Lousa digital e ambientes de aprendizagem: o que muda no ensinar e no aprender?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morales, Leonardo dos Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gautério, Vanda Leci Bueno, Rodrigues, Sheyla Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5363
Resumo: O artigo apresenta um estudo acerca do uso pedagógico da lousa digital interativa em aulas de Matemática, a partir do olhar de estudantes do 8º ano de uma escola municipal, localizada na cidade do Rio Grande/RS. Para a realização desta pesquisa, a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) foi utilizada como metodologia de análise; o DSC é uma técnica que torna clara uma dada representação social, rompendo com a lógica quantitativo-classificatória. A partir das ideias centrais expressas nas percepções dos estudantes, a construção de um discurso coletivo denominado de “Aprendendo com a lousa digital” foi possível. O estudo mostrou que o uso da lousa digital nas aulas permitiu o desenvolvimento de atividades mais dinâmicas e interativas, e indicou que o ensinar e o aprender se modificaram em decorrência das aulas estarem mais cooperativas, em que os alunos aprenderam ao vivenciar, ao discutir, ao compartilhar ideias e ao estabelecer relações entre a escola e a vida cotidiana.
id UTFPR-6_7f0da0120175b86214e1855f211d34c7
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5363
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Lousa digital e ambientes de aprendizagem: o que muda no ensinar e no aprender?Ensino-Aprendizagem; Tecnologia EducacionalLousa digital; Aprender; Ensinar; Discurso coletivoO artigo apresenta um estudo acerca do uso pedagógico da lousa digital interativa em aulas de Matemática, a partir do olhar de estudantes do 8º ano de uma escola municipal, localizada na cidade do Rio Grande/RS. Para a realização desta pesquisa, a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) foi utilizada como metodologia de análise; o DSC é uma técnica que torna clara uma dada representação social, rompendo com a lógica quantitativo-classificatória. A partir das ideias centrais expressas nas percepções dos estudantes, a construção de um discurso coletivo denominado de “Aprendendo com a lousa digital” foi possível. O estudo mostrou que o uso da lousa digital nas aulas permitiu o desenvolvimento de atividades mais dinâmicas e interativas, e indicou que o ensinar e o aprender se modificaram em decorrência das aulas estarem mais cooperativas, em que os alunos aprenderam ao vivenciar, ao discutir, ao compartilhar ideias e ao estabelecer relações entre a escola e a vida cotidiana.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Morales, Leonardo dos SantosGautério, Vanda Leci BuenoRodrigues, Sheyla Costa2017-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/536310.3895/rts.v13n29.5363Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 29 (2017)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 29 (2017)1984-35261809-004410.3895/rts.v13n29reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5363/4533Direitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-28T14:49:51Zoai:periodicos.utfpr:article/5363Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2017-10-28T14:49:51Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Lousa digital e ambientes de aprendizagem: o que muda no ensinar e no aprender?
title Lousa digital e ambientes de aprendizagem: o que muda no ensinar e no aprender?
spellingShingle Lousa digital e ambientes de aprendizagem: o que muda no ensinar e no aprender?
Morales, Leonardo dos Santos
Ensino-Aprendizagem; Tecnologia Educacional
Lousa digital; Aprender; Ensinar; Discurso coletivo
title_short Lousa digital e ambientes de aprendizagem: o que muda no ensinar e no aprender?
title_full Lousa digital e ambientes de aprendizagem: o que muda no ensinar e no aprender?
title_fullStr Lousa digital e ambientes de aprendizagem: o que muda no ensinar e no aprender?
title_full_unstemmed Lousa digital e ambientes de aprendizagem: o que muda no ensinar e no aprender?
title_sort Lousa digital e ambientes de aprendizagem: o que muda no ensinar e no aprender?
author Morales, Leonardo dos Santos
author_facet Morales, Leonardo dos Santos
Gautério, Vanda Leci Bueno
Rodrigues, Sheyla Costa
author_role author
author2 Gautério, Vanda Leci Bueno
Rodrigues, Sheyla Costa
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Morales, Leonardo dos Santos
Gautério, Vanda Leci Bueno
Rodrigues, Sheyla Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-Aprendizagem; Tecnologia Educacional
Lousa digital; Aprender; Ensinar; Discurso coletivo
topic Ensino-Aprendizagem; Tecnologia Educacional
Lousa digital; Aprender; Ensinar; Discurso coletivo
description O artigo apresenta um estudo acerca do uso pedagógico da lousa digital interativa em aulas de Matemática, a partir do olhar de estudantes do 8º ano de uma escola municipal, localizada na cidade do Rio Grande/RS. Para a realização desta pesquisa, a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) foi utilizada como metodologia de análise; o DSC é uma técnica que torna clara uma dada representação social, rompendo com a lógica quantitativo-classificatória. A partir das ideias centrais expressas nas percepções dos estudantes, a construção de um discurso coletivo denominado de “Aprendendo com a lousa digital” foi possível. O estudo mostrou que o uso da lousa digital nas aulas permitiu o desenvolvimento de atividades mais dinâmicas e interativas, e indicou que o ensinar e o aprender se modificaram em decorrência das aulas estarem mais cooperativas, em que os alunos aprenderam ao vivenciar, ao discutir, ao compartilhar ideias e ao estabelecer relações entre a escola e a vida cotidiana.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-19
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5363
10.3895/rts.v13n29.5363
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5363
identifier_str_mv 10.3895/rts.v13n29.5363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5363/4533
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 29 (2017)
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 29 (2017)
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v13n29
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800223876548919296