Como é estar nas nuvens?: satisfação, lealdade e intenção de uso dos usuários de serviços de computação em nuvem da Netflix
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9355 |
Resumo: | Cada vez mais as empresas buscam maneiras de aprimorar seus serviços para conseguirem competir diante de novos mercados. Uma maneira utilizada para melhorar a qualidade e a segurança dos serviços é a chamada computação em nuvem, que está sendo adotada por empresas que desejam, por exemplo, maior economia, privacidade e sustentabilidade. Esta pesquisa teve como objetivo apresentar um modelo para avaliar a Satisfação, Lealdade e Intenção de Uso de serviços de computação em nuvem no mercado de vídeos online, por meio de um estudo com consumidores da empresa Netflix. A Netflix utiliza a tecnologia de computação em nuvem nos seus negócios e nos últimos anos apresentou um grande crescimento, pois oferece para seus consumidores uma ampla variedade de filmes e séries de alta qualidade por um preço acessível, em um modelo de negócios diferenciado. A metodologia utilizada foi quantitativa e os dados foram analisados por meio de modelos de equações estruturais. O estudo apresentou um modelo robusto com alto valor explicativo. A pesquisa fornece informações relevantes sobre o comportamento dos indivíduos nesse mercado, evidenciando fatores que levam à Satisfação, Lealdade e Intenção de Uso, contribuindo com os pesquisadores da área. Gestores podem utilizar as informações para alinhar os resultados com as estratégias de oferecimento de serviços e benefícios para os usuários. |
id |
UTFPR-6_a35ee3a0716eb7f4fc97c2cb6559a0e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/9355 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Como é estar nas nuvens?: satisfação, lealdade e intenção de uso dos usuários de serviços de computação em nuvem da NetflixAdministração; Administração de Setores Específicos.Computação em nuvem; Satisfação; Lealdade; Netflix.Cada vez mais as empresas buscam maneiras de aprimorar seus serviços para conseguirem competir diante de novos mercados. Uma maneira utilizada para melhorar a qualidade e a segurança dos serviços é a chamada computação em nuvem, que está sendo adotada por empresas que desejam, por exemplo, maior economia, privacidade e sustentabilidade. Esta pesquisa teve como objetivo apresentar um modelo para avaliar a Satisfação, Lealdade e Intenção de Uso de serviços de computação em nuvem no mercado de vídeos online, por meio de um estudo com consumidores da empresa Netflix. A Netflix utiliza a tecnologia de computação em nuvem nos seus negócios e nos últimos anos apresentou um grande crescimento, pois oferece para seus consumidores uma ampla variedade de filmes e séries de alta qualidade por um preço acessível, em um modelo de negócios diferenciado. A metodologia utilizada foi quantitativa e os dados foram analisados por meio de modelos de equações estruturais. O estudo apresentou um modelo robusto com alto valor explicativo. A pesquisa fornece informações relevantes sobre o comportamento dos indivíduos nesse mercado, evidenciando fatores que levam à Satisfação, Lealdade e Intenção de Uso, contribuindo com os pesquisadores da área. Gestores podem utilizar as informações para alinhar os resultados com as estratégias de oferecimento de serviços e benefícios para os usuários.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e Extensão (FAEPEX) da UNICAMP.Moraes, Gustavo Hermínio Salati Marcondes deSilva, Danilo SoaresBoldrin, JulianaFujimura, Ana Paula Akemi ArakiRocha, Anne Kathleen Lopes da2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/935510.3895/rts.v16n40.9355Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 40 (2020); 1-23Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 40 (2020); 1-231984-35261809-004410.3895/rts.v16n40reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9355/7419Direitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T13:12:13Zoai:periodicos.utfpr:article/9355Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2020-05-06T13:12:13Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como é estar nas nuvens?: satisfação, lealdade e intenção de uso dos usuários de serviços de computação em nuvem da Netflix |
title |
Como é estar nas nuvens?: satisfação, lealdade e intenção de uso dos usuários de serviços de computação em nuvem da Netflix |
spellingShingle |
Como é estar nas nuvens?: satisfação, lealdade e intenção de uso dos usuários de serviços de computação em nuvem da Netflix Moraes, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Administração; Administração de Setores Específicos. Computação em nuvem; Satisfação; Lealdade; Netflix. |
title_short |
Como é estar nas nuvens?: satisfação, lealdade e intenção de uso dos usuários de serviços de computação em nuvem da Netflix |
title_full |
Como é estar nas nuvens?: satisfação, lealdade e intenção de uso dos usuários de serviços de computação em nuvem da Netflix |
title_fullStr |
Como é estar nas nuvens?: satisfação, lealdade e intenção de uso dos usuários de serviços de computação em nuvem da Netflix |
title_full_unstemmed |
Como é estar nas nuvens?: satisfação, lealdade e intenção de uso dos usuários de serviços de computação em nuvem da Netflix |
title_sort |
Como é estar nas nuvens?: satisfação, lealdade e intenção de uso dos usuários de serviços de computação em nuvem da Netflix |
author |
Moraes, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de |
author_facet |
Moraes, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Silva, Danilo Soares Boldrin, Juliana Fujimura, Ana Paula Akemi Araki Rocha, Anne Kathleen Lopes da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Danilo Soares Boldrin, Juliana Fujimura, Ana Paula Akemi Araki Rocha, Anne Kathleen Lopes da |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e Extensão (FAEPEX) da UNICAMP. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Silva, Danilo Soares Boldrin, Juliana Fujimura, Ana Paula Akemi Araki Rocha, Anne Kathleen Lopes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração; Administração de Setores Específicos. Computação em nuvem; Satisfação; Lealdade; Netflix. |
topic |
Administração; Administração de Setores Específicos. Computação em nuvem; Satisfação; Lealdade; Netflix. |
description |
Cada vez mais as empresas buscam maneiras de aprimorar seus serviços para conseguirem competir diante de novos mercados. Uma maneira utilizada para melhorar a qualidade e a segurança dos serviços é a chamada computação em nuvem, que está sendo adotada por empresas que desejam, por exemplo, maior economia, privacidade e sustentabilidade. Esta pesquisa teve como objetivo apresentar um modelo para avaliar a Satisfação, Lealdade e Intenção de Uso de serviços de computação em nuvem no mercado de vídeos online, por meio de um estudo com consumidores da empresa Netflix. A Netflix utiliza a tecnologia de computação em nuvem nos seus negócios e nos últimos anos apresentou um grande crescimento, pois oferece para seus consumidores uma ampla variedade de filmes e séries de alta qualidade por um preço acessível, em um modelo de negócios diferenciado. A metodologia utilizada foi quantitativa e os dados foram analisados por meio de modelos de equações estruturais. O estudo apresentou um modelo robusto com alto valor explicativo. A pesquisa fornece informações relevantes sobre o comportamento dos indivíduos nesse mercado, evidenciando fatores que levam à Satisfação, Lealdade e Intenção de Uso, contribuindo com os pesquisadores da área. Gestores podem utilizar as informações para alinhar os resultados com as estratégias de oferecimento de serviços e benefícios para os usuários. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9355 10.3895/rts.v16n40.9355 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9355 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v16n40.9355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9355/7419 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 40 (2020); 1-23 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 40 (2020); 1-23 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v16n40 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223877106761728 |