Relações entre educação ambiental e as tecnologias da informação e comunicação: caminhos e descaminhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alex Braz Iacone
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gaspar, Caio Sereno, Rocha, Marcelo Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13979
Resumo: O presente ensaio teórico tem como objetivo apresentar as relações entre a educação ambiental (EA) e as tecnologias da informação e comunicação (TIC), destacando suas origens, propósitos, limitações e potencialidades. Ambas estão atreladas ao desenvolvimento científico e tecnológico das últimas décadas e são marcas do mundo contemporâneo. São exemplificados estudos que aplicaram as TIC no campo da EA em diferentes contextos (educação formal, educação popular, formação de professores), com múltiplas metodologias e ferramentas (vídeos, internet, dispositivos móveis, redes sociais, programação). A exclusão digital, a carência de infraestrutura, a ausência de capacitação docente e a falta de apoio governamental foram identificados como obstáculos a serem superados para garantir o proveito pleno das TIC na EA. Em favor de pesquisas que extrapolem os estudos de caso e exponham possíveis entraves latentes, percebe-se a necessidade de um aprofundamento teórico dessa relação.
id UTFPR-6_54edcbbc08ee09b94a4dc6c19616478c
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/13979
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Relações entre educação ambiental e as tecnologias da informação e comunicação: caminhos e descaminhosCiências Humanas - EducaçãoTecnologias; Ensino; Cibercultura; Meio AmbienteO presente ensaio teórico tem como objetivo apresentar as relações entre a educação ambiental (EA) e as tecnologias da informação e comunicação (TIC), destacando suas origens, propósitos, limitações e potencialidades. Ambas estão atreladas ao desenvolvimento científico e tecnológico das últimas décadas e são marcas do mundo contemporâneo. São exemplificados estudos que aplicaram as TIC no campo da EA em diferentes contextos (educação formal, educação popular, formação de professores), com múltiplas metodologias e ferramentas (vídeos, internet, dispositivos móveis, redes sociais, programação). A exclusão digital, a carência de infraestrutura, a ausência de capacitação docente e a falta de apoio governamental foram identificados como obstáculos a serem superados para garantir o proveito pleno das TIC na EA. Em favor de pesquisas que extrapolem os estudos de caso e exponham possíveis entraves latentes, percebe-se a necessidade de um aprofundamento teórico dessa relação.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESCNPqSantos, Alex Braz IaconeGaspar, Caio SerenoRocha, Marcelo Borges2023-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1397910.3895/rts.v19n56.13979Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 56 (2023); 12-28Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 56 (2023); 12-281984-35261809-004410.3895/rts.v19n56reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13979/9537Direitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T15:48:18Zoai:periodicos.utfpr:article/13979Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2024-05-01T15:48:18Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações entre educação ambiental e as tecnologias da informação e comunicação: caminhos e descaminhos
title Relações entre educação ambiental e as tecnologias da informação e comunicação: caminhos e descaminhos
spellingShingle Relações entre educação ambiental e as tecnologias da informação e comunicação: caminhos e descaminhos
Santos, Alex Braz Iacone
Ciências Humanas - Educação
Tecnologias; Ensino; Cibercultura; Meio Ambiente
title_short Relações entre educação ambiental e as tecnologias da informação e comunicação: caminhos e descaminhos
title_full Relações entre educação ambiental e as tecnologias da informação e comunicação: caminhos e descaminhos
title_fullStr Relações entre educação ambiental e as tecnologias da informação e comunicação: caminhos e descaminhos
title_full_unstemmed Relações entre educação ambiental e as tecnologias da informação e comunicação: caminhos e descaminhos
title_sort Relações entre educação ambiental e as tecnologias da informação e comunicação: caminhos e descaminhos
author Santos, Alex Braz Iacone
author_facet Santos, Alex Braz Iacone
Gaspar, Caio Sereno
Rocha, Marcelo Borges
author_role author
author2 Gaspar, Caio Sereno
Rocha, Marcelo Borges
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Alex Braz Iacone
Gaspar, Caio Sereno
Rocha, Marcelo Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas - Educação
Tecnologias; Ensino; Cibercultura; Meio Ambiente
topic Ciências Humanas - Educação
Tecnologias; Ensino; Cibercultura; Meio Ambiente
description O presente ensaio teórico tem como objetivo apresentar as relações entre a educação ambiental (EA) e as tecnologias da informação e comunicação (TIC), destacando suas origens, propósitos, limitações e potencialidades. Ambas estão atreladas ao desenvolvimento científico e tecnológico das últimas décadas e são marcas do mundo contemporâneo. São exemplificados estudos que aplicaram as TIC no campo da EA em diferentes contextos (educação formal, educação popular, formação de professores), com múltiplas metodologias e ferramentas (vídeos, internet, dispositivos móveis, redes sociais, programação). A exclusão digital, a carência de infraestrutura, a ausência de capacitação docente e a falta de apoio governamental foram identificados como obstáculos a serem superados para garantir o proveito pleno das TIC na EA. Em favor de pesquisas que extrapolem os estudos de caso e exponham possíveis entraves latentes, percebe-se a necessidade de um aprofundamento teórico dessa relação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-09
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13979
10.3895/rts.v19n56.13979
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13979
identifier_str_mv 10.3895/rts.v19n56.13979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13979/9537
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 56 (2023); 12-28
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 56 (2023); 12-28
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v19n56
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800237663134941184