A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Murilo Campos Rocha
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ramos, Josefa Edileide Santos, Borba, Marcelo Costa, Schultz, Glauco, Révillion, Jean Philippe Palma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14399
Resumo: As pesquisas sobre estratégias têm se tornado cada vez mais relevantes para as organizações do agronegócio. Sendo assim, este estudo tem por objetivo analisar a temática praticado pelas organizações que atuam no agronegócio. Como aspecto metodológico foi utilizada uma revisão sistemática da literatura em base bibliográfica de alcance mundial. Os resultados mostraram os desafios de escolha e implementação das estratégias tomadas pelas organizações frente ao mercado. Foram identificadas estratégias como marketing regional, segmentação de mercado, potencial turístico, agroturismo, de investimento, modelos para lidar com incertezas e riscos, reputação e imagem do produto. Em que as escolhas estratégicas dependem dos objetivos pretendidos pelas organizações e dos cenários em que elas se encontram, assim como, os tipos de estratégias tomadas para o alcance do sucesso organizacional. Os resultados também corroboram para a identificação de recursos – ativos humanos, físicos, financeiros, institucionais, coletivo, identidade empresarial -, e capacidades dinâmicas – aprendizagem organizacional, construção de relacionamento, gestão da qualidade e comercialização. As estratégias envolvem a promoção da sustentabilidade rural pela proveniência e cogovernança dos negócios rurais com o uso de sistema de gestão ambiental e desenvolvimento de serviços ecossistêmicos.
id UTFPR-6_97796821d8f9ff03d37ae515e0d8c99b
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/14399
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócioAdministração pública e de empresas ciências contábeis e turismo; AdministraçãoDependência de recursos; Capacidades de marketing; Transferência tecnológica; Cadeias de abastecimento;As pesquisas sobre estratégias têm se tornado cada vez mais relevantes para as organizações do agronegócio. Sendo assim, este estudo tem por objetivo analisar a temática praticado pelas organizações que atuam no agronegócio. Como aspecto metodológico foi utilizada uma revisão sistemática da literatura em base bibliográfica de alcance mundial. Os resultados mostraram os desafios de escolha e implementação das estratégias tomadas pelas organizações frente ao mercado. Foram identificadas estratégias como marketing regional, segmentação de mercado, potencial turístico, agroturismo, de investimento, modelos para lidar com incertezas e riscos, reputação e imagem do produto. Em que as escolhas estratégicas dependem dos objetivos pretendidos pelas organizações e dos cenários em que elas se encontram, assim como, os tipos de estratégias tomadas para o alcance do sucesso organizacional. Os resultados também corroboram para a identificação de recursos – ativos humanos, físicos, financeiros, institucionais, coletivo, identidade empresarial -, e capacidades dinâmicas – aprendizagem organizacional, construção de relacionamento, gestão da qualidade e comercialização. As estratégias envolvem a promoção da sustentabilidade rural pela proveniência e cogovernança dos negócios rurais com o uso de sistema de gestão ambiental e desenvolvimento de serviços ecossistêmicos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorLima, Murilo Campos RochaRamos, Josefa Edileide SantosBorba, Marcelo CostaSchultz, GlaucoRévillion, Jean Philippe Palma2022-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1439910.3895/rts.v18n52.14399Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 52 (2022); 285-307Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 52 (2022); 285-3071984-35261809-004410.3895/rts.v18n52reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14399/8919Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T15:48:32Zoai:periodicos.utfpr:article/14399Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2024-05-01T15:48:32Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio
title A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio
spellingShingle A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio
Lima, Murilo Campos Rocha
Administração pública e de empresas ciências contábeis e turismo; Administração
Dependência de recursos; Capacidades de marketing; Transferência tecnológica; Cadeias de abastecimento;
title_short A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio
title_full A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio
title_fullStr A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio
title_full_unstemmed A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio
title_sort A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio
author Lima, Murilo Campos Rocha
author_facet Lima, Murilo Campos Rocha
Ramos, Josefa Edileide Santos
Borba, Marcelo Costa
Schultz, Glauco
Révillion, Jean Philippe Palma
author_role author
author2 Ramos, Josefa Edileide Santos
Borba, Marcelo Costa
Schultz, Glauco
Révillion, Jean Philippe Palma
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Murilo Campos Rocha
Ramos, Josefa Edileide Santos
Borba, Marcelo Costa
Schultz, Glauco
Révillion, Jean Philippe Palma
dc.subject.por.fl_str_mv Administração pública e de empresas ciências contábeis e turismo; Administração
Dependência de recursos; Capacidades de marketing; Transferência tecnológica; Cadeias de abastecimento;
topic Administração pública e de empresas ciências contábeis e turismo; Administração
Dependência de recursos; Capacidades de marketing; Transferência tecnológica; Cadeias de abastecimento;
description As pesquisas sobre estratégias têm se tornado cada vez mais relevantes para as organizações do agronegócio. Sendo assim, este estudo tem por objetivo analisar a temática praticado pelas organizações que atuam no agronegócio. Como aspecto metodológico foi utilizada uma revisão sistemática da literatura em base bibliográfica de alcance mundial. Os resultados mostraram os desafios de escolha e implementação das estratégias tomadas pelas organizações frente ao mercado. Foram identificadas estratégias como marketing regional, segmentação de mercado, potencial turístico, agroturismo, de investimento, modelos para lidar com incertezas e riscos, reputação e imagem do produto. Em que as escolhas estratégicas dependem dos objetivos pretendidos pelas organizações e dos cenários em que elas se encontram, assim como, os tipos de estratégias tomadas para o alcance do sucesso organizacional. Os resultados também corroboram para a identificação de recursos – ativos humanos, físicos, financeiros, institucionais, coletivo, identidade empresarial -, e capacidades dinâmicas – aprendizagem organizacional, construção de relacionamento, gestão da qualidade e comercialização. As estratégias envolvem a promoção da sustentabilidade rural pela proveniência e cogovernança dos negócios rurais com o uso de sistema de gestão ambiental e desenvolvimento de serviços ecossistêmicos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14399
10.3895/rts.v18n52.14399
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14399
identifier_str_mv 10.3895/rts.v18n52.14399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14399/8919
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 52 (2022); 285-307
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 52 (2022); 285-307
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v18n52
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800237662656790528