A compreensão de reporte de bugs no desenvolvimento e uso de software: uma representação do conhecimento por meio de ontologia
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13211 |
Resumo: | O conhecimento vem sendo utilizado em diferentes organizações como fonte de lucro e vantagem competitiva. Nesse sentido, a Gestão do Conhecimento (GC) torna-se essencial para apoiar as organizações por meio da criação, armazenamento, recuperação e representação do conhecimento. Nas organizações que trabalham com o desenvolvimento de software, o conhecimento é essencial para que o produto final - o software - satisfaça a necessidade de seus clientes. Entretanto, o desenvolvimento desse sistema é uma tarefa complexa e que envolve conhecimento técnico apurado e um gerenciamento rigoroso por parte da organização, para que sejam respeitados os prazos e custos. Assim, é frequente a entrega de um software ao cliente que contém defeitos, que são comumente denominados de bugs. Quando o cliente identifica bugs no software, ele deve reportar ao fornecedor do produto, para que seja providenciada a sua correção, evitando assim maiores prejuízos. No entanto, o reporte de bug não é estruturado e nem suficiente para o fornecedor do software entender e solucionar o problema, fazendo-se necessárias diversas interações entre o cliente e o fornecedor. Portanto, o objetivo deste artigo é validar uma ontologia no sentido de aprimorar a compreensão de reportes de bugs durante o desenvolvimento e o uso de um software. Esta pesquisa caracteriza-se como de natureza aplicada com característica mista de procedimentos descritivo e exploratório. A pesquisa foi delineada em duas fases: A primeira fase da pesquisa consistiu no estudo qualitativo e quantitativo. A segunda fase, os resultados apresentam quatro ontologias modeladas para reportes de bug e a validação dessas ontologias por meio da sua extração em forma textual. |
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A compreensão de reporte de bugs no desenvolvimento e uso de software: uma representação do conhecimento por meio de ontologiaMetodologia e Técnicas da Computação; Engenharia de SoftwareExtração; Bug Fixing; Qualidade.O conhecimento vem sendo utilizado em diferentes organizações como fonte de lucro e vantagem competitiva. Nesse sentido, a Gestão do Conhecimento (GC) torna-se essencial para apoiar as organizações por meio da criação, armazenamento, recuperação e representação do conhecimento. Nas organizações que trabalham com o desenvolvimento de software, o conhecimento é essencial para que o produto final - o software - satisfaça a necessidade de seus clientes. Entretanto, o desenvolvimento desse sistema é uma tarefa complexa e que envolve conhecimento técnico apurado e um gerenciamento rigoroso por parte da organização, para que sejam respeitados os prazos e custos. Assim, é frequente a entrega de um software ao cliente que contém defeitos, que são comumente denominados de bugs. Quando o cliente identifica bugs no software, ele deve reportar ao fornecedor do produto, para que seja providenciada a sua correção, evitando assim maiores prejuízos. No entanto, o reporte de bug não é estruturado e nem suficiente para o fornecedor do software entender e solucionar o problema, fazendo-se necessárias diversas interações entre o cliente e o fornecedor. Portanto, o objetivo deste artigo é validar uma ontologia no sentido de aprimorar a compreensão de reportes de bugs durante o desenvolvimento e o uso de um software. Esta pesquisa caracteriza-se como de natureza aplicada com característica mista de procedimentos descritivo e exploratório. A pesquisa foi delineada em duas fases: A primeira fase da pesquisa consistiu no estudo qualitativo e quantitativo. A segunda fase, os resultados apresentam quatro ontologias modeladas para reportes de bug e a validação dessas ontologias por meio da sua extração em forma textual.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Oliveira, MarianaTenório, NelsonBortolozzi, Flávio2022-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1321110.3895/rts.v18n51.13211Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 51 (2022); 244-259Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 51 (2022); 244-2591984-35261809-004410.3895/rts.v18n51reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13211/8825https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/13211/1974Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T15:48:34Zoai:periodicos.utfpr:article/13211Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2024-05-01T15:48:34Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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