Cortes de carne: desenredando natureza-culturas ocidentais [tradução de “Cuts of meat: disentangling western nature-cultures”]

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yates-Doerr, Emily
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mol, Annemarie, Reis Castro (tradução), Luisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8181
Resumo: Antropólogas e antropólogos, ávidos por trazer à tona a originalidade dos povos por elas estudados, afirmam que, em contraste com uma “natureza” única no Ocidente, ontologias ameríndias possuem muitas naturezas. Mas será que relatos fascinantes sobre maneiras ameríndias de fazer-o-mundo [world-making] devem presumir tanto sobre o “Ocidente”? É sobre isso que temos dúvidas. Tomando “Ocidental” não como uma região mas como um estilo, nós exploramos as relações animal/humano ocidentais através da descrição de várias maneiras de colocar em cena [enact] “carne.” Usando excertos — cortes — dos nossos materiais etnográficos, contrastamos o investimento no sabor de cordeiros em um açougue espanhol com a preocupação em relação à contaminação de carnes nas normas de segurança da FAO (do inglês Food and Agriculture Organization). A seguir, nós justapomos as “carnes” relevantes em duas aulas em uma escola profissionalizante no altiplano guatemalteco. Em uma, a carne é a peça central de um prato cuidadosamente arranjado, ao passo que a outra se preocupa com os nutrientes que a carne contém. A “carne Ocidental”, então, não é uma. É múltipla. 
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spelling Cortes de carne: desenredando natureza-culturas ocidentais [tradução de “Cuts of meat: disentangling western nature-cultures”]Cuts of meat: disentangling western natureculturesCiências Sociais / Antropologia - Teoria Antropológicacarne; naturalismo; múltiplo; ontologia; prática; OcidentalMeat. Naturalism. Multiple. Ontology. Practice. Western.Antropólogas e antropólogos, ávidos por trazer à tona a originalidade dos povos por elas estudados, afirmam que, em contraste com uma “natureza” única no Ocidente, ontologias ameríndias possuem muitas naturezas. Mas será que relatos fascinantes sobre maneiras ameríndias de fazer-o-mundo [world-making] devem presumir tanto sobre o “Ocidente”? É sobre isso que temos dúvidas. Tomando “Ocidental” não como uma região mas como um estilo, nós exploramos as relações animal/humano ocidentais através da descrição de várias maneiras de colocar em cena [enact] “carne.” Usando excertos — cortes — dos nossos materiais etnográficos, contrastamos o investimento no sabor de cordeiros em um açougue espanhol com a preocupação em relação à contaminação de carnes nas normas de segurança da FAO (do inglês Food and Agriculture Organization). A seguir, nós justapomos as “carnes” relevantes em duas aulas em uma escola profissionalizante no altiplano guatemalteco. Em uma, a carne é a peça central de um prato cuidadosamente arranjado, ao passo que a outra se preocupa com os nutrientes que a carne contém. A “carne Ocidental”, então, não é uma. É múltipla. Anthropologists, eager to bring out the originality of the people whom they study, haveclaimed that in contrast to a singular ‘nature’ in the West, Amerindian ontologies havemany natures. But should fascinating accounts of Amerindian ways of world-makingpresume so much about the ‘West’? This is what we doubt. Taking ‘Western’ not as aregion but as a style, we explore Western animal/human relations by describing variousways of enacting ‘meat’. Using excerpts – cuts – from our fieldwork materials, we contrastthe investment in the tastiness of lambs in a Spanish butcher store with concern for meatcontamination in FAO safety regulations. Next, we juxtapose the relevant ‘meats’ withintwo classes in a vocational school in the Guatemalan highlands. In one, meat is thecentrepiece on a neatly ordered plate, while the other concerns itself with the nutrientsthat meat contains. ‘Western meat’, then, is not one. It is multiple.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Yates-Doerr, EmilyMol, AnnemarieReis Castro (tradução), Luisa2019-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/818110.3895/rts.v15n35.8181Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 35 (2019)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 35 (2019)1984-35261809-004410.3895/rts.v15n35reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8181/5911Direitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-27T12:56:01Zoai:periodicos.utfpr:article/8181Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2019-04-27T12:56:01Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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