A qualidade da educação em engenharia e seus impactos no desenvolvimento econômico brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Costa, Bruno Barzellay Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/3852
Resumo: A crise econômica atualmente vivenciada pelo Brasil afeta profundamente o setor de engenharia, dependente direto de investimentos em infraestrutura, usualmente escassos em épocas de adversidade. Logo, este trabalho visa analisar como a qualidade do ensino de engenharia pode influenciar no desenvolvimento do país. Para tanto, optou-se por uma pesquisa exploratória, com consultas a relatórios publicados por organismos internacionais e a bancos de dados de instituições de pesquisa e estatística. Os resultados indicam que a engenharia brasileira não deve seguir na dependência de projetos de infraestrutura, mas dedicar-se também à inovação, buscando a introdução na chamada economia do conhecimento. Conclui-se que isto só será possível mediante a modernização dos currículos de engenharia, de forma a preparar os estudantes para o desafio de assumir a vanguarda deste movimento. O artigo procura contribuir para a conscientização de gestores e docentes quanto à premência desta reformulação, que já está em curso nas melhores instituições de ensino do mundo.
id UTFPR-6_89015342071c5e18cb5bd69a9032a922
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/3852
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A qualidade da educação em engenharia e seus impactos no desenvolvimento econômico brasileiro7.08.00.00-6 - Educação; 7.08.03.00-5 - Planejamento e Avaliação Educacional; 7.08.03.01-3 - Política EducacionalEngenharia - Estudo e Ensino; Inovações Tecnológicas; Desenvolvimento Econômico - Efeito da EducaçãoA crise econômica atualmente vivenciada pelo Brasil afeta profundamente o setor de engenharia, dependente direto de investimentos em infraestrutura, usualmente escassos em épocas de adversidade. Logo, este trabalho visa analisar como a qualidade do ensino de engenharia pode influenciar no desenvolvimento do país. Para tanto, optou-se por uma pesquisa exploratória, com consultas a relatórios publicados por organismos internacionais e a bancos de dados de instituições de pesquisa e estatística. Os resultados indicam que a engenharia brasileira não deve seguir na dependência de projetos de infraestrutura, mas dedicar-se também à inovação, buscando a introdução na chamada economia do conhecimento. Conclui-se que isto só será possível mediante a modernização dos currículos de engenharia, de forma a preparar os estudantes para o desafio de assumir a vanguarda deste movimento. O artigo procura contribuir para a conscientização de gestores e docentes quanto à premência desta reformulação, que já está em curso nas melhores instituições de ensino do mundo.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)da Costa, Bruno Barzellay Ferreira2017-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/385210.3895/rts.v13n28.3852Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 28 (2017)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 28 (2017)1984-35261809-004410.3895/rts.v13n28reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/3852/3636Direitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-11T16:15:10Zoai:periodicos.utfpr:article/3852Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2017-05-11T16:15:10Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A qualidade da educação em engenharia e seus impactos no desenvolvimento econômico brasileiro
title A qualidade da educação em engenharia e seus impactos no desenvolvimento econômico brasileiro
spellingShingle A qualidade da educação em engenharia e seus impactos no desenvolvimento econômico brasileiro
da Costa, Bruno Barzellay Ferreira
7.08.00.00-6 - Educação; 7.08.03.00-5 - Planejamento e Avaliação Educacional; 7.08.03.01-3 - Política Educacional
Engenharia - Estudo e Ensino; Inovações Tecnológicas; Desenvolvimento Econômico - Efeito da Educação
title_short A qualidade da educação em engenharia e seus impactos no desenvolvimento econômico brasileiro
title_full A qualidade da educação em engenharia e seus impactos no desenvolvimento econômico brasileiro
title_fullStr A qualidade da educação em engenharia e seus impactos no desenvolvimento econômico brasileiro
title_full_unstemmed A qualidade da educação em engenharia e seus impactos no desenvolvimento econômico brasileiro
title_sort A qualidade da educação em engenharia e seus impactos no desenvolvimento econômico brasileiro
author da Costa, Bruno Barzellay Ferreira
author_facet da Costa, Bruno Barzellay Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Costa, Bruno Barzellay Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.00.00-6 - Educação; 7.08.03.00-5 - Planejamento e Avaliação Educacional; 7.08.03.01-3 - Política Educacional
Engenharia - Estudo e Ensino; Inovações Tecnológicas; Desenvolvimento Econômico - Efeito da Educação
topic 7.08.00.00-6 - Educação; 7.08.03.00-5 - Planejamento e Avaliação Educacional; 7.08.03.01-3 - Política Educacional
Engenharia - Estudo e Ensino; Inovações Tecnológicas; Desenvolvimento Econômico - Efeito da Educação
description A crise econômica atualmente vivenciada pelo Brasil afeta profundamente o setor de engenharia, dependente direto de investimentos em infraestrutura, usualmente escassos em épocas de adversidade. Logo, este trabalho visa analisar como a qualidade do ensino de engenharia pode influenciar no desenvolvimento do país. Para tanto, optou-se por uma pesquisa exploratória, com consultas a relatórios publicados por organismos internacionais e a bancos de dados de instituições de pesquisa e estatística. Os resultados indicam que a engenharia brasileira não deve seguir na dependência de projetos de infraestrutura, mas dedicar-se também à inovação, buscando a introdução na chamada economia do conhecimento. Conclui-se que isto só será possível mediante a modernização dos currículos de engenharia, de forma a preparar os estudantes para o desafio de assumir a vanguarda deste movimento. O artigo procura contribuir para a conscientização de gestores e docentes quanto à premência desta reformulação, que já está em curso nas melhores instituições de ensino do mundo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/3852
10.3895/rts.v13n28.3852
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/3852
identifier_str_mv 10.3895/rts.v13n28.3852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/3852/3636
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 28 (2017)
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 28 (2017)
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v13n28
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800223876070768640