Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14942 |
Resumo: | Este artigo objetiva analisar a percepção de mães e professoras sobre implicações das atividades de ensino à distância na rotina dos/as estudantes do ensino fundamental durante o período de distanciamento social vivenciado no ano de 2020. Participaram desta pesquisa mães e/ou professoras de diversas escolas, principalmente do Paraná. O instrumento de coleta de dados foi um questionário online, com perguntas objetivas e descritivas, que foi divulgado e aplicado por meio de redes sociais e obteve 174 respostas. Os resultados indicam que as participantes percebem o cansaço e a dificuldade de adaptação das crianças e adolescentes com o “novo” formato de ensino e com a rotina de estudos, os quais, somado a toda a situação imposta pela pandemia do Coronavírus, mostraram-se desgastante e estressante para os/as estudantes, que sentem muita vontade de voltar à escola. Concluímos que, na percepção das participantes, apesar de ser a única opção para esse momento, o ensino remoto não é adequado aos/às estudantes do ensino fundamental. |
id |
UTFPR-6_a09b27def9125740b7c957656a436731 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/14942 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantesEducação, métodos e técnicas de ensinoCansaço; Crianças e Adolescentes; Educação; Ensino à distância; Pandemia.Este artigo objetiva analisar a percepção de mães e professoras sobre implicações das atividades de ensino à distância na rotina dos/as estudantes do ensino fundamental durante o período de distanciamento social vivenciado no ano de 2020. Participaram desta pesquisa mães e/ou professoras de diversas escolas, principalmente do Paraná. O instrumento de coleta de dados foi um questionário online, com perguntas objetivas e descritivas, que foi divulgado e aplicado por meio de redes sociais e obteve 174 respostas. Os resultados indicam que as participantes percebem o cansaço e a dificuldade de adaptação das crianças e adolescentes com o “novo” formato de ensino e com a rotina de estudos, os quais, somado a toda a situação imposta pela pandemia do Coronavírus, mostraram-se desgastante e estressante para os/as estudantes, que sentem muita vontade de voltar à escola. Concluímos que, na percepção das participantes, apesar de ser a única opção para esse momento, o ensino remoto não é adequado aos/às estudantes do ensino fundamental.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Casagrande, Lindamir SaleteVega Incerti, Tania GracieliFreitas, Lucas Bueno de2022-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1494210.3895/rts.v18n54.14942Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 54 (2022); 187-206Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 54 (2022); 187-2061984-35261809-004410.3895/rts.v18n54reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14942/9111Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T15:48:25Zoai:periodicos.utfpr:article/14942Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2024-05-01T15:48:25Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes |
title |
Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes |
spellingShingle |
Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes Casagrande, Lindamir Salete Educação, métodos e técnicas de ensino Cansaço; Crianças e Adolescentes; Educação; Ensino à distância; Pandemia. |
title_short |
Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes |
title_full |
Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes |
title_fullStr |
Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes |
title_full_unstemmed |
Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes |
title_sort |
Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes |
author |
Casagrande, Lindamir Salete |
author_facet |
Casagrande, Lindamir Salete Vega Incerti, Tania Gracieli Freitas, Lucas Bueno de |
author_role |
author |
author2 |
Vega Incerti, Tania Gracieli Freitas, Lucas Bueno de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casagrande, Lindamir Salete Vega Incerti, Tania Gracieli Freitas, Lucas Bueno de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação, métodos e técnicas de ensino Cansaço; Crianças e Adolescentes; Educação; Ensino à distância; Pandemia. |
topic |
Educação, métodos e técnicas de ensino Cansaço; Crianças e Adolescentes; Educação; Ensino à distância; Pandemia. |
description |
Este artigo objetiva analisar a percepção de mães e professoras sobre implicações das atividades de ensino à distância na rotina dos/as estudantes do ensino fundamental durante o período de distanciamento social vivenciado no ano de 2020. Participaram desta pesquisa mães e/ou professoras de diversas escolas, principalmente do Paraná. O instrumento de coleta de dados foi um questionário online, com perguntas objetivas e descritivas, que foi divulgado e aplicado por meio de redes sociais e obteve 174 respostas. Os resultados indicam que as participantes percebem o cansaço e a dificuldade de adaptação das crianças e adolescentes com o “novo” formato de ensino e com a rotina de estudos, os quais, somado a toda a situação imposta pela pandemia do Coronavírus, mostraram-se desgastante e estressante para os/as estudantes, que sentem muita vontade de voltar à escola. Concluímos que, na percepção das participantes, apesar de ser a única opção para esse momento, o ensino remoto não é adequado aos/às estudantes do ensino fundamental. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14942 10.3895/rts.v18n54.14942 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14942 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v18n54.14942 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14942/9111 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 54 (2022); 187-206 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 54 (2022); 187-206 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v18n54 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800237663106629632 |