual contexto, identificando aplicações de M-learning passíveis de serem empregadas por esta. De cunho qualitativo e caráter descritivo, foram feitos levantamentos junto a sites de aplicativos sociais e Softwares livres. Concluiu-se, com base nas opções identificadas, que em decorrência das características onipresença, relativo baixo-custo, autoaprendizagem funcional e interação/colaborativa o uso de Mobile Learning pela Pedagogia Social, ainda pouco explorado, pode contribuir significativamente na redução da desigualdade social em relação a Educação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9598 10.3895/rts.v16n40.9598 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9598 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v16n40.9598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9598/7420 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 40 (2020); 1-15 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 40 (2020); 1-15 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v16n40 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223875097690112 |