Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casagrande, Lindamir Salete
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vega Incerti, Tania Gracieli, Freitas, Lucas Bueno de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14942
Resumo: Este artigo objetiva analisar a percepção de mães e professoras sobre implicações das atividades de ensino à distância na rotina dos/as estudantes do ensino fundamental durante o período de distanciamento social vivenciado no ano de 2020. Participaram desta pesquisa mães e/ou professoras de diversas escolas, principalmente do Paraná. O instrumento de coleta de dados foi um questionário online, com perguntas objetivas e descritivas, que foi divulgado e aplicado por meio de redes sociais e obteve 174 respostas. Os resultados indicam que as participantes percebem o cansaço e a dificuldade de adaptação das crianças e adolescentes com o “novo” formato de ensino e com a rotina de estudos, os quais, somado a toda a situação imposta pela pandemia do Coronavírus, mostraram-se desgastante e estressante para os/as estudantes, que sentem muita vontade de voltar à escola. Concluímos que, na percepção das participantes, apesar de ser a única opção para esse momento, o ensino remoto não é adequado aos/às estudantes do ensino fundamental.
id UTFPR-6_a09b27def9125740b7c957656a436731
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/14942
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantesEducação, métodos e técnicas de ensinoCansaço; Crianças e Adolescentes; Educação; Ensino à distância; Pandemia.Este artigo objetiva analisar a percepção de mães e professoras sobre implicações das atividades de ensino à distância na rotina dos/as estudantes do ensino fundamental durante o período de distanciamento social vivenciado no ano de 2020. Participaram desta pesquisa mães e/ou professoras de diversas escolas, principalmente do Paraná. O instrumento de coleta de dados foi um questionário online, com perguntas objetivas e descritivas, que foi divulgado e aplicado por meio de redes sociais e obteve 174 respostas. Os resultados indicam que as participantes percebem o cansaço e a dificuldade de adaptação das crianças e adolescentes com o “novo” formato de ensino e com a rotina de estudos, os quais, somado a toda a situação imposta pela pandemia do Coronavírus, mostraram-se desgastante e estressante para os/as estudantes, que sentem muita vontade de voltar à escola. Concluímos que, na percepção das participantes, apesar de ser a única opção para esse momento, o ensino remoto não é adequado aos/às estudantes do ensino fundamental.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Casagrande, Lindamir SaleteVega Incerti, Tania GracieliFreitas, Lucas Bueno de2022-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1494210.3895/rts.v18n54.14942Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 54 (2022); 187-206Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 54 (2022); 187-2061984-35261809-004410.3895/rts.v18n54reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14942/9111Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T15:48:25Zoai:periodicos.utfpr:article/14942Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2024-05-01T15:48:25Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes
title Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes
spellingShingle Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes
Casagrande, Lindamir Salete
Educação, métodos e técnicas de ensino
Cansaço; Crianças e Adolescentes; Educação; Ensino à distância; Pandemia.
title_short Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes
title_full Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes
title_fullStr Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes
title_full_unstemmed Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes
title_sort Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes
author Casagrande, Lindamir Salete
author_facet Casagrande, Lindamir Salete
Vega Incerti, Tania Gracieli
Freitas, Lucas Bueno de
author_role author
author2 Vega Incerti, Tania Gracieli
Freitas, Lucas Bueno de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Casagrande, Lindamir Salete
Vega Incerti, Tania Gracieli
Freitas, Lucas Bueno de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, métodos e técnicas de ensino
Cansaço; Crianças e Adolescentes; Educação; Ensino à distância; Pandemia.
topic Educação, métodos e técnicas de ensino
Cansaço; Crianças e Adolescentes; Educação; Ensino à distância; Pandemia.
description Este artigo objetiva analisar a percepção de mães e professoras sobre implicações das atividades de ensino à distância na rotina dos/as estudantes do ensino fundamental durante o período de distanciamento social vivenciado no ano de 2020. Participaram desta pesquisa mães e/ou professoras de diversas escolas, principalmente do Paraná. O instrumento de coleta de dados foi um questionário online, com perguntas objetivas e descritivas, que foi divulgado e aplicado por meio de redes sociais e obteve 174 respostas. Os resultados indicam que as participantes percebem o cansaço e a dificuldade de adaptação das crianças e adolescentes com o “novo” formato de ensino e com a rotina de estudos, os quais, somado a toda a situação imposta pela pandemia do Coronavírus, mostraram-se desgastante e estressante para os/as estudantes, que sentem muita vontade de voltar à escola. Concluímos que, na percepção das participantes, apesar de ser a única opção para esse momento, o ensino remoto não é adequado aos/às estudantes do ensino fundamental.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14942
10.3895/rts.v18n54.14942
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14942
identifier_str_mv 10.3895/rts.v18n54.14942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14942/9111
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 54 (2022); 187-206
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 54 (2022); 187-206
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v18n54
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800237663106629632