EDUMOBILE : Desenvolvimento de um material educacional digital sobre estratégias pedagógicas para o uso da M-Learning em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/233902 |
Resumo: | Este capítulo de livro versa sobre o desenvolvimento do material educacional digital EduMobile que tem como objetivo apresentar estratégias pedagógicas para o uso da M-Learning em sala de aula. A metodologia utilizada foi a ConstruMED, que apresenta, através de cinco etapas, os critérios pedagógicos, técnicos e gráficos necessários ao longo do processo de desenvolvimento de um material educacional digital. O material apresenta uma navegabilidade não linear, abordando elementos da usabilidade e pedagógicos que possibilitem uma reflexão sobre a M-Learning. Dessa forma, o conteúdo abrange quatro módulos: Dispositivos móveis, que aborda diferentes perspectivas e conceitos sobre o tema; Aplicativos, que apresenta a definição de aplicativos (apps), suas principais funções e categorias; M-Learning, que trata da definição de aprendizagem móvel e seus principais desafios; e, por fim, Estratégias pedagógicas, que aborda as diferentes formas de utilização de dispositivos móveis e aplicativos na educação. Todos os módulos apresentam Materiais de Apoio, disponibilizados através de diferentes mídias, e Desafios, a fim de problematizar os assuntos abordados e promover espaços de reflexão e interação entre os usuários. Entende-se que o desenvolvimento de materiais como o EduMobile pode contribuir de maneira significativa com a prática pedagógica, seja pela relevância de seu conteúdo, tão atual e presente no contexto escolar, seja pelo seu formato que explora diferentes conteúdos de forma interativa e lúdica. Nesse sentido, a partir dos processos de avaliação e, se necessário, aprimoramento do mesmo, ele será disponibilizado de forma aberta e gratuita a todos que possuam interesse no tema. |
id |
UFRGS-2_07cd553d101dd949e516142a3f62b27f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233902 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sonego, Anna Helena SilveiraRibeiro, Ana Carolina RibeiroMachado, Letícia Sophia RochaBehar, Patrícia Alejandra2022-01-07T04:32:54Z2021http://hdl.handle.net/10183/233902001135732Este capítulo de livro versa sobre o desenvolvimento do material educacional digital EduMobile que tem como objetivo apresentar estratégias pedagógicas para o uso da M-Learning em sala de aula. A metodologia utilizada foi a ConstruMED, que apresenta, através de cinco etapas, os critérios pedagógicos, técnicos e gráficos necessários ao longo do processo de desenvolvimento de um material educacional digital. O material apresenta uma navegabilidade não linear, abordando elementos da usabilidade e pedagógicos que possibilitem uma reflexão sobre a M-Learning. Dessa forma, o conteúdo abrange quatro módulos: Dispositivos móveis, que aborda diferentes perspectivas e conceitos sobre o tema; Aplicativos, que apresenta a definição de aplicativos (apps), suas principais funções e categorias; M-Learning, que trata da definição de aprendizagem móvel e seus principais desafios; e, por fim, Estratégias pedagógicas, que aborda as diferentes formas de utilização de dispositivos móveis e aplicativos na educação. Todos os módulos apresentam Materiais de Apoio, disponibilizados através de diferentes mídias, e Desafios, a fim de problematizar os assuntos abordados e promover espaços de reflexão e interação entre os usuários. Entende-se que o desenvolvimento de materiais como o EduMobile pode contribuir de maneira significativa com a prática pedagógica, seja pela relevância de seu conteúdo, tão atual e presente no contexto escolar, seja pelo seu formato que explora diferentes conteúdos de forma interativa e lúdica. Nesse sentido, a partir dos processos de avaliação e, se necessário, aprimoramento do mesmo, ele será disponibilizado de forma aberta e gratuita a todos que possuam interesse no tema.application/pdfporMartins, Ernane Rosa (Org.). Tecnologia da informação e comunicação : pesquisas em inovações tecnológicas [recurso eletrônico]. Guarujá, SP: Científica Digital, 2021. p. [124]-136Tecnologia educacionalInovação educacionalM-learning : Aprendizagem móvelEstratégias pedagógicasEDUMOBILE : Desenvolvimento de um material educacional digital sobre estratégias pedagógicas para o uso da M-Learning em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135732.pdf.txt001135732.pdf.txtExtracted Texttext/plain28700http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233902/2/001135732.pdf.txtcb266f07a5f268c411befe6e0e8ceaebMD52ORIGINAL001135732.pdfCapítulo 10application/pdf7710460http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233902/1/001135732.pdf6d776acf594b032009d0332d7a115b2eMD5110183/2339022024-01-27 06:02:16.892395oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233902Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-27T08:02:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
