Relações entre educação ambiental e as tecnologias da informação e comunicação: caminhos e descaminhos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13979 |
Resumo: | O presente ensaio teórico tem como objetivo apresentar as relações entre a educação ambiental (EA) e as tecnologias da informação e comunicação (TIC), destacando suas origens, propósitos, limitações e potencialidades. Ambas estão atreladas ao desenvolvimento científico e tecnológico das últimas décadas e são marcas do mundo contemporâneo. São exemplificados estudos que aplicaram as TIC no campo da EA em diferentes contextos (educação formal, educação popular, formação de professores), com múltiplas metodologias e ferramentas (vídeos, internet, dispositivos móveis, redes sociais, programação). A exclusão digital, a carência de infraestrutura, a ausência de capacitação docente e a falta de apoio governamental foram identificados como obstáculos a serem superados para garantir o proveito pleno das TIC na EA. Em favor de pesquisas que extrapolem os estudos de caso e exponham possíveis entraves latentes, percebe-se a necessidade de um aprofundamento teórico dessa relação. |
id |
UTFPR-6_54edcbbc08ee09b94a4dc6c19616478c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/13979 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações entre educação ambiental e as tecnologias da informação e comunicação: caminhos e descaminhosCiências Humanas - EducaçãoTecnologias; Ensino; Cibercultura; Meio AmbienteO presente ensaio teórico tem como objetivo apresentar as relações entre a educação ambiental (EA) e as tecnologias da informação e comunicação (TIC), destacando suas origens, propósitos, limitações e potencialidades. Ambas estão atreladas ao desenvolvimento científico e tecnológico das últimas décadas e são marcas do mundo contemporâneo. São exemplificados estudos que aplicaram as TIC no campo da EA em diferentes contextos (educação formal, educação popular, formação de professores), com múltiplas metodologias e ferramentas (vídeos, internet, dispositivos móveis, redes sociais, programação). A exclusão digital, a carência de infraestrutura, a ausência de capacitação docente e a falta de apoio governamental foram identificados como obstáculos a serem superados para garantir o proveito pleno das TIC na EA. Em favor de pesquisas que extrapolem os estudos de caso e exponham possíveis entraves latentes, percebe-se a necessidade de um aprofundamento teórico dessa relação.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESCNPqSantos, Alex Braz IaconeGaspar, Caio SerenoRocha, Marcelo Borges2023-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1397910.3895/rts.v19n56.13979Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 56 (2023); 12-28Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 56 (2023); 12-281984-35261809-004410.3895/rts.v19n56reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13979/9537Direitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T15:48:18Zoai:periodicos.utfpr:article/13979Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2024-05-01T15:48:18Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações entre educação ambiental e as tecnologias da informação e comunicação: caminhos e descaminhos |
title |
Relações entre educação ambiental e as tecnologias da informação e comunicação: caminhos e descaminhos |
spellingShingle |
Relações entre educação ambiental e as tecnologias da informação e comunicação: caminhos e descaminhos Santos, Alex Braz Iacone Ciências Humanas - Educação Tecnologias; Ensino; Cibercultura; Meio Ambiente |
title_short |
Relações entre educação ambiental e as tecnologias da informação e comunicação: caminhos e descaminhos |
title_full |
Relações entre educação ambiental e as tecnologias da informação e comunicação: caminhos e descaminhos |
title_fullStr |
Relações entre educação ambiental e as tecnologias da informação e comunicação: caminhos e descaminhos |
title_full_unstemmed |
Relações entre educação ambiental e as tecnologias da informação e comunicação: caminhos e descaminhos |
title_sort |
Relações entre educação ambiental e as tecnologias da informação e comunicação: caminhos e descaminhos |
author |
Santos, Alex Braz Iacone |
author_facet |
Santos, Alex Braz Iacone Gaspar, Caio Sereno Rocha, Marcelo Borges |
author_role |
author |
author2 |
Gaspar, Caio Sereno Rocha, Marcelo Borges |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Alex Braz Iacone Gaspar, Caio Sereno Rocha, Marcelo Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas - Educação Tecnologias; Ensino; Cibercultura; Meio Ambiente |
topic |
Ciências Humanas - Educação Tecnologias; Ensino; Cibercultura; Meio Ambiente |
description |
O presente ensaio teórico tem como objetivo apresentar as relações entre a educação ambiental (EA) e as tecnologias da informação e comunicação (TIC), destacando suas origens, propósitos, limitações e potencialidades. Ambas estão atreladas ao desenvolvimento científico e tecnológico das últimas décadas e são marcas do mundo contemporâneo. São exemplificados estudos que aplicaram as TIC no campo da EA em diferentes contextos (educação formal, educação popular, formação de professores), com múltiplas metodologias e ferramentas (vídeos, internet, dispositivos móveis, redes sociais, programação). A exclusão digital, a carência de infraestrutura, a ausência de capacitação docente e a falta de apoio governamental foram identificados como obstáculos a serem superados para garantir o proveito pleno das TIC na EA. Em favor de pesquisas que extrapolem os estudos de caso e exponham possíveis entraves latentes, percebe-se a necessidade de um aprofundamento teórico dessa relação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13979 10.3895/rts.v19n56.13979 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13979 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v19n56.13979 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13979/9537 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 56 (2023); 12-28 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 56 (2023); 12-28 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v19n56 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800237663134941184 |