Pós-graduação em energia: uma política pública para apoiar o setor energético brasileiro
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
DOI: | 10.3895/rts.v18n52.14720 |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14720 |
Resumo: | Este artigo avalia a situação atual dos cursos de pós-graduação stricto sensu em energia no Brasil. Com base na Plataforma Sucupira, foram identificados 22 programas e um total de 27 cursos, de mestrado ou doutorado, voltados para o tema energia, com programas enquadrados na área de avaliação Interdisciplinar ou em Engenharias. O presente artigo foi motivado pela preocupação com a formação de profissionais que respondam à crescente demanda do setor energético e à qualificação exigida. Foi constatado que 50% das respectivas instituições de ensino possuem seus programas na área de avaliação interdisciplinar e na subárea Engenharia/Tecnologia/Gestão. Além disso, foi apresentado o número de egressos no período de 2017 a 2020, com base nos trabalhos defendidos. Os resultados alertam para a necessidade de uma política pública mais incisiva para promover a formação de profissionais para o setor, o que pode ocorrer por meio do próprio Plano Nacional de Pós-Graduação. |
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Pós-graduação em energia: uma política pública para apoiar o setor energético brasileiroMultidisciplinar; Interdisciplinar; Engenharia/Tecnologia/GestãoPolíticas Públicas; Pós-Graduação; Energia.Este artigo avalia a situação atual dos cursos de pós-graduação stricto sensu em energia no Brasil. Com base na Plataforma Sucupira, foram identificados 22 programas e um total de 27 cursos, de mestrado ou doutorado, voltados para o tema energia, com programas enquadrados na área de avaliação Interdisciplinar ou em Engenharias. O presente artigo foi motivado pela preocupação com a formação de profissionais que respondam à crescente demanda do setor energético e à qualificação exigida. Foi constatado que 50% das respectivas instituições de ensino possuem seus programas na área de avaliação interdisciplinar e na subárea Engenharia/Tecnologia/Gestão. Além disso, foi apresentado o número de egressos no período de 2017 a 2020, com base nos trabalhos defendidos. Os resultados alertam para a necessidade de uma política pública mais incisiva para promover a formação de profissionais para o setor, o que pode ocorrer por meio do próprio Plano Nacional de Pós-Graduação.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Vieira, Gisele Maria RibeiroBoloy, Ronney Arismel ManceboDomingues, Stella Maris PiresAlmeida, Nival Nunes2022-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1472010.3895/rts.v18n52.14720Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 52 (2022); 227-246Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 52 (2022); 227-2461984-35261809-004410.3895/rts.v18n52reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14720/8916Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T15:48:33Zoai:periodicos.utfpr:article/14720Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2024-05-01T15:48:33Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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