EDUMOBILE : Desenvolvimento de um material educacional digital sobre estratégias pedagógicas para o uso da M-Learning em sala de aula |
title |
EDUMOBILE : Desenvolvimento de um material educacional digital sobre estratégias pedagógicas para o uso da M-Learning em sala de aula |
spellingShingle |
EDUMOBILE : Desenvolvimento de um material educacional digital sobre estratégias pedagógicas para o uso da M-Learning em sala de aula Sonego, Anna Helena Silveira Tecnologia educacional Inovação educacional M-learning : Aprendizagem móvel Estratégias pedagógicas |
title_short |
EDUMOBILE : Desenvolvimento de um material educacional digital sobre estratégias pedagógicas para o uso da M-Learning em sala de aula |
title_full |
EDUMOBILE : Desenvolvimento de um material educacional digital sobre estratégias pedagógicas para o uso da M-Learning em sala de aula |
title_fullStr |
EDUMOBILE : Desenvolvimento de um material educacional digital sobre estratégias pedagógicas para o uso da M-Learning em sala de aula |
title_full_unstemmed |
EDUMOBILE : Desenvolvimento de um material educacional digital sobre estratégias pedagógicas para o uso da M-Learning em sala de aula |
title_sort |
EDUMOBILE : Desenvolvimento de um material educacional digital sobre estratégias pedagógicas para o uso da M-Learning em sala de aula |
author |
Sonego, Anna Helena Silveira |
author_facet |
Sonego, Anna Helena Silveira Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro Machado, Letícia Sophia Rocha Behar, Patrícia Alejandra |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro Machado, Letícia Sophia Rocha Behar, Patrícia Alejandra |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sonego, Anna Helena Silveira Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro Machado, Letícia Sophia Rocha Behar, Patrícia Alejandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Inovação educacional M-learning : Aprendizagem móvel Estratégias pedagógicas |
topic |
Tecnologia educacional Inovação educacional M-learning : Aprendizagem móvel Estratégias pedagógicas |
description |
Este capítulo de livro versa sobre o desenvolvimento do material educacional digital EduMobile que tem como objetivo apresentar estratégias pedagógicas para o uso da M-Learning em sala de aula. A metodologia utilizada foi a ConstruMED, que apresenta, através de cinco etapas, os critérios pedagógicos, técnicos e gráficos necessários ao longo do processo de desenvolvimento de um material educacional digital. O material apresenta uma navegabilidade não linear, abordando elementos da usabilidade e pedagógicos que possibilitem uma reflexão sobre a M-Learning. Dessa forma, o conteúdo abrange quatro módulos: Dispositivos móveis, que aborda diferentes perspectivas e conceitos sobre o tema; Aplicativos, que apresenta a definição de aplicativos (apps), suas principais funções e categorias; M-Learning, que trata da definição de aprendizagem móvel e seus principais desafios; e, por fim, Estratégias pedagógicas, que aborda as diferentes formas de utilização de dispositivos móveis e aplicativos na educação. Todos os módulos apresentam Materiais de Apoio, disponibilizados através de diferentes mídias, e Desafios, a fim de problematizar os assuntos abordados e promover espaços de reflexão e interação entre os usuários. Entende-se que o desenvolvimento de materiais como o EduMobile pode contribuir de maneira significativa com a prática pedagógica, seja pela relevância de seu conteúdo, tão atual e presente no contexto escolar, seja pelo seu formato que explora diferentes conteúdos de forma interativa e lúdica. Nesse sentido, a partir dos processos de avaliação e, se necessário, aprimoramento do mesmo, ele será disponibilizado de forma aberta e gratuita a todos que possuam interesse no tema. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-07T04:32:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/233902 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001135732 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/233902 |
identifier_str_mv |
001135732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Martins, Ernane Rosa (Org.). Tecnologia da informação e comunicação : pesquisas em inovações tecnológicas [recurso eletrônico]. Guarujá, SP: Científica Digital, 2021. p. [124]-136 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233902/2/001135732.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233902/1/001135732.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cb266f07a5f268c411befe6e0e8ceaeb 6d776acf594b032009d0332d7a115b2e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447780293869568 |