A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14399 |
Resumo: | As pesquisas sobre estratégias têm se tornado cada vez mais relevantes para as organizações do agronegócio. Sendo assim, este estudo tem por objetivo analisar a temática praticado pelas organizações que atuam no agronegócio. Como aspecto metodológico foi utilizada uma revisão sistemática da literatura em base bibliográfica de alcance mundial. Os resultados mostraram os desafios de escolha e implementação das estratégias tomadas pelas organizações frente ao mercado. Foram identificadas estratégias como marketing regional, segmentação de mercado, potencial turístico, agroturismo, de investimento, modelos para lidar com incertezas e riscos, reputação e imagem do produto. Em que as escolhas estratégicas dependem dos objetivos pretendidos pelas organizações e dos cenários em que elas se encontram, assim como, os tipos de estratégias tomadas para o alcance do sucesso organizacional. Os resultados também corroboram para a identificação de recursos – ativos humanos, físicos, financeiros, institucionais, coletivo, identidade empresarial -, e capacidades dinâmicas – aprendizagem organizacional, construção de relacionamento, gestão da qualidade e comercialização. As estratégias envolvem a promoção da sustentabilidade rural pela proveniência e cogovernança dos negócios rurais com o uso de sistema de gestão ambiental e desenvolvimento de serviços ecossistêmicos. |
id |
UTFPR-6_97796821d8f9ff03d37ae515e0d8c99b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/14399 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócioAdministração pública e de empresas ciências contábeis e turismo; AdministraçãoDependência de recursos; Capacidades de marketing; Transferência tecnológica; Cadeias de abastecimento;As pesquisas sobre estratégias têm se tornado cada vez mais relevantes para as organizações do agronegócio. Sendo assim, este estudo tem por objetivo analisar a temática praticado pelas organizações que atuam no agronegócio. Como aspecto metodológico foi utilizada uma revisão sistemática da literatura em base bibliográfica de alcance mundial. Os resultados mostraram os desafios de escolha e implementação das estratégias tomadas pelas organizações frente ao mercado. Foram identificadas estratégias como marketing regional, segmentação de mercado, potencial turístico, agroturismo, de investimento, modelos para lidar com incertezas e riscos, reputação e imagem do produto. Em que as escolhas estratégicas dependem dos objetivos pretendidos pelas organizações e dos cenários em que elas se encontram, assim como, os tipos de estratégias tomadas para o alcance do sucesso organizacional. Os resultados também corroboram para a identificação de recursos – ativos humanos, físicos, financeiros, institucionais, coletivo, identidade empresarial -, e capacidades dinâmicas – aprendizagem organizacional, construção de relacionamento, gestão da qualidade e comercialização. As estratégias envolvem a promoção da sustentabilidade rural pela proveniência e cogovernança dos negócios rurais com o uso de sistema de gestão ambiental e desenvolvimento de serviços ecossistêmicos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorLima, Murilo Campos RochaRamos, Josefa Edileide SantosBorba, Marcelo CostaSchultz, GlaucoRévillion, Jean Philippe Palma2022-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1439910.3895/rts.v18n52.14399Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 52 (2022); 285-307Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 52 (2022); 285-3071984-35261809-004410.3895/rts.v18n52reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14399/8919Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T15:48:32Zoai:periodicos.utfpr:article/14399Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2024-05-01T15:48:32Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio |
title |
A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio |
spellingShingle |
A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio Lima, Murilo Campos Rocha Administração pública e de empresas ciências contábeis e turismo; Administração Dependência de recursos; Capacidades de marketing; Transferência tecnológica; Cadeias de abastecimento; |
title_short |
A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio |
title_full |
A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio |
title_fullStr |
A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio |
title_full_unstemmed |
A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio |
title_sort |
A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio |
author |
Lima, Murilo Campos Rocha |
author_facet |
Lima, Murilo Campos Rocha Ramos, Josefa Edileide Santos Borba, Marcelo Costa Schultz, Glauco Révillion, Jean Philippe Palma |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Josefa Edileide Santos Borba, Marcelo Costa Schultz, Glauco Révillion, Jean Philippe Palma |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Murilo Campos Rocha Ramos, Josefa Edileide Santos Borba, Marcelo Costa Schultz, Glauco Révillion, Jean Philippe Palma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração pública e de empresas ciências contábeis e turismo; Administração Dependência de recursos; Capacidades de marketing; Transferência tecnológica; Cadeias de abastecimento; |
topic |
Administração pública e de empresas ciências contábeis e turismo; Administração Dependência de recursos; Capacidades de marketing; Transferência tecnológica; Cadeias de abastecimento; |
description |
As pesquisas sobre estratégias têm se tornado cada vez mais relevantes para as organizações do agronegócio. Sendo assim, este estudo tem por objetivo analisar a temática praticado pelas organizações que atuam no agronegócio. Como aspecto metodológico foi utilizada uma revisão sistemática da literatura em base bibliográfica de alcance mundial. Os resultados mostraram os desafios de escolha e implementação das estratégias tomadas pelas organizações frente ao mercado. Foram identificadas estratégias como marketing regional, segmentação de mercado, potencial turístico, agroturismo, de investimento, modelos para lidar com incertezas e riscos, reputação e imagem do produto. Em que as escolhas estratégicas dependem dos objetivos pretendidos pelas organizações e dos cenários em que elas se encontram, assim como, os tipos de estratégias tomadas para o alcance do sucesso organizacional. Os resultados também corroboram para a identificação de recursos – ativos humanos, físicos, financeiros, institucionais, coletivo, identidade empresarial -, e capacidades dinâmicas – aprendizagem organizacional, construção de relacionamento, gestão da qualidade e comercialização. As estratégias envolvem a promoção da sustentabilidade rural pela proveniência e cogovernança dos negócios rurais com o uso de sistema de gestão ambiental e desenvolvimento de serviços ecossistêmicos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14399 10.3895/rts.v18n52.14399 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14399 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v18n52.14399 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14399/8919 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 52 (2022); 285-307 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 52 (2022); 285-307 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v18n52 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800237662656790528 |