Lousa digital e ambientes de aprendizagem: o que muda no ensinar e no aprender?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5363 |
Resumo: | O artigo apresenta um estudo acerca do uso pedagógico da lousa digital interativa em aulas de Matemática, a partir do olhar de estudantes do 8º ano de uma escola municipal, localizada na cidade do Rio Grande/RS. Para a realização desta pesquisa, a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) foi utilizada como metodologia de análise; o DSC é uma técnica que torna clara uma dada representação social, rompendo com a lógica quantitativo-classificatória. A partir das ideias centrais expressas nas percepções dos estudantes, a construção de um discurso coletivo denominado de “Aprendendo com a lousa digital” foi possível. O estudo mostrou que o uso da lousa digital nas aulas permitiu o desenvolvimento de atividades mais dinâmicas e interativas, e indicou que o ensinar e o aprender se modificaram em decorrência das aulas estarem mais cooperativas, em que os alunos aprenderam ao vivenciar, ao discutir, ao compartilhar ideias e ao estabelecer relações entre a escola e a vida cotidiana. |
id |
UTFPR-6_7f0da0120175b86214e1855f211d34c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/5363 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Lousa digital e ambientes de aprendizagem: o que muda no ensinar e no aprender?Ensino-Aprendizagem; Tecnologia EducacionalLousa digital; Aprender; Ensinar; Discurso coletivoO artigo apresenta um estudo acerca do uso pedagógico da lousa digital interativa em aulas de Matemática, a partir do olhar de estudantes do 8º ano de uma escola municipal, localizada na cidade do Rio Grande/RS. Para a realização desta pesquisa, a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) foi utilizada como metodologia de análise; o DSC é uma técnica que torna clara uma dada representação social, rompendo com a lógica quantitativo-classificatória. A partir das ideias centrais expressas nas percepções dos estudantes, a construção de um discurso coletivo denominado de “Aprendendo com a lousa digital” foi possível. O estudo mostrou que o uso da lousa digital nas aulas permitiu o desenvolvimento de atividades mais dinâmicas e interativas, e indicou que o ensinar e o aprender se modificaram em decorrência das aulas estarem mais cooperativas, em que os alunos aprenderam ao vivenciar, ao discutir, ao compartilhar ideias e ao estabelecer relações entre a escola e a vida cotidiana.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Morales, Leonardo dos SantosGautério, Vanda Leci BuenoRodrigues, Sheyla Costa2017-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/536310.3895/rts.v13n29.5363Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 29 (2017)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 29 (2017)1984-35261809-004410.3895/rts.v13n29reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5363/4533Direitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-28T14:49:51Zoai:periodicos.utfpr:article/5363Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2017-10-28T14:49:51Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lousa digital e ambientes de aprendizagem: o que muda no ensinar e no aprender? |
title |
Lousa digital e ambientes de aprendizagem: o que muda no ensinar e no aprender? |
spellingShingle |
Lousa digital e ambientes de aprendizagem: o que muda no ensinar e no aprender? Morales, Leonardo dos Santos Ensino-Aprendizagem; Tecnologia Educacional Lousa digital; Aprender; Ensinar; Discurso coletivo |
title_short |
Lousa digital e ambientes de aprendizagem: o que muda no ensinar e no aprender? |
title_full |
Lousa digital e ambientes de aprendizagem: o que muda no ensinar e no aprender? |
title_fullStr |
Lousa digital e ambientes de aprendizagem: o que muda no ensinar e no aprender? |
title_full_unstemmed |
Lousa digital e ambientes de aprendizagem: o que muda no ensinar e no aprender? |
title_sort |
Lousa digital e ambientes de aprendizagem: o que muda no ensinar e no aprender? |
author |
Morales, Leonardo dos Santos |
author_facet |
Morales, Leonardo dos Santos Gautério, Vanda Leci Bueno Rodrigues, Sheyla Costa |
author_role |
author |
author2 |
Gautério, Vanda Leci Bueno Rodrigues, Sheyla Costa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morales, Leonardo dos Santos Gautério, Vanda Leci Bueno Rodrigues, Sheyla Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-Aprendizagem; Tecnologia Educacional Lousa digital; Aprender; Ensinar; Discurso coletivo |
topic |
Ensino-Aprendizagem; Tecnologia Educacional Lousa digital; Aprender; Ensinar; Discurso coletivo |
description |
O artigo apresenta um estudo acerca do uso pedagógico da lousa digital interativa em aulas de Matemática, a partir do olhar de estudantes do 8º ano de uma escola municipal, localizada na cidade do Rio Grande/RS. Para a realização desta pesquisa, a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) foi utilizada como metodologia de análise; o DSC é uma técnica que torna clara uma dada representação social, rompendo com a lógica quantitativo-classificatória. A partir das ideias centrais expressas nas percepções dos estudantes, a construção de um discurso coletivo denominado de “Aprendendo com a lousa digital” foi possível. O estudo mostrou que o uso da lousa digital nas aulas permitiu o desenvolvimento de atividades mais dinâmicas e interativas, e indicou que o ensinar e o aprender se modificaram em decorrência das aulas estarem mais cooperativas, em que os alunos aprenderam ao vivenciar, ao discutir, ao compartilhar ideias e ao estabelecer relações entre a escola e a vida cotidiana. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5363 10.3895/rts.v13n29.5363 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5363 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v13n29.5363 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5363/4533 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 29 (2017) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 29 (2017) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v13n29 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223876548919296 |