A qualidade da educação em engenharia e seus impactos no desenvolvimento econômico brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/3852 |
Resumo: | A crise econômica atualmente vivenciada pelo Brasil afeta profundamente o setor de engenharia, dependente direto de investimentos em infraestrutura, usualmente escassos em épocas de adversidade. Logo, este trabalho visa analisar como a qualidade do ensino de engenharia pode influenciar no desenvolvimento do país. Para tanto, optou-se por uma pesquisa exploratória, com consultas a relatórios publicados por organismos internacionais e a bancos de dados de instituições de pesquisa e estatística. Os resultados indicam que a engenharia brasileira não deve seguir na dependência de projetos de infraestrutura, mas dedicar-se também à inovação, buscando a introdução na chamada economia do conhecimento. Conclui-se que isto só será possível mediante a modernização dos currículos de engenharia, de forma a preparar os estudantes para o desafio de assumir a vanguarda deste movimento. O artigo procura contribuir para a conscientização de gestores e docentes quanto à premência desta reformulação, que já está em curso nas melhores instituições de ensino do mundo. |
id |
UTFPR-6_89015342071c5e18cb5bd69a9032a922 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/3852 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A qualidade da educação em engenharia e seus impactos no desenvolvimento econômico brasileiro7.08.00.00-6 - Educação; 7.08.03.00-5 - Planejamento e Avaliação Educacional; 7.08.03.01-3 - Política EducacionalEngenharia - Estudo e Ensino; Inovações Tecnológicas; Desenvolvimento Econômico - Efeito da EducaçãoA crise econômica atualmente vivenciada pelo Brasil afeta profundamente o setor de engenharia, dependente direto de investimentos em infraestrutura, usualmente escassos em épocas de adversidade. Logo, este trabalho visa analisar como a qualidade do ensino de engenharia pode influenciar no desenvolvimento do país. Para tanto, optou-se por uma pesquisa exploratória, com consultas a relatórios publicados por organismos internacionais e a bancos de dados de instituições de pesquisa e estatística. Os resultados indicam que a engenharia brasileira não deve seguir na dependência de projetos de infraestrutura, mas dedicar-se também à inovação, buscando a introdução na chamada economia do conhecimento. Conclui-se que isto só será possível mediante a modernização dos currículos de engenharia, de forma a preparar os estudantes para o desafio de assumir a vanguarda deste movimento. O artigo procura contribuir para a conscientização de gestores e docentes quanto à premência desta reformulação, que já está em curso nas melhores instituições de ensino do mundo.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)da Costa, Bruno Barzellay Ferreira2017-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/385210.3895/rts.v13n28.3852Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 28 (2017)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 28 (2017)1984-35261809-004410.3895/rts.v13n28reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/3852/3636Direitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-11T16:15:10Zoai:periodicos.utfpr:article/3852Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2017-05-11T16:15:10Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A qualidade da educação em engenharia e seus impactos no desenvolvimento econômico brasileiro |
title |
A qualidade da educação em engenharia e seus impactos no desenvolvimento econômico brasileiro |
spellingShingle |
A qualidade da educação em engenharia e seus impactos no desenvolvimento econômico brasileiro da Costa, Bruno Barzellay Ferreira 7.08.00.00-6 - Educação; 7.08.03.00-5 - Planejamento e Avaliação Educacional; 7.08.03.01-3 - Política Educacional Engenharia - Estudo e Ensino; Inovações Tecnológicas; Desenvolvimento Econômico - Efeito da Educação |
title_short |
A qualidade da educação em engenharia e seus impactos no desenvolvimento econômico brasileiro |
title_full |
A qualidade da educação em engenharia e seus impactos no desenvolvimento econômico brasileiro |
title_fullStr |
A qualidade da educação em engenharia e seus impactos no desenvolvimento econômico brasileiro |
title_full_unstemmed |
A qualidade da educação em engenharia e seus impactos no desenvolvimento econômico brasileiro |
title_sort |
A qualidade da educação em engenharia e seus impactos no desenvolvimento econômico brasileiro |
author |
da Costa, Bruno Barzellay Ferreira |
author_facet |
da Costa, Bruno Barzellay Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Costa, Bruno Barzellay Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.00.00-6 - Educação; 7.08.03.00-5 - Planejamento e Avaliação Educacional; 7.08.03.01-3 - Política Educacional Engenharia - Estudo e Ensino; Inovações Tecnológicas; Desenvolvimento Econômico - Efeito da Educação |
topic |
7.08.00.00-6 - Educação; 7.08.03.00-5 - Planejamento e Avaliação Educacional; 7.08.03.01-3 - Política Educacional Engenharia - Estudo e Ensino; Inovações Tecnológicas; Desenvolvimento Econômico - Efeito da Educação |
description |
A crise econômica atualmente vivenciada pelo Brasil afeta profundamente o setor de engenharia, dependente direto de investimentos em infraestrutura, usualmente escassos em épocas de adversidade. Logo, este trabalho visa analisar como a qualidade do ensino de engenharia pode influenciar no desenvolvimento do país. Para tanto, optou-se por uma pesquisa exploratória, com consultas a relatórios publicados por organismos internacionais e a bancos de dados de instituições de pesquisa e estatística. Os resultados indicam que a engenharia brasileira não deve seguir na dependência de projetos de infraestrutura, mas dedicar-se também à inovação, buscando a introdução na chamada economia do conhecimento. Conclui-se que isto só será possível mediante a modernização dos currículos de engenharia, de forma a preparar os estudantes para o desafio de assumir a vanguarda deste movimento. O artigo procura contribuir para a conscientização de gestores e docentes quanto à premência desta reformulação, que já está em curso nas melhores instituições de ensino do mundo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/3852 10.3895/rts.v13n28.3852 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/3852 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v13n28.3852 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/3852/3636 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 28 (2017) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 28 (2017) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v13n28 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223876070768640 |