Análise bibliométrica da gestão do conhecimento: um mapeamento da produção científica no período de 2012 a 2017
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8782 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi mapear a produção científica sobre a Gestão do Conhecimento em uma das principais bases de dados, a Web of Science, no recorte temporal entre os anos 2012 e 2017, identificando os principais artigos sobre a temática em questão no Global Citation Score. Realizou-se um estudo bibliométrico ancorado nas leis de Bradford, de Lotka e na lei de Zipf. Utilizou-se da base de dados Web of Science, e o tratamento dos dados foi feito no software Histcite™. Os resultados sinalizaram que: os principais estudos sobre GC estão, predominantemente, associadas aos processos táticos da disciplina; estão focados no desempenho econômico que o modelo pode propiciar para as organizações; e, trazem a perspectiva de que a GC pode ser viabilizada se a infraestrutura, a cultura, o comportamento individual das pessoas, o papel das lideranças orientadas para a inovação, e as práticas e os processos do conhecimento estiverem alinhados com as estratégias do negócio. |
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Análise bibliométrica da gestão do conhecimento: um mapeamento da produção científica no período de 2012 a 2017Ciências Sociais Aplicadas; Administração.Estudo bibliométrico; Mapeamento; Gestão do Conhecimento; Web of Science.O objetivo deste trabalho foi mapear a produção científica sobre a Gestão do Conhecimento em uma das principais bases de dados, a Web of Science, no recorte temporal entre os anos 2012 e 2017, identificando os principais artigos sobre a temática em questão no Global Citation Score. Realizou-se um estudo bibliométrico ancorado nas leis de Bradford, de Lotka e na lei de Zipf. Utilizou-se da base de dados Web of Science, e o tratamento dos dados foi feito no software Histcite™. Os resultados sinalizaram que: os principais estudos sobre GC estão, predominantemente, associadas aos processos táticos da disciplina; estão focados no desempenho econômico que o modelo pode propiciar para as organizações; e, trazem a perspectiva de que a GC pode ser viabilizada se a infraestrutura, a cultura, o comportamento individual das pessoas, o papel das lideranças orientadas para a inovação, e as práticas e os processos do conhecimento estiverem alinhados com as estratégias do negócio.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de financiamento 001.Castro, Ahiram Brunni Cartaxo deBrito, Lydia Maria PintoNodari, Cristine HermannSilva, Arthur William Pereira daPereira, Glauber Ruan Barbosa2019-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/878210.3895/rts.v15n38.8782Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 38 (2019)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 38 (2019)1984-35261809-004410.3895/rts.v15n38reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8782/6604Direitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-16T21:34:18Zoai:periodicos.utfpr:article/8782Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2019-10-16T21:34:18Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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