Processo de aprendizagem e inclusão digital na terceira idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira , Michele Marinho da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Kümpel , Daiana Argenta, Rocha , Josemara de Paula, Pasqualotti , Adriano, Colussi , Eliane Lucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2581
Resumo: O presente estudo buscou conhecer as condições que facilitam e dificultam o aprendizado do uso do computador observado por alunos de um grupo de terceira idade que fizeram parte de um projeto de inclusão digital. Tratou-se de um estudo quantitativo, longitudinal e descritivo, com a aplicação de um questionário estruturado com perguntas fechadas aos 19 alunos de faixa etária igual ou superior a 50 anos sobre as dificuldades e facilidades do uso do computador. As principais condições facilitadoras apontadas pelos participantes referiram-se às atitudes do professor no processo de aprendizagem, o bom relacionamento entre os alunos e o professor e as novas amizades que surgiram durante o curso consideradas motivadoras do aprendizado. A dificuldade de memória constituiu-se na condição dificultadora mais apontada pelos alunos. Concluiu-se, que a atividade com o computador pode se tornar prazerosa e estimuladora através das novas amizades, do bom relacionamento entre os alunos e o professor proporcionando o processo de aprendizagem.
id UTFPR-6_bd1e678b27c2508a9a4e11984929af18
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2581
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Processo de aprendizagem e inclusão digital na terceira idadeO presente estudo buscou conhecer as condições que facilitam e dificultam o aprendizado do uso do computador observado por alunos de um grupo de terceira idade que fizeram parte de um projeto de inclusão digital. Tratou-se de um estudo quantitativo, longitudinal e descritivo, com a aplicação de um questionário estruturado com perguntas fechadas aos 19 alunos de faixa etária igual ou superior a 50 anos sobre as dificuldades e facilidades do uso do computador. As principais condições facilitadoras apontadas pelos participantes referiram-se às atitudes do professor no processo de aprendizagem, o bom relacionamento entre os alunos e o professor e as novas amizades que surgiram durante o curso consideradas motivadoras do aprendizado. A dificuldade de memória constituiu-se na condição dificultadora mais apontada pelos alunos. Concluiu-se, que a atividade com o computador pode se tornar prazerosa e estimuladora através das novas amizades, do bom relacionamento entre os alunos e o professor proporcionando o processo de aprendizagem.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2011-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/258110.3895/rts.v7n13.2581Revista Tecnologia e Sociedade; v. 7, n. 13 (2011)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 7, n. 13 (2011)1984-35261809-004410.3895/rts.v7n13reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2581/1686Direitos autorais 2011 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira , Michele Marinho da Kümpel , Daiana Argenta Rocha , Josemara de Paula Pasqualotti , Adriano Colussi , Eliane Lucia 2014-12-10T12:12:09Zoai:periodicos.utfpr:article/2581Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2014-12-10T12:12:09Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de aprendizagem e inclusão digital na terceira idade
title Processo de aprendizagem e inclusão digital na terceira idade
spellingShingle Processo de aprendizagem e inclusão digital na terceira idade
Silveira , Michele Marinho da
title_short Processo de aprendizagem e inclusão digital na terceira idade
title_full Processo de aprendizagem e inclusão digital na terceira idade
title_fullStr Processo de aprendizagem e inclusão digital na terceira idade
title_full_unstemmed Processo de aprendizagem e inclusão digital na terceira idade
title_sort Processo de aprendizagem e inclusão digital na terceira idade
author Silveira , Michele Marinho da
author_facet Silveira , Michele Marinho da
Kümpel , Daiana Argenta
Rocha , Josemara de Paula
Pasqualotti , Adriano
Colussi , Eliane Lucia
author_role author
author2 Kümpel , Daiana Argenta
Rocha , Josemara de Paula
Pasqualotti , Adriano
Colussi , Eliane Lucia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira , Michele Marinho da
Kümpel , Daiana Argenta
Rocha , Josemara de Paula
Pasqualotti , Adriano
Colussi , Eliane Lucia
description O presente estudo buscou conhecer as condições que facilitam e dificultam o aprendizado do uso do computador observado por alunos de um grupo de terceira idade que fizeram parte de um projeto de inclusão digital. Tratou-se de um estudo quantitativo, longitudinal e descritivo, com a aplicação de um questionário estruturado com perguntas fechadas aos 19 alunos de faixa etária igual ou superior a 50 anos sobre as dificuldades e facilidades do uso do computador. As principais condições facilitadoras apontadas pelos participantes referiram-se às atitudes do professor no processo de aprendizagem, o bom relacionamento entre os alunos e o professor e as novas amizades que surgiram durante o curso consideradas motivadoras do aprendizado. A dificuldade de memória constituiu-se na condição dificultadora mais apontada pelos alunos. Concluiu-se, que a atividade com o computador pode se tornar prazerosa e estimuladora através das novas amizades, do bom relacionamento entre os alunos e o professor proporcionando o processo de aprendizagem.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2581
10.3895/rts.v7n13.2581
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2581
identifier_str_mv 10.3895/rts.v7n13.2581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2581/1686
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2011 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2011 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 7, n. 13 (2011)
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 7, n. 13 (2011)
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v7n13
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800223877579669504