Processo de aprendizagem e inclusão digital na terceira idade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2581 |
Resumo: | O presente estudo buscou conhecer as condições que facilitam e dificultam o aprendizado do uso do computador observado por alunos de um grupo de terceira idade que fizeram parte de um projeto de inclusão digital. Tratou-se de um estudo quantitativo, longitudinal e descritivo, com a aplicação de um questionário estruturado com perguntas fechadas aos 19 alunos de faixa etária igual ou superior a 50 anos sobre as dificuldades e facilidades do uso do computador. As principais condições facilitadoras apontadas pelos participantes referiram-se às atitudes do professor no processo de aprendizagem, o bom relacionamento entre os alunos e o professor e as novas amizades que surgiram durante o curso consideradas motivadoras do aprendizado. A dificuldade de memória constituiu-se na condição dificultadora mais apontada pelos alunos. Concluiu-se, que a atividade com o computador pode se tornar prazerosa e estimuladora através das novas amizades, do bom relacionamento entre os alunos e o professor proporcionando o processo de aprendizagem. |
id |
UTFPR-6_bd1e678b27c2508a9a4e11984929af18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/2581 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Processo de aprendizagem e inclusão digital na terceira idadeO presente estudo buscou conhecer as condições que facilitam e dificultam o aprendizado do uso do computador observado por alunos de um grupo de terceira idade que fizeram parte de um projeto de inclusão digital. Tratou-se de um estudo quantitativo, longitudinal e descritivo, com a aplicação de um questionário estruturado com perguntas fechadas aos 19 alunos de faixa etária igual ou superior a 50 anos sobre as dificuldades e facilidades do uso do computador. As principais condições facilitadoras apontadas pelos participantes referiram-se às atitudes do professor no processo de aprendizagem, o bom relacionamento entre os alunos e o professor e as novas amizades que surgiram durante o curso consideradas motivadoras do aprendizado. A dificuldade de memória constituiu-se na condição dificultadora mais apontada pelos alunos. Concluiu-se, que a atividade com o computador pode se tornar prazerosa e estimuladora através das novas amizades, do bom relacionamento entre os alunos e o professor proporcionando o processo de aprendizagem.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2011-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/258110.3895/rts.v7n13.2581Revista Tecnologia e Sociedade; v. 7, n. 13 (2011)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 7, n. 13 (2011)1984-35261809-004410.3895/rts.v7n13reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2581/1686Direitos autorais 2011 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira , Michele Marinho da Kümpel , Daiana Argenta Rocha , Josemara de Paula Pasqualotti , Adriano Colussi , Eliane Lucia 2014-12-10T12:12:09Zoai:periodicos.utfpr:article/2581Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2014-12-10T12:12:09Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de aprendizagem e inclusão digital na terceira idade |
title |
Processo de aprendizagem e inclusão digital na terceira idade |
spellingShingle |
Processo de aprendizagem e inclusão digital na terceira idade Silveira , Michele Marinho da |
title_short |
Processo de aprendizagem e inclusão digital na terceira idade |
title_full |
Processo de aprendizagem e inclusão digital na terceira idade |
title_fullStr |
Processo de aprendizagem e inclusão digital na terceira idade |
title_full_unstemmed |
Processo de aprendizagem e inclusão digital na terceira idade |
title_sort |
Processo de aprendizagem e inclusão digital na terceira idade |
author |
Silveira , Michele Marinho da |
author_facet |
Silveira , Michele Marinho da Kümpel , Daiana Argenta Rocha , Josemara de Paula Pasqualotti , Adriano Colussi , Eliane Lucia |
author_role |
author |
author2 |
Kümpel , Daiana Argenta Rocha , Josemara de Paula Pasqualotti , Adriano Colussi , Eliane Lucia |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira , Michele Marinho da Kümpel , Daiana Argenta Rocha , Josemara de Paula Pasqualotti , Adriano Colussi , Eliane Lucia |
description |
O presente estudo buscou conhecer as condições que facilitam e dificultam o aprendizado do uso do computador observado por alunos de um grupo de terceira idade que fizeram parte de um projeto de inclusão digital. Tratou-se de um estudo quantitativo, longitudinal e descritivo, com a aplicação de um questionário estruturado com perguntas fechadas aos 19 alunos de faixa etária igual ou superior a 50 anos sobre as dificuldades e facilidades do uso do computador. As principais condições facilitadoras apontadas pelos participantes referiram-se às atitudes do professor no processo de aprendizagem, o bom relacionamento entre os alunos e o professor e as novas amizades que surgiram durante o curso consideradas motivadoras do aprendizado. A dificuldade de memória constituiu-se na condição dificultadora mais apontada pelos alunos. Concluiu-se, que a atividade com o computador pode se tornar prazerosa e estimuladora através das novas amizades, do bom relacionamento entre os alunos e o professor proporcionando o processo de aprendizagem. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2581 10.3895/rts.v7n13.2581 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2581 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v7n13.2581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2581/1686 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2011 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2011 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 7, n. 13 (2011) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 7, n. 13 (2011) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v7n13 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223877579669504 |