IDHM e a taxa de matrículas no ensino médio: uma análise multivariada dos maiores municípios que nomeiam as microrregiões do estado do Paraná
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/4623 |
Resumo: | A educação no processo de desenvolvimento humano pode transformar e melhorar a maneira dos sujeitos se apropriarem da realidade na qual estão inseridos. A partir desse pressuposto este artigo teve por objetivo analisar a relação entre o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e as taxas de matrículas no Ensino Médio por habitante dos maiores municípios das microrregiões do estado do Paraná. Realizou-se uma pesquisa com caráter quantitativo a partir da técnica multivariada de agrupamentos e como base de dados foram utilizados os dados do IBGE/Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil (PNUD, 2013) e Censo Escolar/INEP (BRASIL, 2010). Foi possível verificar por meio das análises que a educação é uma forte aliada no desenvolvimento de uma determinada região, pois há diferença de uma microrregião geográfica para a outra em função do percentual de alunos matriculados no Ensino Médio. |
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IDHM e a taxa de matrículas no ensino médio: uma análise multivariada dos maiores municípios que nomeiam as microrregiões do estado do ParanáCiências Humanas; Educação; EstatísticaEducação; desenvolvimento; ensino médioA educação no processo de desenvolvimento humano pode transformar e melhorar a maneira dos sujeitos se apropriarem da realidade na qual estão inseridos. A partir desse pressuposto este artigo teve por objetivo analisar a relação entre o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e as taxas de matrículas no Ensino Médio por habitante dos maiores municípios das microrregiões do estado do Paraná. Realizou-se uma pesquisa com caráter quantitativo a partir da técnica multivariada de agrupamentos e como base de dados foram utilizados os dados do IBGE/Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil (PNUD, 2013) e Censo Escolar/INEP (BRASIL, 2010). Foi possível verificar por meio das análises que a educação é uma forte aliada no desenvolvimento de uma determinada região, pois há diferença de uma microrregião geográfica para a outra em função do percentual de alunos matriculados no Ensino Médio.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Grike, FabianeSantos, Gilson DitzelOliveira, Marlize Rubin2018-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/462310.3895/rts.v14n30.4623Revista Tecnologia e Sociedade; v. 14, n. 30 (2018)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 14, n. 30 (2018)1984-35261809-004410.3895/rts.v14n30reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/4623/4728Direitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-10T17:17:19Zoai:periodicos.utfpr:article/4623Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2018-07-10T17:17:19Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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