Formação continuada em educação ambiental: usos e potencialidades pedagógicas de dados de sensoriamento remoto
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2503 |
Resumo: | O presente artigo apresenta os usos e potencialidades pedagógicas dos dados de sensoriamento remoto, compreendidos como saberes necessários à formação continuada em Educação Ambiental. Esta tecnologia engendra a possibilidade de uma práxis transformadora, todavia ainda se encontra interditada à maioria dos docentes, que só poderão potencializar o uso pedagógico desta mediante a formação continuada. Assim, é empreendida a análise de uma experiência de formação continuada realizada a partir do ambiente de ensino à distância TelEduc, com material desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. Percebe-se que o continuum é inerente à formação de professores, tanto no que tange ao professor, quanto ao papel das instâncias formadoras. A Educação Ambiental necessita ser encarada com coragem, ousadia e senso de realidade, para que a práxis educativa possa contribuir na construção de uma sustentabilidade, tarefa que as geotecnologias em muito podem colaborar. Palavras-chave: Formação continuada; Educação ambiental ; sensoriamento remoto. |
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Formação continuada em educação ambiental: usos e potencialidades pedagógicas de dados de sensoriamento remotoO presente artigo apresenta os usos e potencialidades pedagógicas dos dados de sensoriamento remoto, compreendidos como saberes necessários à formação continuada em Educação Ambiental. Esta tecnologia engendra a possibilidade de uma práxis transformadora, todavia ainda se encontra interditada à maioria dos docentes, que só poderão potencializar o uso pedagógico desta mediante a formação continuada. Assim, é empreendida a análise de uma experiência de formação continuada realizada a partir do ambiente de ensino à distância TelEduc, com material desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. Percebe-se que o continuum é inerente à formação de professores, tanto no que tange ao professor, quanto ao papel das instâncias formadoras. A Educação Ambiental necessita ser encarada com coragem, ousadia e senso de realidade, para que a práxis educativa possa contribuir na construção de uma sustentabilidade, tarefa que as geotecnologias em muito podem colaborar. Palavras-chave: Formação continuada; Educação ambiental ; sensoriamento remoto.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2007-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/250310.3895/rts.v3n5.2503Revista Tecnologia e Sociedade; v. 3, n. 5 (2007)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 3, n. 5 (2007)1984-35261809-004410.3895/rts.v3n5reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2503/1617Direitos autorais 2007 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho , Márcia Pereira 2014-12-15T13:21:44Zoai:periodicos.utfpr:article/2503Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2014-12-15T13:21:44Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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