Como é estar nas nuvens?: satisfação, lealdade e intenção de uso dos usuários de serviços de computação em nuvem da Netflix

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Danilo Soares, Boldrin, Juliana, Fujimura, Ana Paula Akemi Araki, Rocha, Anne Kathleen Lopes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9355
Resumo: Cada vez mais as empresas buscam maneiras de aprimorar seus serviços para conseguirem competir diante de novos mercados. Uma maneira utilizada para melhorar a qualidade e a segurança dos serviços é a chamada computação em nuvem, que está sendo adotada por empresas que desejam, por exemplo, maior economia, privacidade e sustentabilidade. Esta pesquisa teve como objetivo apresentar um modelo para avaliar a Satisfação, Lealdade e Intenção de Uso de serviços de computação em nuvem no mercado de vídeos online, por meio de um estudo com consumidores da empresa Netflix. A Netflix utiliza a tecnologia de computação em nuvem nos seus negócios e nos últimos anos apresentou um grande crescimento, pois oferece para seus consumidores uma ampla variedade de filmes e séries de alta qualidade por um preço acessível, em um modelo de negócios diferenciado. A metodologia utilizada foi quantitativa e os dados foram analisados por meio de modelos de equações estruturais. O estudo apresentou um modelo robusto com alto valor explicativo. A pesquisa fornece informações relevantes sobre o comportamento dos indivíduos nesse mercado, evidenciando fatores que levam à Satisfação, Lealdade e Intenção de Uso, contribuindo com os pesquisadores da área. Gestores podem utilizar as informações para alinhar os resultados com as estratégias de oferecimento de serviços e benefícios para os usuários.
id UTFPR-6_a35ee3a0716eb7f4fc97c2cb6559a0e9
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/9355
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Como é estar nas nuvens?: satisfação, lealdade e intenção de uso dos usuários de serviços de computação em nuvem da NetflixAdministração; Administração de Setores Específicos.Computação em nuvem; Satisfação; Lealdade; Netflix.Cada vez mais as empresas buscam maneiras de aprimorar seus serviços para conseguirem competir diante de novos mercados. Uma maneira utilizada para melhorar a qualidade e a segurança dos serviços é a chamada computação em nuvem, que está sendo adotada por empresas que desejam, por exemplo, maior economia, privacidade e sustentabilidade. Esta pesquisa teve como objetivo apresentar um modelo para avaliar a Satisfação, Lealdade e Intenção de Uso de serviços de computação em nuvem no mercado de vídeos online, por meio de um estudo com consumidores da empresa Netflix. A Netflix utiliza a tecnologia de computação em nuvem nos seus negócios e nos últimos anos apresentou um grande crescimento, pois oferece para seus consumidores uma ampla variedade de filmes e séries de alta qualidade por um preço acessível, em um modelo de negócios diferenciado. A metodologia utilizada foi quantitativa e os dados foram analisados por meio de modelos de equações estruturais. O estudo apresentou um modelo robusto com alto valor explicativo. A pesquisa fornece informações relevantes sobre o comportamento dos indivíduos nesse mercado, evidenciando fatores que levam à Satisfação, Lealdade e Intenção de Uso, contribuindo com os pesquisadores da área. Gestores podem utilizar as informações para alinhar os resultados com as estratégias de oferecimento de serviços e benefícios para os usuários.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e Extensão (FAEPEX) da UNICAMP.Moraes, Gustavo Hermínio Salati Marcondes deSilva, Danilo SoaresBoldrin, JulianaFujimura, Ana Paula Akemi ArakiRocha, Anne Kathleen Lopes da2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/935510.3895/rts.v16n40.9355Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 40 (2020); 1-23Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 40 (2020); 1-231984-35261809-004410.3895/rts.v16n40reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9355/7419Direitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T13:12:13Zoai:periodicos.utfpr:article/9355Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2020-05-06T13:12:13Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Como é estar nas nuvens?: satisfação, lealdade e intenção de uso dos usuários de serviços de computação em nuvem da Netflix
title Como é estar nas nuvens?: satisfação, lealdade e intenção de uso dos usuários de serviços de computação em nuvem da Netflix
spellingShingle Como é estar nas nuvens?: satisfação, lealdade e intenção de uso dos usuários de serviços de computação em nuvem da Netflix
Moraes, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de
Administração; Administração de Setores Específicos.
Computação em nuvem; Satisfação; Lealdade; Netflix.
title_short Como é estar nas nuvens?: satisfação, lealdade e intenção de uso dos usuários de serviços de computação em nuvem da Netflix
title_full Como é estar nas nuvens?: satisfação, lealdade e intenção de uso dos usuários de serviços de computação em nuvem da Netflix
title_fullStr Como é estar nas nuvens?: satisfação, lealdade e intenção de uso dos usuários de serviços de computação em nuvem da Netflix
title_full_unstemmed Como é estar nas nuvens?: satisfação, lealdade e intenção de uso dos usuários de serviços de computação em nuvem da Netflix
title_sort Como é estar nas nuvens?: satisfação, lealdade e intenção de uso dos usuários de serviços de computação em nuvem da Netflix
author Moraes, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de
author_facet Moraes, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de
Silva, Danilo Soares
Boldrin, Juliana
Fujimura, Ana Paula Akemi Araki
Rocha, Anne Kathleen Lopes da
author_role author
author2 Silva, Danilo Soares
Boldrin, Juliana
Fujimura, Ana Paula Akemi Araki
Rocha, Anne Kathleen Lopes da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e Extensão (FAEPEX) da UNICAMP.
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de
Silva, Danilo Soares
Boldrin, Juliana
Fujimura, Ana Paula Akemi Araki
Rocha, Anne Kathleen Lopes da
dc.subject.por.fl_str_mv Administração; Administração de Setores Específicos.
Computação em nuvem; Satisfação; Lealdade; Netflix.
topic Administração; Administração de Setores Específicos.
Computação em nuvem; Satisfação; Lealdade; Netflix.
description Cada vez mais as empresas buscam maneiras de aprimorar seus serviços para conseguirem competir diante de novos mercados. Uma maneira utilizada para melhorar a qualidade e a segurança dos serviços é a chamada computação em nuvem, que está sendo adotada por empresas que desejam, por exemplo, maior economia, privacidade e sustentabilidade. Esta pesquisa teve como objetivo apresentar um modelo para avaliar a Satisfação, Lealdade e Intenção de Uso de serviços de computação em nuvem no mercado de vídeos online, por meio de um estudo com consumidores da empresa Netflix. A Netflix utiliza a tecnologia de computação em nuvem nos seus negócios e nos últimos anos apresentou um grande crescimento, pois oferece para seus consumidores uma ampla variedade de filmes e séries de alta qualidade por um preço acessível, em um modelo de negócios diferenciado. A metodologia utilizada foi quantitativa e os dados foram analisados por meio de modelos de equações estruturais. O estudo apresentou um modelo robusto com alto valor explicativo. A pesquisa fornece informações relevantes sobre o comportamento dos indivíduos nesse mercado, evidenciando fatores que levam à Satisfação, Lealdade e Intenção de Uso, contribuindo com os pesquisadores da área. Gestores podem utilizar as informações para alinhar os resultados com as estratégias de oferecimento de serviços e benefícios para os usuários.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9355
10.3895/rts.v16n40.9355
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9355
identifier_str_mv 10.3895/rts.v16n40.9355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9355/7419
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 40 (2020); 1-23
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 40 (2020); 1-23
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v16n40
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800223877106761728